Obras irão atender 100 produtores de hortaliças que abastecem todo o Distrito Federal
Agência Brasília
O Governo do Distrito Federal entregou, na manhã desta sexta-feira (25), as obras do Canal Santos Dumont, que vão contribuir para a redução do índice de perdas de água na região e ampliar a disponibilidade hídrica para os produtores rurais e os moradores das cidades de Planaltina e de Sobradinho.
O canal abastece quase 100 propriedades rurais da região de Planaltina. A captação da água é feita no Ribeirão Pipiripau e vai dar tranquilidade aos produtores de frutas, verduras e legumes distribuídos em todo o DF.
“Esse canal foi construído para evitar que a gente tenha uma nova crise hídrica e possa manter também a produção. Essa região de Planaltina é muito importante e, junto de Brazlândia, é onde temos a maior produção de hortaliças que abastece o Distrito Federal”, destacou o governador Ibaneis Rocha durante a cerimônia.
Segundo o chefe do Executivo local, iniciativas como a construção de canais de irrigação reforçam a busca pela segurança alimentar – conjunto de ações para promover maior acesso e qualidade aos alimentos. “A segurança alimentar é uma das coisas que mais se fala no país hoje. Ela vem do trabalho do homem que reside no campo e estamos sempre em busca de iniciativas para melhorá-la. Estamos construindo outros canais e temos outras obras para o meio rural”, acrescentou o governador.
Assim como em todas as obras do Governo do Distrito Federal, a do canal de irrigação Santos Dumont tem o selo da união e da integração.
Prova disso é que ela reuniu diversos órgãos para que fosse concretizada, como a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF); a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF); a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); o Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranaíba (CBH-Paranaíba) e os produtores rurais. Junto, esse time resolveu o problema de abastecimento e devolveu a esperança à região.
O engenheiro da Caesb Fábio Bakker comemorou a finalização das obras. “Hoje é um dia muito especial na gestão das águas do DF, pois estamos inaugurando obras estratégicas para a Caesb. Devemos celebrar este dia não só apenas por estar resolvendo o problema do sistema da agricultura. Mas por estarmos consolidando uma parceria entre o saneamento e a agricultura na gestão de recursos hídricos de maneira geral, junto com a Adasa e o Comitê da Bacia do Paranaíba, em prol da comunidade do Distrito Federal", afirmou.
Bakker lembrou a importância da Caesb nas obras. “Ao melhorar o sistema que atende os agricultores, aumentamos a disponibilidade de água para a nossa rede. O papel da Empresa foi fundamental neste processo, pois conseguimos adquirir os tubos dos canais primários e secundários, ao articular a utilização dos recursos junto ao Comitê da Bacia do Paranaíba.”
Fábio Bakker - Engenheiro da Caesb
A obra
Na primeira etapa da obra, iniciada em 2019, foram revitalizados os oito ramais secundários, que levam a água do canal principal para as propriedades rurais. Nesta segunda fase, foi revitalizado o ramal principal do Canal, onde foram investidos R$ 3,2 milhões, valor resultante do saldo da Tarifa de Contingência cobrada dos usuários durante a crise hídrica, mais R$ 1,8 milhão arrecadado pela cobrança do uso dos recursos hídricos, sendo esse último valor destinado pelo Comitê de Bacia do Paranaíba.
As obras no ramal principal e nos oito canais secundários do Santos Dumont vão contribuir na redução do índice de perdas de água na região e ampliar a disponibilidade hídrica para os produtores rurais e os moradores das cidades de Planaltina e de Sobradinho.
Na revitalização, estão sendo utilizados tubos de polietileno de alta densidade, capazes de eliminar em 50% as perdas de água por infiltração no leito do canal, que antes era de terra.
Projeto de revitalização
O projeto de revitalização do Canal Santos Dumont vem sendo desenvolvido há mais de cinco anos. A reestruturação dos canais secundários começou em 2019, usando 7,6 mil metros de tubulações fornecidas pela Caesb.
Nas obras da tubulação no canal principal, que iniciou em junho de 2020, foram instalados aproximadamente 9,9 mil metros de tubos com diâmetros entre 800 e 250 mm. Com 18 km de extensão, o canal foi construído em 1984 e começou a ser operado em 1989. Ele corre paralelo à rua principal do núcleo rural e tem oito ramais e necessitava desses reparos.
Obras entregues aumentarão o fornecimento de água para a região norte do DF, que depende de captações para o abastecimento, mas consumo consciente deve ser mantido
Apesar de o início da primavera marcar a proximidade com as chuvas no Distrito Federal, a capital ainda passa por um longo período de estiagem, de temperaturas elevadas e de baixa umidade do ar. Além dos efeitos sentidos pelos moradores, é importante lembrar que a falta de chuvas reduz a quantidade de água nos córregos e rios.
