Itens serão entregues a crianças do Projeto Golfinho
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recebeu da Rede D´Or, nesta terça-feira (30/6), uma doação de 3,6 mil unidades de sabonetes para ajudar na campanha solidária iniciada pela Empresa no dia 5 de maio. Os itens vão para crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Golfinho, desenvolvido pela Caesb, e para famílias em situação de vulnerabilidade social. A Caesb já arrecadou mais de 30 mil itens de higiene pessoal e iniciou a distribuição entre moradores do Itapoã, do Paranoá e de Ceilândia.
A doação da Rede D´Or foi entregue pelo gerente de Obras do grupo, Adriano Rosado, à secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, ao Ouvidor da Empresa, Eduardo Romualdo, e à responsável pelo Projeto Golfinho, Nivia Pedrosa. “Tão logo a presidência e a diretoria da Rede D´Or ficaram sabendo da campanha iniciada pela Caesb, demonstraram interesse em participar. Estamos muito felizes em poder ajudar de alguma forma e parabenizamos a Empresa por esse importante trabalho”, ressaltou Adriano Rosado.
A campanha solidária da Caesb foi lançada com a meta inicial de arrecadar 20 mil unidades de sabonetes e barras de sabão. A Empresa já atingiu o objetivo inicial e continua distribuindo os itens às famílias carentes do Distrito Federal. Até o final desta semana, a Caesb fará uma nova doação na região de Ceilândia, onde os casos de coronavírus apresentam crescimento.
Entre os doadores desde o início da campanha estão os próprios empregados e aposentados da Caesb, associados da Caesb Esportiva e Social (Caeso), equipes do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (Secom) – que se uniram à campanha e viraram pontos de coleta dos itens –, as empresárias Heloísa Helena e Pollyana Prudente, a Drogaria Brasil, o servidor do TJDFT, Michael Xavier, a Mirante Incorporações – que iniciou a campanha doando 2 mil sabonetes, o Shopping DF Plaza, psicólogos e neurocientistas da HeartBrain, além de advogados de Brasília e pessoas anônimas da comunidade que estão deixando suas doações nos pontos de coleta.
Como as doações não param de chegar, a Caesb decidiu prorrogar a campanha, sem data para acabar. Os itens continuam sendo recebidos nas portarias das unidades Sede e SIA da Caesb, na Secretaria de Comunicação do DF (no Palácio do Buriti), na sede do Biotic e no Shopping DF Plaza, em Águas Claras.
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Adriano Rosado e Claudia Marques |
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realiza, nesta terça-feira (7/7), o fechamento definitivo das antigas redes de distribuição de água que eram responsáveis pelo abastecimento das chácaras da QI 23 do Lago Sul. O novo sistema, que agora fica na parte dianteira dos imóveis - antigamente ficavam na parte de trás das casas, está em operação e pronto para atender os usuários da região há dois anos. A Companhia já realizou as transferências de hidrômetros para não haver prejuízos aos moradores.
Ao todo, 62 chácaras da QI 23 serão beneficiadas com a obra de substituição e modernização das redes. Os usuários que ainda mantém os imóveis interligados à rede antiga devem procurar a Caesb.
A Caesb orienta aos clientes que, caso haja falta d`água no imóvel e o sistema interno já esteja adequado para a instalação pela nova rede, entre em contato com a Companhia por meio da Central de Atendimento ao Cliente – número 115 e faça a solicitação.
Obrigatoriedade da caixa d'água
Todos os usuários devem contar com reserva (caixa d’água) de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, conforme estabelece o artigo 50 da Resolução n° 14 da Adasa, de 27 de outubro de 2011. A resolução trata das condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. A medida evita grandes impactos durante interrupções no fornecimento de água.
Segundo a resolução da Adasa, o usuário é responsável também pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água e, posteriormente, pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório.
O Distrito Federal começa o segundo semestre do ano com uma boa notícia: responsáveis pelo abastecimento de quase 80% da população, os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria ainda estão perto de 100% de sua capacidade. Apesar dos dados positivos, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) reforça a importância do uso consciente da água, especialmente neste período de estiagem.
Mesmo com os reservatórios cheios, a população não pode descuidar e desperdiçar este bem natural. O volume de água usado por cada morador pode impactar diretamente no abastecimento à população, tendo em vista que o período de chuva no DF deve demorar a retornar.
"Estamos entrando em um período grande de estiagem e, naturalmente, os índices dos reservatórios vão baixar. A Caesb trabalha no monitoramento constante para garantir a segurança hídrica no DF. Mas é importante que toda a população se envolva e faça o uso racional da água. A água é um importante bem finito e deve ser usada com responsabilidade", ressaltou o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Pereira.
