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09/12/20 - Caesb reaproveita cal usada no tratamento de água para pintura de unidades da Companhia

Estação de Tratamento Rio Descoberto (ETA RD) utiliza anualmente cerca de 200 toneladas de cal virgem

 

Empregados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foram além da produção e do tratamento de água e tiveram uma ideia inovadora: passaram a utilizar cal hidratada, que sobra no processo de correção do pH da água produzida, para pintar as unidades da Companhia. Com a iniciativa, 8 mil metros quadrados de meios-fios, blocos e paredes já foram revitalizados. A ação tem permitido, além de economia financeira para a Caesb, benefícios para o meio ambiente, já que o produto está sendo reutilizado, ao invés de ser descartado.

Na Caesb, a cal é usada no tratamento de água para reduzir possíveis efeitos de corrosão, fator indesejável quando a água é ácida. Durante o processo de extinção da cal virgem, há uma sobra da borra, que, misturada novamente à água, pode ser utilizada para pintura. O material tem sido retirado da Estação de Tratamento Rio Descoberto (ETA RD), onde são utilizados, anualmente, cerca de 200 toneladas de cal virgem.

Os responsáveis pelo projeto são o coordenador da ETA RD, José Ricardo Pereira Ramos, o analista de Sistemas de Saneamento, Maurício Assunção Cavalcante, e a coordenadora Renata Badini. Eles tiveram a colaboração da supervisora Noêmia Célia Milhomem, e da agente de Operação de Sistemas de Saneamento, Zelândia de Morais, além do apoio do gerente dos Sistemas Produtores de Água Descoberto e Brazlândia, Wellington Ribeiro Freitas.

"Mesmo esses resíduos sendo reaproveitados para as pinturas, a Caesb está empenhada em minimizar o uso da aplicação da cal virgem no ambiente de trabalho, evitando a geração de poeira, por exemplo. Por isso, estamos trabalhando com processos de automação nas unidades, com alternativas de substituição da cal", esclarece Maurício Cavalcante.

O trabalho de pintura foi feito no prédio e nos jardins da ETA RD, além das unidades de Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Park Way, Samambaia e Santa Maria. No total, 15 trabalhadores passaram dois meses realizando o trabalho.

 

Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)
 

 

16/12/20 - Caesb lança Programa de Negociação de Débitos (PND 2020)

Desconto para pagamento à vista chega a 99% nos juros de mora

Atualização (O programa foi encerrado em 30 de abril de 2021)
 

Com o objetivo de garantir ao consumidor pessoa física o pagamento de contas atrasadas, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lançou o Programa de Negociação de Débitos 2020 (PND 2020). Qualquer pessoa física que tiver débitos vencidos até 30 de novembro deste ano terá desconto de até 99% nos juros de mora para pagamento à vista, até 15 dias a partir do recebimento do boleto.

Os usuários que estiverem inadimplentes com a Caesb e tiverem a leitura dos hidrômetros realizada a partir de 14 de dezembro receberão dois boletos: um com a conta deste mês e outro com a conta do mês seguinte, já com os valores negociados no plano. Neste caso, o débito deve ser quitado em até 15 dias. Se o cliente optar por realizar o pagamento, toda a dívida em nome dele será quitada. Caso o nome esteja negativado, os custos de cartório deverão ser pagos três dias úteis após o pagamento.

Para os usuários que optarem pelo parcelamento das dívidas, o desconto dos juros será progressivo, de acordo com a quantidade de parcelas. Nesse caso, a negociação estará disponível até o final de abril de 2021. O cliente deve acessar a área de autoatendimento no site da Caesb 
e clicar na opção Programa de Negociação de Débitos.

ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO

Para os casos de negociação pelo autoatendimento, Agência Virtual ou em unidades de atendimento presencial, inclusive para pagamento à vista, será necessária a atualização cadastral do usuário, que pode ser feita após cadastro prévio no site da Caesb e apresentação dos documentos pessoais e de vínculo ao imóvel.

Na sequência, deve ser acessado o autoatendimento, clicando em “Alteração do Titular da Conta”. Também é possível atualizar os dados pelo aplicativo da Caesb, em “Alterar Titularidade”, pela Agência Virtual e nas unidades do Na Hora de Ceilândia, Riacho Fundo, Taguatinga e Gama, por meio de agendamento prévio, no site da Caesb.

O diretor Financeiro e Comercial da Caesb, Pedro Cardoso, explica que o programa foi lançado para ajudar a população, principalmente neste momento de pandemia. “Entendemos a realidade vivida pelos nossos clientes. Muitos tiveram redução de renda ou outros problemas financeiros. Ainda em março, decidimos não suspender o fornecimento de água por inadimplência por uma questão humanitária, pois não deixaríamos a população sem abastecimento. Com o programa, garantimos ao cliente a possibilidade de pagamento de suas contas atrasadas, sem a incidência de juros”, reforça o diretor.

Durante os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, os usuários que estejam cadastrados como pessoa física e que tenham contas elegíveis para negociação pelo PND receberão um comunicado junto com a conta de água com informações sobre o Programa.