Embora os níveis dos lagos Descoberto e Santa Maria estejam acima da média em 2020, a atenção deve se voltar para os sistemas de abastecimento que atendem as regiões de Sobradinho, Planaltina, São Sebastião, Jardim Botânico e Brazlândia. Esses sistemas dependem de captações a fio d’água (sem reservatório de acumulação) e poços tubulares profundos.
As captações de água dessas localidades mais ao nordeste e ao leste do DF são conhecidas como “Pequenas Captações” e são mais vulneráveis ao período de estiagem, pois estão localizadas em rios com baixas vazões e, portanto, com reduzida disponibilidade hídrica.
Os pontos de captação Capão da Onça e Barrocão ficam na região de Brazlândia. Contagem, Paranoazinho e Corguinho na região de Sobradinho. Já as captações do Fumal, Mestre D’Armas, Quinze, Brejinho e Pipiripau estão localizadas na região de Planaltina. No caso da cidade de São Sebastião, o abastecimento é realizado principalmente por poços tubulares profundos que também ficam submetidos à baixa disponibilidade hídrica nos períodos de seca.
Obras
A Caesb tem atuado para melhorar no abastecimento dos moradores de Planaltina e Sobradinho. Neste mês foram entregues as obras de revitalização do sistema de canais de irrigação Santos Dumont, na região norte de Planaltina, que utilizam a água do Ribeirão Pipiripau.
As obras realizadas no ramal principal e nos oito canais secundários do Santos Dumont vão contribuir na redução do índice de perdas de água e ampliar a disponibilidade hídrica para os produtores rurais e os moradores das cidades de Planaltina e de Sobradinho. As perdas da água do Canal agora passam a integrar o sistema de abastecimento de Planaltina e Sobradinho.
O projeto de revitalização do Canal Santos Dumont vem sendo desenvolvido há mais de cinco anos. A reestruturação dos canais secundários começou em 2019 utilizando cerca de 7.600 metros de tubulações fornecidas pela Caesb. Já nas obras da tubulação no canal principal, que iniciaram em junho de 2020, foram instalados aproximadamente 9.900 metros de tubos com diâmetros entre 800 e 250 mm. Com 18 km de extensão, o canal foi construído em 1984 e começou a ser operado em 1989. Ele corre paralelo à rua principal do núcleo rural e tem oito ramais.
Foi realizado um investimento total de R$ 5 milhões, sendo R$ 3,2 milhões do valor resultante do saldo da Tarifa de Contingência cobrada dos usuários durante a crise hídrica, e mais R$ 1,8 milhão arrecadado pela cobrança do uso dos recursos hídricos, destinado pelo Comitê de Bacia do Paranaíba.
Confira aqui o vídeo sobre a inauguração do Canal Santos Dumont.
Uso racional da água
Embora este ano tenha apresentado boa precipitação, os moradores não podem descuidar das medidas que evitam o desperdício de água. Confira algumas dicas simples do site da Caesb para contribuir para uma sociedade mais sustentável:
Para se ter ideia, um banho de vinte minutos, por exemplo, desperdiça, em média, 130 litros de água. Mais do que os 110 litros recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para uso diário por pessoa para necessidades de consumo e higiene.
Uma torneira aberta continuamente durante três minutos tem um gasto de 18 litros de água. Ao escovar os dentes recomenda-se fechar a torneira e só abrir quando for enxaguar a boca. Na lavagem da louça, a atitude deve ser a mesma. Com a torneira aberta continuamente, o gasto médio é de 240 litros. Abrindo e fechando a torneira, o gasto cai para 70.
Uma torneira mal fechada desperdiça 46 litros por dia. Uma correndo em filete gasta 180 a 750 litros. Já uma aberta normalmente pode gastar até 12,5 mil litros de água por dia. Uma descarga comum gasta de sete a 10 litros de água. É necessário sempre observar se a válvula está regulada, se não há furos nos canos e as torneiras da casa estão bem fechadas.
Ao limpar calçadas, a melhor opção é varrer a sujeira ao invés de utilizar mangueiras, reduzindo assim o uso inadequado de água potável. Outra opção de economia é utilizar a água da lavagem de roupas para fazer esse tipo de limpeza.
Uma medida que pode contribuir para o aspecto ambiental e econômico é a instalação de hidrômetros individualizados. O hidrômetro individual é um grande avanço nas questões condominiais, pois além de reduzir o desperdício de água, faz uma cobrança justa pelo consumo real de cada unidade habitacional. A medição individualizada incentiva o consumo responsável de água e propicia mais atenção aos aspectos de manutenção das instalações hidráulicas, pois em caso de problemas como vazamentos, há um aumento da conta mensal individual induzindo o morador a tomar providências imediatas.
