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06/10/20 - Outubro Rosa: Caesb se ilumina de rosa para alertar sobre importância da prevenção do câncer de mama

Prédios Sede e SIA ficam com coloração especial até o final deste mês 

Outubro chega trazendo uma famosa e importante campanha para a saúde da mulher. No mês em que se discute a prevenção ao câncer de mama, e, mais recentemente, o câncer de colo de útero, a Caesb iluminou as unidades Sede, em Águas Claras, e SIA de cor-de-rosa.

A secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, faz questão de ressaltar às funcionárias da Companhia que a rotina de exames, na época certa, é o que diferencia um tratamento com grandes chances de sucesso de um paliativo. “Somente o cuidado médico preventivo é capaz de detectar o câncer de mama bem no começo, a tempo de tratá-lo e alcançar a cura”, lembra.

As palestras educativas da Caesb, segundo a secretária-geral, incentivam todas as mulheres, independentemente da idade, a conhecer o próprio corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

Aderindo à campanha mundial do Outubro Rosa, a Caesb tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção do tipo mais comum de câncer entre as mulheres (excluídos os tumores de pele não melanoma), no Brasil e no mundo. Ao longo do mês de outubro, a Caesb também vai realizar uma série de palestras educativas sobre a prevenção e os cuidados para as empregadas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2020 foram estimados 66 mil novos casos, correspondendo a cerca de 29,7% dos novos casos de câncer entre as brasileiras.

O Instituto estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Este ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização "Quanto antes melhor" para enfatizar a adoção de um estilo de vida saudável na rotina, com a prática de atividades físicas e boa alimentação, ajudando a evitar muitas doenças, entre elas, o câncer de mama.

O câncer de mama tem tratamento e cura. Por isso, a prevenção e a detecção precoce são essenciais para reduzir o índice de mortalidade da doença. A Caesb reforça: neste Outubro Rosa, faça os seus exames de prevenção.


 

 

07/10/20 - Caesb lança novo aplicativo e moderniza o atendimento à população

Diversos serviços podem ser solicitados e até realizados na plataforma

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem um novo aplicativo de autoatendimento. Disponível aos usuários desde 2015, o app foi completamente reconfigurado  e recebeu uma nova identidade visual. Está mais moderno, de fácil navegação e foi totalmente atualizado. A partir de agora, para acessar os serviços, o usuário não precisa mais ter em mãos o número da inscrição do imóvel. Apenas um login de acesso deve ser criado na primeira utilização.

Produzido pelos próprios empregados da área de Tecnologia da Informação da Caesb, o novo aplicativo permite ao usuário acessar todas as solicitações feitas à Companhia, independentemente do canal em que ela foi aberta, sendo possível, inclusive, verificar o andamento do pedido. Além disso, o cliente terá disponível uma lista dos imóveis aos quais já teve vínculo de responsabilidade financeira.

As questões relacionadas à segurança do aplicativo, bem como o seu melhor desempenho, também receberam atenção especial, garantindo, assim, uma navegação segura. O app agora disponibiliza informações mais próximas dos usuários, evitando termos técnicos, e realiza atualização simultânea de novidades entre os sistemas Android e IOS.

Para a secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, “o novo aplicativo reflete o caminho que a Companhia tem traçado na busca pela inovação. Recentemente, a Caesb foi consagrada como uma das 100 empresas mais inovadoras do país. O melhor disso tudo é saber que são soluções desenvolvidas pelos próprios empregados. O aplicativo é mais uma modernidade que entregamos à população.”

A reformulação completa do aplicativo faz parte do plano de transformação digital e inovação da Caesb definido pela direção. “O objetivo é prestar um melhor atendimento ao cidadão ao reduzir a burocracia, simplificar o acesso e diminuir o tempo de espera para obtenção dos serviços”, detalha Márcia Sabino, chefe da área de Tecnologia da Caesb.

O novo aplicativo reforça a preocupação com a experiência do usuário ao apresentar um layout totalmente reformulado em uma construção mais leve, permitindo à população uma melhor navegação. De julho de 2019 a junho de 2020, foram abertas cerca de 37 mil ordens de serviço pelo aplicativo da Empresa. Os mais solicitados foram segunda via de conta, desobstrução de esgoto, verificação de falta d´água e vazamento na rua e em hidrômetros.

O superintendente comercial da Caesb, Diego Rezende, reforça que o novo aplicativo garante aos usuários o atendimento ininterrupto e onde o cliente estiver. “A mudança possibilita a continuidade dos registros de serviços e o acompanhamento remoto das solicitações, tirando a necessidade de o cliente se deslocar para o atendimento presencial. A modernização vai de encontro com as boas práticas comerciais da Companhia na busca da desburocratização dos serviços e na redução do tempo de espera dos usuários”, completa Diego.

