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29/03/21 - Caesb reforma reservatórios de água de 4 cidades no Distrito Federal

Com investimentos que chegam a R$ 16.505.836,37, a companhia vai garantir uma vida útil de mais 30 anos para esses equipamentos

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está reformando os reservatórios de água potável de Brazlândia, do Parque da Cidade, do Gama e de Santa Maria. Juntos, eles abastecem 350 mil habitantes. Com investimentos que chegam a R$ 16.505.836,37, a companhia vai garantir uma vida útil de mais 30 anos para esses equipamentos, além de reduzir custos com limpeza e manutenção.

Nas obras de reparo, estão sendo sanados problemas encontrados nas estruturas dos reservatórios, como corrosões, obstruções das juntas de dilatação, irregularidades nas placas das estruturas e fissuras. A Caesb também está fazendo toda a impermeabilização dos reservatórios.

O mais antigo reservatório, o do Parque da Cidade, tem 61 anos e capacidade de armazenamento de 60 mil m³, divididos em quatro câmaras. Ele é responsável por abastecer 100 mil pessoas, entre elas os moradores da região central de Brasília (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Octogonal e Cruzeiro) e parte do Lago Sul.

Já o de Brazlândia, com 36 anos, possui três câmaras, cada uma com capacidade de 1 mil m³ de água. Ele atende toda a população de Brazlândia, um total de 45 mil habitantes. O do Gama, com 39 anos, armazena 10 mil m³. Com ele, é possível garantir o abastecimento de 50 mil moradores da região.

Outro reservatório que está passando por manutenção é o de Santa Maria, o mais novo deles, com 25 anos, e responsável por atender 110 mil pessoas com 14 mil m³ de água.

Os quatro reservatórios foram construídos com estrutura em concreto armado. As obras começaram em março de 2020 e devem ser concluídas no próximo mês. Segundo o coordenador regional da Superintendência de Obras da Caesb, Felipe Paiva, ao longo desse período, nenhum cliente ficou desabastecido.

“Todos os reservatórios possuem mais de uma câmara. Então, elas eram isoladas, revitalizadas e colocadas em operação após a conclusão de cada trabalho. Para tudo funcionar perfeitamente, temos três grandes áreas da Companhia envolvidas nesse trabalho. Vamos entregar quatro reservatórios completamente revitalizados à população”, resume Felipe Paiva.


Crédito das fotos: Paulo H. Carvalho (Agência Brasília - GDF)

 

 

30/03/21 - Caesb cria sistema para facilitar processos com clientes e fornecedores

Acesso e solicitações podem ser feitos de forma remota pelo site da Companhia

 

Pensando na comodidade de clientes e fornecedores, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) criou uma ferramenta on-line que possibilita peticionar processos e documentos sem a necessidade de os interessados irem pessoalmente à Empresa.

O chamado Peticionamento Web é um módulo de apoio ao Sistema de Gestão de Documentos (GDOC) da Caesb -- utilizado pelos empregados da Companhia para a expedição de atos administrativos necessários à condução da Empresa. Com a criação desse novo módulo, os clientes serão beneficiados com a informatização e modernização de processos.


As solicitações feitas por meio do Peticionamento Web serão tramitadas automaticamente para as áreas da Caesb responsáveis por respondê-las. Dessa forma, o usuário externo não precisa se preocupar com a tramitação. No momento, dois tipos de pedidos podem ser feitos pelo público externo: consulta de interferência de rede e consulta ao cadastro. Nesses casos, serão fornecidas as plantas das redes da Caesb. Outros processos serão incluídos futuramente, de acordo com a demanda.

O analista de Suporte ao Negócio da Caesb Sandro Livino de Siqueira, responsável pelo desenvolvimento do sistema, explica que o usuário externo terá total visibilidade dos documentos de seu interesse, salvo os de acessos restritos, e poderá acompanhar o cumprimento de prazos por parte da Companhia, que já estarão definidos na data da solicitação.

“Os principais benefícios são a economicidade e a transparência. Economicidade tanto do lado da população, que não precisará mais se deslocar fisicamente à Caesb para peticionar, quanto do lado da Companhia, que, de forma quase instantânea, reduzirá custos com material de expediente, uma vez que não será mais necessário imprimir recibos, por exemplo, e custos com pessoal, pois não precisará disponibilizar atendentes para receber e distribuir os documentos”, exalta Sandro.

O analista da Caesb também destaca que o solicitante será capaz de acompanhar todas as movimentações do item documental praticamente da mesma forma que os empregados o fazem, pela funcionalidade de histórico, podendo ver as tramitações, alterações, visualizações, entre outras informações.