Veja mais dicas aqui para o uso consciente da água:
https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/Economizar-Agua5.pdf
https://www.caesb.df.gov.br/images/campanhas/campanhaagua/10Dicas.consciencia10.pdf
O novo sistema instalado vai reduzir custos operacionais, de manutenção e de energia elétrica
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) colocou em operação um novo sistema na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Gama, localizada na DF-290. A modernização inclui a substituição da antiga estrutura que funcionava desde 2004, quando foi inaugurada a ETE. Os novos equipamentos vão permitir mais celeridade no sistema biológico utilizado no tratamento de esgotos. Com isso, o processo será mais rápido, eficaz e com economia de energia. A ETE Gama atende uma população de aproximadamente 135 mil habitantes.
O sistema implantado tem como objetivo o fornecimento de oxigênio para os microrganismos que atuam no tratamento de esgotos e inclui tubulações de distribuição de ar, ramais, grades e suportes, tudo produzido em aço inoxidável, mais durável que o sistema anterior, que era de PVC. Segundo a superintendente de Operação e Tratamento de Esgoto da Caesb, Ana Maria Mota, o novo sistema é mais moderno e permite um tratamento mais eficaz. “Isso vai garantir maior eficiência na transferência de oxigênio para os microrganismos presentes nos reatores, aumentando a eficácia de tratamento e a qualidade dos esgotos tratados”, esclareceu a superintendente.
Durante a modernização do sistema, a Caesb também reformou os reatores e os sistemas de raspagem usados no tratamento do esgoto, colocando peças mais novas e compostas por aço inoxidável. Foram instalados ainda novos equipamentos de medição e controle da qualidade do tratamento.
Segundo o superintendente de Manutenção Industrial da Caesb, André Ricardo Brasileiro, a modernização da ETE Gama vai permitir uma vida útil maior dos reatores. “Vamos otimizar o consumo de energia elétrica. Foram instalados novos misturadores de superfície para melhorar o sistema dentro do reator. Isso vai facilitar o contato da biomassa com os esgotos em tratamento”, explicou André Ricardo.
O investimento realizado pela Caesb na ETE Gama foi de R$ 1.355.000,00, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras no sistema de aeração também estão sendo realizadas nas ETEs Melchior, Brasília Sul e Brasília Norte.
As melhorias nas Estações de Tratamento de Esgotos do DF fazem parte de uma série de investimentos da Caesb para garantir mais qualidade de vida à população. O diretor de Operação e Manutenção da Companhia, Carlos Eduardo Borges Pereira, ressaltou a importância das obras que estão ocorrendo em várias ETEs. “Sem dúvida alguma, elas são um divisor de águas no tratamento de esgotos no Distrito Federal. Essas melhorias estão alinhadas com a missão da Companhia em desenvolver e implementar soluções e gestão em saneamento ambiental, contribuindo para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico”, ressaltou o diretor.
Confira aqui o vídeo do sistema em funcionamento.
Crédito das fotos: Divulgação/Caesb
Prédios Sede e SIA ficam com coloração especial até o final deste mês
Outubro chega trazendo uma famosa e importante campanha para a saúde da mulher. No mês em que se discute a prevenção ao câncer de mama, e, mais recentemente, o câncer de colo de útero, a Caesb iluminou as unidades Sede, em Águas Claras, e SIA de cor-de-rosa.
A secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, faz questão de ressaltar às funcionárias da Companhia que a rotina de exames, na época certa, é o que diferencia um tratamento com grandes chances de sucesso de um paliativo. “Somente o cuidado médico preventivo é capaz de detectar o câncer de mama bem no começo, a tempo de tratá-lo e alcançar a cura”, lembra.
As palestras educativas da Caesb, segundo a secretária-geral, incentivam todas as mulheres, independentemente da idade, a conhecer o próprio corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.
Aderindo à campanha mundial do Outubro Rosa, a Caesb tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção do tipo mais comum de câncer entre as mulheres (excluídos os tumores de pele não melanoma), no Brasil e no mundo. Ao longo do mês de outubro, a Caesb também vai realizar uma série de palestras educativas sobre a prevenção e os cuidados para as empregadas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2020 foram estimados 66 mil novos casos, correspondendo a cerca de 29,7% dos novos casos de câncer entre as brasileiras.
O Instituto estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Este ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização "Quanto antes melhor" para enfatizar a adoção de um estilo de vida saudável na rotina, com a prática de atividades físicas e boa alimentação, ajudando a evitar muitas doenças, entre elas, o câncer de mama.
O câncer de mama tem tratamento e cura. Por isso, a prevenção e a detecção precoce são essenciais para reduzir o índice de mortalidade da doença. A Caesb reforça: neste Outubro Rosa, faça os seus exames de prevenção.