Até o momento, o aplicativo conta com aproximadamente 112 mil downloads no sistema Android e mais de 24 mil no sistema iOS, da Apple. Somente na última semana, 1,5 mil novos usuários baixaram o app. Desde maio, ele foi aberto 55 mil vezes pelos usuários da Apple. No mesmo período, os acessos do sistema Android subiram 20%, alcançando 37 mil.

“O lançamento dessa nova versão do aplicativo evidencia a importância que a Caesb dedica ao relacionamento com o seu cliente, buscando oferecer canais de atendimento ágeis e modernos. Os números iniciais demonstram que o novo aplicativo veio para ficar, pois é focado na boa experiência e na satisfação dos usuários”, resume o ouvidor da Companhia, Eduardo Romualdo Soares.

O gerente de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da Caesb, César Augusto Ribeiro da Fonseca, reforça a preocupação da Empresa com a experiência de navegação do usuário. “O novo aplicativo vem com um layout totalmente reformulado e uma construção muito mais leve. Esperamos que ele forneça à população uma excelente experiência e que eleve a satisfação em relação ao atendimento fornecido pela Companhia”, ressalta.

Um dos desenvolvedores do aplicativo, o empregado Bernardo Vergne Dias defende “que a Caesb, como empresa que indiretamente cuida da saúde da população do DF, sempre busca fornecer meios para que o cidadão mantenha o seu bem-estar, ao mesmo tempo em que recebe um serviço de qualidade. A disponibilização deste novo aplicativo reforça justamente esta missão da Companhia”, resume Bernardo.

Serviços oferecidos pelo app

O aplicativo disponibiliza atualmente inúmeros serviços, além de um link para a simulação da tarifa e outro para a Carta de Serviços: revisão de conta, alteração da data de vencimento, alteração de titularidade, informar vazamento na rua com uso de GPS, segunda via de conta, consultar e informar falta d´água, vazamento no hidrômetro, desobstrução de esgoto, consumo de água, situação dos protocolos, mapa de balneabilidade e cartilha caça-vazamentos.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, clique aqui: 
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

Para baixar o aplicativo no sistema iOS, clique aqui: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

Confira aqui o vídeo sobre o funcionamento ao aplicativo.

20/10/20 - Caesb lança campanha permanente para incentivar o uso racional da água em todo o DF

Medidas simples contribuem na preservação deste bem finito


Após semanas de temperaturas elevadas e índices de umidade do ar baixos, as chuvas começaram a chegar ao Distrito Federal. A notícia é boa, mas o alerta de que a população precisa usar água de forma racional continua. Pensando nisso, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lança, neste mês de outubro, a campanha de uso racional da água: “Seja consciente! Economize água!”.

Toda semana, a Companhia vai divulgar informações, dicas, matérias, entrevistas e outras estratégias de comunicação reforçando a importância do uso racional deste recurso. Para identificar que o material faz parte da campanha permanente, a Caesb criou um selo com a marca da ação. Ele estará aplicado em todas as peças gráficas e de vídeo que serão divulgadas pela Empresa de saneamento. Nas redes sociais, também será usada a #CaesbEduca para identificar os materiais. Neste mês das crianças, a Caesb perguntou algo simples para as pequenas e os pequenos: como você economiza água em casa? O resultado foi divulgado em um vídeo que faz parte da ação (Assista aqui).

A secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, reforça que a campanha é permanente e tem como objetivo conscientizar a população do DF sobre a importância do uso responsável da água, tanto no período de seca quanto no período de chuva. "Em 51 anos, a Caesb nunca teve uma iniciativa permanente para debater o assunto. Nós entendemos a importância de mostrar à população, constantemente, a necessidade do uso racional deste bem tão precioso à vida. Nosso trabalho vai além do tratamento da água e do esgoto. Estamos falando de saúde e qualidade de vida. Por isso, queremos trabalhar em parceria com a população para que, juntos, possamos construir esse trabalho educativo. É uma campanha da própria Caesb, mas que deve ser realizada em parceria com todos os cidadãos do Distrito Federal. A população será a nossa grande parceira nesta iniciativa", ressalta Claudia.