COMO USAR O SISTEMA

Para acessar o Peticionamento Web, basta abrir a página da Caesb na internet (www.caesb.df.gov.br) ou clicar no endereço https://sistemas.caesb.df.gov.br/gdoc/app/publico/peticionamento/acesso/login?execution=e7s1. Antes de iniciar o peticionamento de processos junto à Companhia, é preciso realizar um breve cadastro, clicando no link disponibilizado na tela inicial. Para a confirmação, deve ser feito o upload de alguns arquivos. No caso de Pessoas Físicas, são necessários o documento oficial com foto e a Declaração de Concordância e Veracidade.

Para Pessoas Jurídicas, o cadastro exige ainda comprovante de Inscrição e Situação Cadastral da Pessoa Jurídica junto à Receita Federal, vínculo da Pessoa Física com a Pessoa Jurídica, como carta de preposto, procuração ou contrato social.

Finalizado o cadastro, uma equipe da Caesb irá analisar as informações prestadas e aprovar ou reprovar o cadastro. Antes disso, o proponente deve abrir a caixa de e-mail e confirmar o cadastro. Caso isso não seja feito, o usuário não terá acesso ao Peticionamento Web.

A assessora de Tecnologia da Informação da Caesb, Marcia Sabino Duarte, explica que o mais importante desta ferramenta é permitir que a população tenha uma melhor experiência com a Companhia. “A ferramenta permitirá agilidade na análise de requisições e, consequentemente, uma melhor imagem da Empresa em relação aos serviços prestados à população”, antecipa a assessora.

 

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31/03/21 - Caesb prorroga Programa de Negociação de Débitos até 30 de abril de 2021

Até agora, 37 mil clientes já aderiram ao programa

Atualização (O programa de negociação de débitos foi encerrado em 30 de abril de 2021)

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) decidiu prorrogar o Programa de Negociação de Débitos (PND 2020) até o dia 30 de abril. O objetivo é garantir ao consumidor pessoa física o pagamento de contas atrasadas até 30 de novembro de 2020.

Lançado em dezembro do ano passado, o PND 2020 já beneficiou 37.403 clientes. O valor negociado já superou os R$ 16 milhões, sendo R$ 14 milhões pagos à vista para quitação de débitos.

O superintendente de Comercialização, Diego Rezende, acredita que o programa é essencial para os clientes neste período: “Ele proporciona ao usuário, que teve dificuldades para manter o pagamento regular na pandemia, as condições de pagar seus débitos sem a incidência de juros e garantir a continuidade do abastecimento de água”, explica.

O PND 2020 garante desconto de até 99% nos juros de mora para pagamento à vista, até 15 dias a partir do recebimento do boleto. Se o cliente optar por realizar o pagamento, toda a dívida em nome dele será quitada. Caso o nome esteja negativado, os custos de cartório deverão ser pagos em até três dias úteis.

Para os usuários que optarem pelo parcelamento das dívidas, o desconto dos juros será progressivo, de acordo com a quantidade de parcelas. Nesse caso, a negociação estará disponível até o dia 30 de abril. O cliente deve acessar a área de autoatendimento no site da Caesb e clicar na opção Programa de Negociação de Débitos.

Veja mais aqui:

16/12/20 - Caesb lança Programa de Negociação de Débitos (PND 2020)

 

 

08/04/21 - Caesb celebra aniversário levando saúde para os moradores do Distrito Federal

Companhia completa 52 anos de compromisso com a população

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está fazendo aniversário! Ao longo de 52 anos, a Empresa tem buscado garantir que sua missão de desenvolver e implementar soluções e gestão em saneamento ambiental, contribuindo para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico, seja cumprida. A Caesb não é apenas fornecedora de água e coletora de esgoto. Ela é responsável pela melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital do Brasil.

Para garantir essa qualidade é preciso uma grande estrutura: são 9,3 mil km de redes de água abastecidas pela produção de 20,9 milhões de metros cúbicos de água, em média, por mês, além de 7,4 mil km de redes de esgoto, 11 estações de tratamento de água15 estações de tratamento de esgoto no DF e a ETE Águas Lindas, em Goiás. Atualmente, há cerca de 700 mil ligações ativas de água e 608 milde esgotos. A Companhia possui índices de excelência: 99% de atendimento de água, 90,9% de atendimento de esgotos e um índice de continuidade dos serviços de 99%.

O Plano de Investimentos da Caesb para o período de 2021 a 2025 prevê que cerca de R$ 1,8 bilhão seja aplicado no desenvolvimento da Empresa. Esse valor irá expandir e melhorar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, modernizar a infraestrutura, além de ser usado em energias renováveis, programas empresariais e na Tecnologia da Informação.

À frente da Companhia desde agosto de 2019, Daniel Rossiter reforça que a Caesb chega aos 52 anos cumprindo a importante missão de garantir saúde pública e qualidade de vida à população. "Agradeço a cada um dos empregados da Caesb, verdadeiros heróis e entusiastas de um trabalho essencial à vida. Se a Companhia chega hoje a níveis de excelência e vem conquistando prêmios importantes, tudo isso é graças ao trabalho e à dedicação de todos os empregados, que exercem um papel fundamental", destaca o presidente.