Diversos serviços podem ser solicitados e até realizados na plataforma
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem um novo aplicativo de autoatendimento. Disponível aos usuários desde 2015, o app foi completamente reconfigurado e recebeu uma nova identidade visual. Está mais moderno, de fácil navegação e foi totalmente atualizado. A partir de agora, para acessar os serviços, o usuário não precisa mais ter em mãos o número da inscrição do imóvel. Apenas um login de acesso deve ser criado na primeira utilização.
Produzido pelos próprios empregados da área de Tecnologia da Informação da Caesb, o novo aplicativo permite ao usuário acessar todas as solicitações feitas à Companhia, independentemente do canal em que ela foi aberta, sendo possível, inclusive, verificar o andamento do pedido. Além disso, o cliente terá disponível uma lista dos imóveis aos quais já teve vínculo de responsabilidade financeira.
As questões relacionadas à segurança do aplicativo, bem como o seu melhor desempenho, também receberam atenção especial, garantindo, assim, uma navegação segura. O app agora disponibiliza informações mais próximas dos usuários, evitando termos técnicos, e realiza atualização simultânea de novidades entre os sistemas Android e IOS.
Para a secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, “o novo aplicativo reflete o caminho que a Companhia tem traçado na busca pela inovação. Recentemente, a Caesb foi consagrada como uma das 100 empresas mais inovadoras do país. O melhor disso tudo é saber que são soluções desenvolvidas pelos próprios empregados. O aplicativo é mais uma modernidade que entregamos à população.”
A reformulação completa do aplicativo faz parte do plano de transformação digital e inovação da Caesb definido pela direção. “O objetivo é prestar um melhor atendimento ao cidadão ao reduzir a burocracia, simplificar o acesso e diminuir o tempo de espera para obtenção dos serviços”, detalha Márcia Sabino, chefe da área de Tecnologia da Caesb.
O novo aplicativo reforça a preocupação com a experiência do usuário ao apresentar um layout totalmente reformulado em uma construção mais leve, permitindo à população uma melhor navegação. De julho de 2019 a junho de 2020, foram abertas cerca de 37 mil ordens de serviço pelo aplicativo da Empresa. Os mais solicitados foram segunda via de conta, desobstrução de esgoto, verificação de falta d´água e vazamento na rua e em hidrômetros.
O superintendente comercial da Caesb, Diego Rezende, reforça que o novo aplicativo garante aos usuários o atendimento ininterrupto e onde o cliente estiver. “A mudança possibilita a continuidade dos registros de serviços e o acompanhamento remoto das solicitações, tirando a necessidade de o cliente se deslocar para o atendimento presencial. A modernização vai de encontro com as boas práticas comerciais da Companhia na busca da desburocratização dos serviços e na redução do tempo de espera dos usuários”, completa Diego.
Até o momento, o aplicativo conta com aproximadamente 112 mil downloads no sistema Android e mais de 24 mil no sistema iOS, da Apple. Somente na última semana, 1,5 mil novos usuários baixaram o app. Desde maio, ele foi aberto 55 mil vezes pelos usuários da Apple. No mesmo período, os acessos do sistema Android subiram 20%, alcançando 37 mil.
“O lançamento dessa nova versão do aplicativo evidencia a importância que a Caesb dedica ao relacionamento com o seu cliente, buscando oferecer canais de atendimento ágeis e modernos. Os números iniciais demonstram que o novo aplicativo veio para ficar, pois é focado na boa experiência e na satisfação dos usuários”, resume o ouvidor da Companhia, Eduardo Romualdo Soares.
O gerente de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da Caesb, César Augusto Ribeiro da Fonseca, reforça a preocupação da Empresa com a experiência de navegação do usuário. “O novo aplicativo vem com um layout totalmente reformulado e uma construção muito mais leve. Esperamos que ele forneça à população uma excelente experiência e que eleve a satisfação em relação ao atendimento fornecido pela Companhia”, ressalta.
Um dos desenvolvedores do aplicativo, o empregado Bernardo Vergne Dias defende “que a Caesb, como empresa que indiretamente cuida da saúde da população do DF, sempre busca fornecer meios para que o cidadão mantenha o seu bem-estar, ao mesmo tempo em que recebe um serviço de qualidade. A disponibilização deste novo aplicativo reforça justamente esta missão da Companhia”, resume Bernardo.
Serviços oferecidos pelo app
O aplicativo disponibiliza atualmente inúmeros serviços, além de um link para a simulação da tarifa e outro para a Carta de Serviços: revisão de conta, alteração da data de vencimento, alteração de titularidade, informar vazamento na rua com uso de GPS, segunda via de conta, consultar e informar falta d´água, vazamento no hidrômetro, desobstrução de esgoto, consumo de água, situação dos protocolos, mapa de balneabilidade e cartilha caça-vazamentos.
Para baixar o aplicativo no sistema Android, clique aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile
Para baixar o aplicativo no sistema iOS, clique aqui: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993
Confira aqui o vídeo sobre o funcionamento ao aplicativo.
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