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Caesb Informa - DESTAQUE 2

Consulta de cadastro técnico e interferência de redes

A consulta ao cadastro dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, antes do desenvolvimento de projetos ou de implantação de obras, é imprescindível para o conhecimento prévio de possíveis interferências, evitando retrabalho e custos para adaptação do projeto do cliente e danos às redes durante a execução da obra.

Na consulta de interferência são fornecidas, além da carta resposta, informações relativas a infraestrutura como: diâmetro, material, profundidade, declividade, posicionamento e status.

Caso seja necessário anexar mais de um arquivo, favor disponibilizar os arquivos em formato compactado (.zip ou .rar).

 

Interferência de Rede

A Interferência de Rede é uma consulta prévia ao cadastro da Caesb e tem por objetivo verificar se o projeto ou a obra feita por empresas ou pessoas físicas interfere em alguma rede de água e/ou esgoto operada e mantida pela Companhia. A carta de interferência, produto deste serviço, é uma das exigências para obtenção do Alvará de Construção emitido pela CAP.

? Interferência de Rede  Validação de Certificado de Interferência ?

 

Remanejamento de Redes

 

A Superintendência de Projetos - EPR divulga informações a respeito dos procedimentos para projetos e obras de remanejamento de redes. Vide abaixo, material orientativo e seus anexos:

Requisitos e Documentos

         

 

Requisitos para registro de demandas

  • Número de inscrição ou endereço completo;
  • Nome completo (exceto em casos de atendimento anônimo);
  • Telefone para contato;
  • CPF (opcional);
  • E-mail e CEP (opcional - quando o cliente deseja a resposta por e-mail ou carta).

Conselho de Consumidores da Caesb

 
 
 

O Conselho de Consumidores da Caesb tem como objetivo concretizar o princípio da participação popular na prestação e regulação de serviços, aproximando a sociedade da Caesb e da Adasa. Opinará sobre assuntos relacionados à prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Distrito Federal, conforme previsto na Resolução Adasa nº 09, de 13 julho de 2016, alterada pela Resolução nº 02, de 26 de março de 2021.

Terá caráter consultivo voltado para orientação, análise e avaliação das questões relacionadas aos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor.



- Composição
 

O Conselho será formado por representantes das diversas categorias/classes de consumidores (representantes titulares e suplentes das classes de usuários residencial, industrial, comercial, pública e área rural.  Atuam ainda no Conselho representantes da Caesb e da Adasa

A participação no Conselho será de caráter voluntário e não remunerada.
 

- Formação

A Caesb foi responsável pela implementação e coordenação do primeiro processo de eleição do Conselho.

A eleição dos Conselheiros de cada categoria de usuários foi realizada por meio de fóruns, nos quais as entidades previamente cadastradas junto à Caesb escolheram entre si, a entidade que definiu os representantes da categoria de usuários para um mandato, conforme previsto na Resolução Adasa.

Para participação nos fóruns de eleição dos membros do Conselho, as associações representantes das categorias de usuários tiveram que comprovar:

  • Estar legalmente constituídas nos termos da lei civil;
  • Ter sede no Distrito Federal;
  • Incluir entre suas finalidades: a defesa do consumidor de serviços públicos, ou dos interesses de seus associados frente ao Poder Público, ou da ordem econômica e da livre concorrência, ou do meio ambiente ou, ainda, dos recursos hídricos no Distrito Federal. 


- Atribuições do Conselho

As atividades do Conselho deverão ser desenvolvidas em estrita consonância com seu Regimento Interno e diretrizes estabelecidas na Resolução Adasa nº 09, de 13 de julho de 2016, dentre suas atribuições estão elencadas:

  • A manifestação formal a respeito de matéria de interesse dos consumidores dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do DF, quando demandado;
  • Estimular a Caesb no desenvolvimento e na disseminação de programas educativos destinados à orientação dos consumidores sobre a utilização dos serviços;
  • A orientação e esclarecimentos os consumidores sobre seus direitos e deveres;
  • O conhecimento e acompanhamento da evolução da legislação e da regulamentação dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; 
  • Dentre outras constantes na Resolução Adasa, nº 09, de 13 julho de 2016.

 

Composição do Conselho de Consumidores                Fóruns do Conselho de Consumidores

 

Calendário Anual das Reuniões Ordinárias do Conselho:

 

Pautas das Reuniões do Conselho:

 

Atas do Conselho:

OBSERVAÇÃO: Algumas das atas postadas, acima, estão sem as respectivas assinaturas. Todas as atas assinadas estão no arquivo do Conselho na Sede da Caesb. 

 

Legislação e Regimento:

 

Relatórios e Publicações: 


Notícias:

 

Como Apresentar Sugestões ao Conselho?

  O Conselho poderá ser contatado por meio dos seguintes canais: 

  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;
  • Telefone: 3329-9090.

 

 

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