Desde 2019 no cargo de secretária-geral da Caesb, Claudia Marques ressalta o prazer em acompanhar de perto todos os processos da Companhia. "Parece pouco tempo dentro dos 52 anos de história, mas foi o suficiente para eu entender e me apaixonar por uma empresa pública que está 24 horas à disposição da população do DF oferecendo serviços essenciais. Tenho a honra ainda de ser a primeira mulher a ocupar a cadeira da Secretaria-Geral. A Caesb é formada por mulheres e homens dispostos a fazer o melhor para a população. Toda essa dedicação resulta nos resultados de excelência que estão sendo alcançados nos últimos anos", destaca, reforçando que “nem a pandemia fez o nosso time parar”.

BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO

Com a meta de melhoria constante no atendimento à população, o diretor de Engenharia da Caesb, Virgílio de Melo Peres, explica que atualmente a área é responsável por mais de 70 projetos de pequeno, médio e grande portes, além de mais de 26 obras em andamento que buscam universalizar o saneamento básico no DF, particularmente o projeto Corumbá, considerado uma das maiores obras de saneamento do país atualmente. “É motivo de grande orgulho e privilégio participar com todos os colaboradores caesbianos destes empreendimentos que objetivam proporcionar, de maneira igualitária, saúde e bem-estar a toda população”, exalta o diretor, que trabalhou na Empresa durante 30 anos, se aposentou e retornou aos quadros da Companhia em 2019 como diretor.

O diretor de Planejamento, Regulação e Novos Negócios, Haroldo Toti, destaca características que fazem a Caesb desenvolver constantemente ações de preservação da qualidade ambiental e da água, entre elas o fato de o DF estar localizado em região de cabeceira, com cursos d’água de baixa disponibilidade hídrica. "Nesse sentido, a Caesb atua em diversas instâncias na gestão ambiental, de recursos hídricos e territorial, contribuindo para a integridade ambiental das bacias hidrográficas de seus mananciais de abastecimento. As ações da Caesb se fundamentam nos seguintes princípios estabelecidos pela sua Política Ambiental: precaução, visão sistêmica, cooperação, legalidade, ética, sustentabilidade e publicidade”, detalha Haroldo Toti.

DEDICAÇÃO DE UMA VIDA

Além da estrutura física, a Caesb conta com o trabalho de profissionais qualificados que se dedicam 24 horas, 365 dias por ano. São 2.207 empregados, muitos deles com uma vida dedicada à Companhia, como Marta Lúcia da Fonseca, a empregada mais antiga. Ela ingressou na Empresa em 1976, aos 18 anos, quando ainda cursava o ensino médio. De acordo com ela, a estrutura era pequena, mas foi se modernizando e crescendo. “Eu e a Caesb crescemos juntas. Aqui, aprendi a ser uma profissional, com ética, eficiência e eficácia, fiz muitos amigos. Fiz faculdade e trabalhei nas principais áreas, como engenharia, operação, tratamento, manutenção, comercial. Assim, tive a oportunidade de aprender muito sobre o serviço tão essencial que prestamos”, orgulha-se. Atualmente trabalhando no Escritório Regional do Guará como analista de ordens de serviços, ela diz estar no topo de sua carreira. “A Caesb é minha companheira fiel, presente em todos os momentos da minha vida e trabalhar nela é um grande privilégio”, conclui.

O diretor de Operação e Manutenção, Carlos Eduardo Borges Pereira, também construiu sua carreira na Caesb. Ingressou em 1984 como estagiário de curso universitário e durante 28 anos trabalhou no controle de qualidade e na operação de sistemas de tratamento de esgoto. Há dois anos ocupa o cargo de diretor. “Posso dizer, sem medo de errar, que a Caesb me proporcionou o almejado por qualquer profissional: um salário justo, crescimento profissional, ascensão, compromisso com o trabalho e com os nossos clientes, e uma família de amigos”, comemora. De acordo com ele, a Diretoria de Operação e Manutenção não tem monotonia e o trabalho é intenso todos os dias do ano, independentemente se feriado ou final de semana. “Minha dedicação e alegria em trabalhar na Caesb não é nada mais do que uma retribuição a tudo aquilo que aprendi e pela valorização que a empresa me concedeu. Saber que em 52 anos pude contribuir com 30 anos do meu trabalho é muito gratificante”, resume Carlos Eduardo.

FOCO NOS CLIENTES

A Caesb possui uma Diretoria Comercial responsável pelo contato direto com os clientes e pela gestão financeira e contábil. O diretor da área desde 2019, Pedro Cardoso, relata seu sentimento por trabalhar na Caesb: “é uma grande experiência e uma honra trabalhar nessa empresa, pela sua missão e pela qualidade dos empregados. Parabéns à Caesb, pelos 52 anos de bons serviços prestados à população do DF”, elogia.