RECRED – PND: PERGUNTAS FREQUENTES
 

1 - O QUE É PND?
É o Programa de Negociação de Débitos da CAESB. Ele concede ao usuário uma redução nos juros de mora e nas taxas de juros sobre o parcelamento referentes às contas que podem participar do programa.
Atenção!! O desconto não incide sobre o valor original da conta ou sobre a atualização monetária, mas somente sobre os juros de mora.
 

Quantidade de Parcelas

Percentual de desconto nos juros de mora

Juros sobre o parcelamento

À vista

99%

0%

1 a 6

90%

0,17 % a.m.

7 a 12

80%

0,17 % a.m.

13 a 24

70%

0,17 % a.m.

25 a 47

60%

0,17 % a.m.

 

 

2 - COMO se dá a negociação sem o PND?
Fora do PND a negociação se dá com os juros de mora em valor integral e juros sobre o parcelamento na ordem de 1% ao mês.
Vamos comparar?
 

SEM O PND

Valor da Conta Atrasada

Data de Vencimento

Valor Total com Atualização e Juros de Mora

R$ 338,98

01/08/2019

R$ 421,10

 

COM O PND

Valor da Conta Atrasada

Data de Vencimento

Valor para Pagamento A vista (99% de desconto nos juros de mora)

R$ 338,98

01/08/2019

R$ 359,54

 

3 - QUEM pode participar do PND?
Somente Pessoas Físicas (CPF). Para participar é necessário que a pessoa seja a titular das contas pendentes e ainda que seja a atual responsável financeira pela inscrição que possui os débitos pendentes.

 

4 - QUE débitos podem entrar no PND?
Somente os débitos vencidos até 30 de Novembro de 2020.
Atenção!! Para débitos com Protesto em Cartório ou Débitos vinculados a Processo Judicial, ver orientação específica.
 

5 - ATÉ QUANDO posso participar do PND?
As condições especiais de negociação pelo PND estarão disponíveis somente até o dia 30/04/2021.
 

6 - QUAIS são os critérios para participar do PND?
Estar com os dados cadastrais atualizados e possuir Login e Senha no AutoAtendimento (Link https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/).
Para aderir ao PND o usuário deverá dar uma entrada de no mínimo 5% do débito total atualizado e poderá negociar o restante em até 47 parcelas. Obs: o valor da parcela não poderá ser menor do que R$ 63,40.
Existe, ainda, a opção de pagamento à vista, que oferece o maior desconto incidente sobre os juros de mora.

 

7 - COMO fazer a negociação do PND?

  • 1º Passo: colocar o seu Login e Senha na página do AutoAtendimento (Link: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/)
  • 2º Passo: Clicar no botão “Serviços para Você”; e
  • 3º Passo: escolher o serviço “Programa de Negociação de Débitos”

 

8 - Débitos Protestados ou vinculados a Processo Judicial, podem participar do PND?
Sim, mas para isso você deverá necessariamente procurar a nossa Agência Virtual pelo link https://www.caesb.df.gov.br/escritorioonline/client.php?locale=pt-br&url=https%3A//www.caesb.df.gov.br/autoatendimento&referrer=https%3A//www.caesb.df.gov.br/, selecionar a opção “Informações sobre Parcelamento/Negociação” e informar da sua intenção de negociar esse débito usufruindo do desconto do PND.
Outra opção é agendar um atendimento presencial para um dos nossos escritórios de atendimento por meio do AutoAtendimento (https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/) na opção “Agendar Atendimento”.

 

22/12/20 - Caesb faz campanha de Natal e presenteia crianças do Projeto Golfinho

Solidariedade foi o sentimento mais forte na distribuição dos presentes

 

Fim de ano é época de cultivar, mais do que nunca, a solidariedade, a união e a esperança. E esses sentimentos tão nobres e necessários estiveram presentes durante a Campanha de Natal 2020 do Projeto Golfinho, promovida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

A ação deste ano ocorreu entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro. Os empregados foram convidados a doar brinquedos e materiais escolares: 14 pontos de coleta em vários locais da Companhia tornaram possível a realização das doações.

Diferentemente dos anos anteriores, onde os empregados e colaboradores da Caesb atendiam aos pedidos feitos pelos alunos do Projeto Golfinho por meio de cartas escritas por eles, em 2020 optou-se pela arrecadação de brinquedos e materiais escolares. A decisão foi tomada em razão da pandemia, uma vez que as atividades do projeto não estão sendo desenvolvidas de forma presencial.

A entrega das doações aconteceu nas últimas semanas, na Escola Classe 01, no Itapoã, para as crianças atendidas no Núcleo Itapoã, e na Escola Classe 50, de Ceilândia, para os alunos da região. Foram distribuídos 450 presentes para 380 crianças e adolescentes do projeto, além dos irmãos e das irmãs deles.