A água tem sido fundamental no enfrentamento da pandemia, mas é preciso cautela para não haver desperdício. Hábitos simples fazem muita diferença na conservação deste recurso finito. Para se ter ideia, um banho de vinte minutos, por exemplo, desperdiça, em média, 130 litros de água. Mais do que os 110 litros recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para uso diário por pessoa para necessidades de consumo e higiene.
Uma torneira aberta continuamente durante três minutos tem um gasto de 18 litros de água. Ao escovar os dentes recomenda-se fechar a torneira e só abrir quando for enxaguar a boca. Na lavagem da louça, a atitude deve ser a mesma. Com a torneira aberta continuamente, o gasto médio é de 240 litros. Abrindo e fechando a torneira, o gasto cai para 70.
Ao limpar calçadas, a melhor opção é varrer a sujeira ao invés de utilizar mangueiras, reduzindo assim o uso inadequado de água potável. Outra opção de economia é utilizar a água da lavagem de roupas para fazer esse tipo de limpeza.
Uma torneira mal fechada desperdiça 46 litros por dia. Uma correndo em filete gasta 180 a 750 litros. Já uma ligada normalmente pode gastar até 12,5 mil litros de água por dia. Uma descarga comum gasta de sete a 10 litros de água. É necessário sempre observar se a válvula está regulada, se não há furos nos canos e as torneiras da casa estão bem fechadas.
Outra medida que pode contribuir para o aspecto ambiental e econômico é a instalação de hidrômetros individualizados. O hidrômetro individual é um grande avanço nas questões condominiais, pois além de reduzir o desperdício de água, faz uma cobrança justa pelo consumo real de cada unidade habitacional. A medição individualizada incentiva o consumo responsável de água e propicia mais atenção aos aspectos de manutenção das instalações hidráulicas, pois em caso de problemas como vazamentos, há um aumento da conta mensal individual induzindo o morador a tomar providências imediatas.
Caso o condomínio não possua hidrômetros individualizados, uma forma simples de saber se há vazamento nas instalações hidráulicas da residência é observar paredes mofadas ou molhadas, terreno molhado, piso fofo ou ruído de escapamento de água. Um vazamento na instalação hidráulica pode causar uma perda de dois a sete mil litros de água por dia.
Hospital Universitário de Brasília recebeu o reforço de 70 equipamentos
O Hospital Universitário de Brasília (HUB) foi contemplado com a doação de 70 máscaras “face shields” produzidas pelos empregados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (10/7), no próprio HUB. A Caesb continua com o seu trabalho solidário durante a crise do novo coronavírus.
A Chefe da Unidade de Graduação e Cursos Técnicos do HUB, Fernanda da Rosa, foi a responsável pelo recebimento do material. Ela agradeceu o apoio dado pela Caesb e ressaltou a importância da doação e do uso das máscaras. “Essas doações da Caesb são extremamente necessárias e importantes no enfrentamento ao novo coronavírus. Além disso, ela garante mais segurança aos profissionais que lidam diariamente com a doença”, ressaltou Fernanda. Esta é a segunda entrega que a Caesb faz ao HUB. Em maio, foram doadas 140 máscaras para o hospital, que auxiliou a Companhia no projeto dos protetores faciais.
Produzidos na oficina da Caesb, os equipamentos são compostos por uma viseira transparente – feita com folha de acetato – e um suporte para a cabeça produzido na impressora 3D. Os próprios empregados da Companhia, entre eles os aposentados, doaram o material para a produção das máscaras.
O trabalho de produção das máscaras foi coordenado pelos engenheiros da Caesb Marcos Barboza, gerente de Engenharia e Desenvolvimento, e Eduardo Burgos, coordenador de Desenvolvimento da Manutenção. Até chegar ao modelo atual, eles testaram outras opções, mas a atual foi a mais barata e segue todas as recomendações de segurança e prevenção.
Obras já começaram e vão beneficiar mais de cinco mil pessoas
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deu início ao processo de implantação de esgotamento sanitário na Colônia Agrícola Sucupira, no Riacho Fundo. As obras, no valor de R$ 6.258.912, começaram neste mês e devem durar ao menos nove meses.
O projeto prevê o atendimento de cerca de 1.122 lotes, beneficiando uma população estimada de 5.049 habitantes. O sistema será composto por duas estações elevatórias e as respectivas linhas de recalque, além das redes de coleta de esgoto sanitário no sistema condominial.
Todo o esgoto gerado na localidade será encaminhado à Estação de Tratamento de Esgotos – ETE Riacho Fundo para tratamento e, posteriormente, lançado no corpo receptor, o Córrego Riacho Fundo.
Estão contemplados os seguintes serviços nesta etapa de obras:
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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
Av. Sibipiruna - Lotes 13/21 - Centro de Gestão Águas Emendadas - Águas Claras - Brasília/DF - CEP: 71.928-720
Central de Atendimento ao Usuário: Fone 115 (24 horas)