A Caesb dispõe de 13 escritórios regionais, além de cinco postos "Na Hora", para receber os clientes. No momento, devido à pandemia, eles estão fechados para atendimento presencial. Mas graças a um plano de transformação digital e inovação que teve como objetivo prestar um melhor atendimento ao cidadão, os clientes da Companhia puderam experimentar uma redução da burocracia, a simplificação do acesso e a diminuição do tempo de espera para obtenção dos serviços.

Atualmente, a Empresa disponibiliza cinco canais remotos: WhatsApp, Agência Virtual, App, Site e telefone 115, que funciona de forma automatizada por meio da URA - Unidade de Resposta Audível, onde são oferecidos serviços automáticos para os clientes, sem necessidade de interação com o atendimento humano.

PREMIAÇÕES

Ao longo de sua história, a Caesb tem sido reconhecida como uma empresa de excelência. Diversos prêmios recebidos pela Companhia atestam o esforço empreendido pelos empregados. Em 2020, por exemplo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela pandemia, Brasília conquistou o 2º lugar entre as capitais brasileiras no ranking ABES da universalização do saneamento, que avalia cinco indicadores: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto – serviços prestados pela Caesb. A capital federal teve os melhores indicadores entre 1.857 cidades avaliadas em todo o Brasil.

Também no ano passado, a Caesb foi destaque na 20ª edição do Prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2020, conquistando a 66ª colocação entre 241 empresas de todo o país e ocupando posição de destaque entre as 500 maiores do Brasil, em ranking divulgado pela revista Época Negócios. A Caesb passou da 384ª para a 360ª posição, onde o critério de classificação foi a receita líquida.

A Companhia também alcançou, mais uma vez, 100% do Índice de Transparência Ativa (ITA). Pela 5ª vez consecutiva, conquistou, em 2020, o prêmio realizado pela Controladoria-Geral do DF, onde 77 órgãos do DF atingiram um índice de 100%.

A Caesb ficou em 1º lugar no Prêmio MundoGEO#Connect 2016, que premiou os melhores projetos do país, vencendo na categoria “Utilities - Energia, Saneamento, Comunicação”, com o ousado e inovador “Projeto Atlas: Inteligência Geográfica que transforma dados em conhecimento”.

A Empresa esteve ainda entre os 10 finalistas no 21º Concurso Inovação no Setor Público, em 2017, com o Projeto Atlas. O concurso é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e reconhece projetos que contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Para a diretora de Suporte ao Negócio da Caesb, Roberta Zanatta, responsável pelo departamento de recursos humanos, pela manutenção dos prédios próprios em geral e transportes, bem como pela gestão dos suprimentos da Companhia, trabalhar e conhecer melhor a Empresa foi uma grata surpresa. “Realmente sinto orgulho de fazer parte da equipe Caesb, no auge dos seus 52 anos, e contribuir para que milhões de pessoas no nosso Distrito Federal recebam em suas casas água da melhor qualidade e tratamento de dejetos sanitários tão fundamentais à dignidade do cidadão”, declara a diretora.

BREVE HISTÓRICO

A Caesb foi criada em 8 de abril de 1969, pelo Decreto-Lei nº 524, com o nome de Companhia de Água e Esgotos de Brasília - Caesb. Antes disso, existia uma Divisão de Água e Esgotos no DF, mas era vinculada à Novacap.

Em 1999, por meio da Lei 2.416, a Caesb passou a ser denominada Companhia de Saneamento do Distrito Federal e ampliou o seu mercado no que diz respeito à diversificação de produtos, podendo atuar em todo território nacional. Além disso, foi criada a possibilidade de realizar a abertura de seu capital social.

Já em 18 de janeiro de 2005, a Lei nº 3.559 alterou a Lei nº 2.416, mudando a denominação para Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, ampliando a área de atuação para outros países, bem como incluindo a possibilidade de prestar serviços na área de resíduos sólidos.

VÍDEO


Veja aqui o vídeo preparado em homenagem aos 52 anos da Caesb:

https://youtu.be/NZKYBotS7Hc

 

Crédito da foto: Marco Peixoto (Caesb)
 
Crédito da foto: Arquivo Público do DF
 
Crédito da foto: Arquivo Público do DF
 
Crédito da foto: Arquivo Público do DF

 

06/04/21 - Audiência pública discute normas para destinação de recursos para Pagamento por Serviços Ambientais

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) discutiu, em audiência pública realizada por videoconferência na terça-feira (6/4), minuta de Resolução que define normas para que recursos destinados pela concessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no DF, estejam previstos nas tarifas de água e esgoto.

Para mais informações, clique aqui.  

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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
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