Nos primeiros dias do mês de outubro, o Distrito Federal passou pelo pico de consumo de água do ano. De janeiro a setembro de 2020, a produção média de água foi de 7.500 L/s. Já entre os dias 1º e 12 de outubro, a produção aumentou 11%, chegando a 8.300 L/s, o que indica o reflexo de um maior consumo pela população, possivelmente em razão do calor e do tempo seco.

A água é um recurso finito e precisa ser preservada para o futuro. A pedagoga da Caesb Érika Radespiel defende que utilizar a água de forma consciente é um exercício de cidadania. “Isso precisa ser colocado em prática em todos os momentos e não apenas em situações pontuais. Essa cidadania é uma consciência coletiva que se materializa na responsabilidade individual de cada um. São ações simples que devem ser praticadas diariamente”, destaca Érika.

Ela elenca ações simples de uso racional que contribuem diretamente no uso consciente da água. “Tomar um banho controlado é fundamental. E não é só para as crianças e adolescentes. Os adultos também precisam ter essa atitude. Ao escovar os dentes, você pode usar um recipiente como um copo ao invés de manter a torneira aberta durante todo o período que estiver escovando. São medidas simples e que fazem a diferença”, garante a pedagoga.

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, reforça a importância do uso consciente da água. “Em função da onda de calor nos primeiros dias do mês de outubro, a nossa produção de água aumentou para atender a demanda da população do DF. Mas temos que ter muita cautela. O uso racional da água é fundamental, pois, além de garantir este recurso para o futuro e evitar a falta dele, gera economia para a população, com a redução nas contas de água”, afirma o diretor.

Dicas de uso racional de água

  • Um banho de vinte minutos desperdiça, em média, 130 litros de água. Mais do que os 110 litros recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para uso diário por pessoa para necessidades de consumo e higiene.
     
  • Uma torneira aberta continuamente durante três minutos tem um gasto de 18 litros de água. Ao escovar os dentes, recomenda-se fechar a torneira e só abrir quando for enxaguar a boca. Na lavagem da louça, a atitude deve ser a mesma. Com a torneira aberta, o gasto médio é de 240 litros. Abrindo e fechando a torneira, o gasto cai para 70 litros.
     
  • Ao limpar calçadas, a melhor opção é varrer a sujeira ao invés de utilizar mangueiras, reduzindo, assim, o uso inadequado de água potável. Outra opção de economia é utilizar a água da lavagem de roupas para fazer esse tipo de limpeza.
     
  • Uma torneira mal fechada desperdiça 46 litros por dia. Uma correndo em filete gasta 180 a 750 litros. Já uma ligada normalmente pode gastar até 12,5 mil litros de água por dia. Uma descarga comum gasta de sete a 10 litros de água. É necessário sempre observar se a válvula está regulada, se não há furos nos canos e as torneiras da casa estão bem fechadas.
     
  • Outra medida que pode contribuir para o aspecto ambiental e econômico é a instalação de hidrômetros individualizados. Eles reduzem o desperdício de água e permitem uma cobrança justa pelo consumo real de cada unidade habitacional. A medição individualizada incentiva o consumo responsável de água e propicia mais atenção aos aspectos de manutenção das instalações hidráulicas, pois, em caso de vazamentos, há um aumento da conta mensal individual induzindo o morador a tomar providências imediatas.


Quer aprender a economizar água? Escute quem sabe tudo.

23/10/20 - Famílias do Riacho Fundo II são beneficiadas com doações de sabonetes

Pontos de arrecadação de itens de higiene continuam recebendo donativos

 
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está há quase seis meses auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde maio, quando foi lançada a Campanha Solidária “Os cuidados com a higiene pessoal salvam vidas. Faça a sua doação. Ganhe um coração aquecido!”, foram distribuídos mais de 10 mil sabonetes e barras de sabão, arrecadados pela empresa pública.

Recentemente, a Gerência de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (SGPQ) da Caesb esteve na instituição Centro Social Reviver do Riacho Fundo II para entregar 800 sabonetes a 200 famílias da região. A instituição atende pessoas com problemas de saúde com doações de roupas, alimentos, móveis, remédios, materiais de higiene e assistência afetiva, física e emocional. O trabalho é feito em conjunto com a Pastoral da Saúde da Paróquia Medalha Milagrosa do Riacho Fundo II.

“Ajudamos famílias que não têm nada. Neste momento de pandemia, a doação dos sabonetes vai auxiliar na prevenção ao coronavírus. Agradeço a Caesb pelo apoio e espero que a empresa continue com esse trabalho que leva solidariedade aos mais necessitados e estimula os que podem doar”, agradeceu Gidelma da Silva, presidente do Centro Reviver.