O coordenador de Integração e Responsabilidade Social da Caesb, Luís Guedes, define o momento como inesquecível. “Este ano foi de muita dificuldade para todos, principalmente para a população mais vulnerável, mas, graças ao espírito de solidariedade e empatia dos empregados e colaboradores da Caesb, foi possível levar algum alento e esperança às famílias atendidas pelo Projeto Golfinho”, comemorou.

A gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, Nívia Pedrosa, recebeu uma carta de reconhecimento onde a aluna agradecia todo o carinho dos profissionais, mesmo com a suspensão das atividades presenciais. “Gostaria de registrar o nosso muito obrigado a cada empregado e colaborador da Empresa, à direção da Companhia, ao Caeso, à Fundiágua e à Extramed. Todos contribuíram para tornar possível essa Campanha de Natal e levar um sorriso para cada criança e adolescente do Projeto Golfinho”, agradeceu a gerente.

 PROJETO GOLFINHO

O Projeto Golfinho existe há 19 anos na Caesb e tem como principal objetivo a construção da cidadania de crianças em situações de vulnerabilidade, por meio do esporte e de apoio pedagógico para atividades escolares. Os alunos frequentam o projeto duas vezes por semana no contraturno escolar. 

Neste período, eles têm aula de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico, além de aprenderem sobre educação ambiental. Os participantes também recebem lanche e um kit de uniforme, além do transporte escolar.

Neste ano, devido à pandemia, o projeto foi suspenso no dia 18 de março. Desde então, a Caesb continua prestando apoio social às famílias atendidas pelo Projeto com a doação de cestas básicas e material de higiene.

Fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)

      

      

29/12/20 - Trânsito na DF-087 será interrompido para obras da Caesb

Interrupção ocorrerá nesta quarta-feira (30)


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que, nesta quarta-feira (30), o trânsito na DF-087 será interrompido das 8h às 17h. A ação é necessária para a instalação de cobertura no vão de iluminação natural da via. O trânsito será controlado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER).

A DF-087, conhecida como via do Jóquei, é a pista que liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à via Estrutural. Para acessar a DF-087, o motorista deverá utilizar o viaduto do Guará e fazer o retorno.

O trecho de cobertura da adutora já foi executado, com a colocação de grades fabricadas em tela chapa expandida e cantoneiras. Para a conclusão dos serviços, será utilizado um caminhão basket, sendo necessário interromper o trânsito na via.

A previsão de duração dos serviços é de 8 horas. No entanto, se houver necessidade, os trabalhos serão concluídos no dia seguinte (dia 31).

13/01/21 - Atendimento presencial é retomado nos escritórios da Caesb

Os clientes podem comparecer nas unidades, mas é preciso fazer o agendamento no site da Companhia


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) reabriu os escritórios de atendimento e voltou a receber o público. O atendimento presencial será das 11h às 17h, mas apenas para os clientes que realizarem o agendamento disponível no site da Empresa (https://caesb.df.gov.br/portal-servicos/). Os serviços estavam sendo realizados remotamente em função da pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, 12 escritórios estarão disponíveis - com exceção do Paranoá que está em reforma. Veja aqui os endereços dos escritórios. De acordo com o superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende, foram definidos os serviços que serão realizados. “No agendamento, o cliente vai poder escolher entre ligação de água, religação, desmembramento, remanejamento, parcelamento, corte a pedido e alteração de titularidade”, explica.

A quantidade de agendamentos por escritórios será de acordo com a disponibilidade de atendentes, respeitando os protocolos de segurança para evitar aglomerações e preservando o distanciamento social. Os empregados da Caesb receberam equipamentos de proteção.

“O objetivo da reabertura é possibilitar o atendimento aos usuários que apresentam dificuldade com os meios digitais e retomar, gradualmente, os serviços presenciais. Todas as medidas preventivas de combate ao novo coronavírus serão adotadas e respeitadas”, esclarece Diego Rezende.

Apesar do retorno das atividades, o superintendente recomenda que os usuários busquem os serviços de atendimento presencial somente em “casos de urgência”. “O importante é que o usuário só procure um escritório caso tenha muita dificuldade em utilizar os serviços digitais. Desta forma, as unidades vão estar sempre disponíveis para quem mais precisa”, reforça.

Além do atendimento presencial, os usuários têm a opção de utilizar os canais virtuais da Caesb. Neles, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação. Confira a lista dos documentos necessários para o atendimento presencial.

Quem precisar do atendimento presencial deve seguir algumas recomendações:
· Passar por aferição da temperatura na entrada do escritório;
· Usar máscara durante todo o período que permanecer nas dependências do local;
· Usar álcool em gel disponível nos dispensadores para higienização das mãos e
· Manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.

Site oficial: https://www.caesb.df.gov.br/

Endereços dos escritórios de atendimento: https://atlas.caesb.df.gov.br/portal/apps/MapJournal/index.html?appid=39f3636c10664dfabc3b05757e656acc

Documentos necessários: https://www.caesb.df.gov.br/relacao-documentos.html

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

- IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

Central de Atendimento ao Cliente: 115

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