A ação solidária da Caesb foi lançada com o objetivo inicial de ajudar famílias de 450 crianças e adolescentes atendidos pelo Golfinho, um projeto de responsabilidade social da Companhia. Com o sucesso das doações, a Empresa decidiu manter os pontos de arrecadação e distribuir os itens de higiene para outras instituições sem fins lucrativos até o fim da pandemia de Covid-19. A Companhia já doou cerca de 10 mil itens de higiene pessoal. Os artigos continuam sendo recebidos nas portarias das unidades Sede e SIA da Caesb, na sede do Biotic e na ótica Audrey Brants, na Asa Sul.

Entre os doadores, desde o início da campanha, estão os próprios empregados e aposentados da Caesb, associados da Caesb Esportiva e Social (Caeso), equipes do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (Secom) – que se uniram à campanha e viraram pontos de coleta dos itens –, as empresárias Heloísa Helena e Pollyana Prudente, a Drogaria Brasil, o servidor do TJDFT, Michael Xavier, a Mirante Incorporações – que iniciou a campanha doando 2 mil sabonetes, o Shopping DF Plaza, a Rede D’Or, que doou 3,6 mil sabonetes, psicólogos e neurocientistas da HeartBrain, o Instituto Plástica Oclusal - IPO Palmieri, a ótica Audrey Brants, além de advogados de Brasília e pessoas anônimas da comunidade que estão deixando suas doações nos pontos de coleta.

 

Créditos das fotos: Marco Peixoto (Caesb)

 

26/10/20 - Caesb ocupa posição de destaque entre as maiores e melhores empresas do país

Ranking foi divulgado pela revista Época Negócios

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) subiu 24 posições no ranking das 500 maiores empresas do país. A divulgação foi feita na nona edição do Anuário Época Negócios, uma publicação da Editora Globo, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

O ranking das 500 maiores empresas do Brasil é construído principalmente a partir dos dados consolidados dessas companhias, obtidos por balanços ou fornecidos por elas. A Caesb passou da 384ª para a 360ª posição, onde o critério de classificação é a receita líquida. Em 2019, a receita líquida da Companhia foi de R$ 1.880,5 bilhão, um crescimento de 18% em relação ao ano de 2018.

Em 2020, o principal ranking do Anuário, chamado de 360º, elencou as 334 melhores empresas do país, de 25 diferentes setores. Essas companhias buscam a excelência e foram avaliadas em seis dimensões: Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Pessoas, Inovação, Visão de Futuro, que é a forma de planejar o futuro, e Sustentabilidade.

Na avaliação do Desempenho Financeiro, a Caesb ocupou a 184ª posição, a 315ª na dimensão Pessoas, seguida pelo 74º lugar na Governança Corporativa. Já no tópico Inovação, a empresa ocupou a 159ª posição. A 126ª colocação foi alcançada no tópico Visão de Futuro e, finalmente, a 224ª posição no quesito Sustentabilidade. A Caesb foi a terceira empresa que mais cresceu na pontuação, com uma variação positiva de 77%.

No setor de Água e Saneamento, foi divulgado o ranking das maiores empresas do setor e a classificação nas diferentes dimensões. A Caesb ficou em 7º lugar geral, ocupou o 4º lugar nos quesitos Inovação e Governança Corporativa, e o 5º lugar na dimensão Visão de Futuro.

"O resultado apresentado pela Caesb, uma empresa pública do DF, é o reflexo do trabalho técnico e comprometido dos empregados e colaboradores que atuam na Companhia. Prestamos um serviço essencial à população do DF, com 99% de distribuição de água e 100% de tratamento do esgoto coletado. O nosso principal objetivo é atender com excelência cada moradora e morador do DF. Afinal, o nosso negócio é água, esgoto e, acima de tudo, saúde pública. O resultado nos deixa muito felizes e com a certeza de que a Caesb apresentará resultados melhores a cada dia", destacou o presidente da Caesb, Daniel Rossiter.

A Superintendente de Planejamento e Modernização Empresarial, Luiza Brasil, completa: “os resultados só evidenciam que a Caesb é uma empresa de excelência. Eles são decorrentes do esforço dos técnicos e trabalhadores da Companhia que possuem a missão de levar uma água de qualidade a todos os usuários do DF, bem como coletar e tratar os esgotos.”

A versão online do Anuário Época Negócios 360° está disponível no site da Época Negócios e na versão impressa. Confira aqui: https://epocanegocios.globo.com/360/noticia/2020/10/como-sao-escolhidas-melhores-campeas-e-empresa-do-ano-no-epoca-negocios-360.html

 

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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
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