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Covid-19 - Acompanhe aqui a atuação da Caesb durante a pandemia do coronavírus

Coronavírus ou Covid-19


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) reuniu todo o conteúdo produzido nos últimos dias sobre a Covid-19, desde quando foi declarada a pandemia do coronavírus.

Acompanhe aqui os comunicados da Caesb enviados à imprensa, as notícias divulgados pelos meios de comunicação sobre a atuação da Empresa e os cards para as redes sociais.

Plano de Ação para Mitigar os Efeitos da Situação de Emergência Declarada no Distrito Federal em Razão da Pandemia COVID-19

Comunicados à imprensa

Clipping

Redes sociais



Assessoria de Comunicação - PRC

  • Assessora: Kelly Almeida 
  • Jornalistas: Fabiane Lopes, Juliana Peres, Mônica Bisi e Raquel Lustosa
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

24/03/20 - Caesb determina regras para registro de ponto e férias durante pandemia da Covid-19

Atividades operacionais estão funcionando regularmente


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) expediu comunicado, nesta terça-feira (24), com as regras para os empregados registrarem a frequência em teletrabalho, por meio de sistema eletrônico online. Para aqueles que estão em escala de expediente presencial, o registro poderá ser feito por meio de folha de ponto. A medida foi adotada para evitar o risco de transmissão do coronavírus – considerado alto quando o equipamento é utilizado para o registro da frequência por meio da impressão digital de cada pessoa.

Outra medida anunciada pela Empresa foi a remarcação de férias. A Diretoria permitiu aos empregados, com férias agendadas para os meses de maio e junho deste ano, o pedido de cancelamento com um prazo reduzido, menor que o habitual, passando de 50 para 30 dias de antecedência.

Primeira empresa pública a divulgar as regras para este período, a Caesb tomou várias decisões para a garantia da saúde de seus colaboradores. O objetivo da Empresa é manter o abastecimento regular à população neste momento de pandemia. As atividades da Empresa são consideradas essenciais e não podem parar. Os serviços de água e esgoto prestados são indispensáveis pois, se não forem não oferecidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

Para a continuidade dos serviços de saneamento necessários à prevenção ao coronavírus, que se baseia principalmente na higiene das pessoas e na redução do contato pessoal, vários serviços da Caesb estão sendo prestados pelos empregados e colaboradores de forma virtual, presencial com equipes reduzidas ou em escala de plantão.

Atividades operacionais, como tratamento e manutenções emergenciais nas redes de água e esgoto, estão funcionando regularmente.

Os chefes de equipe estabeleceram as rotinas para evitar aglomeração de pessoas no local de trabalho, com o revezamento dos colaboradores. As equipes de manutenção estão à disposição para serviços essenciais. A Caesb também já cobrou das empresas prestadoras de serviço a comunicação de todos os casos suspeitos ou confirmados do coronavírus assim como as medidas adotadas, de forma a resguardar a saúde dos empregados terceirizados.


Atendimento ao cliente

Os escritórios regionais continuam fechados para o atendimento presencial ao público. Para os clientes, os serviços estão sendo prestados de forma ininterrupta pelos meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115. Por esses canais, a população pode solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, revisão de débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.


Site oficial (autoatendimento):

https://caesb.df.gov.br/portal-servicos/

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular, clique nos links abaixo:

IOS

ANDROID

25/03/20 - Caesb proíbe acesso de público externo na Sede e em todas as suas unidades durante pandemia de Covid-19

Objetivo é preservar a saúde de empregados da Companhia


Em comunicado enviado aos empregados e colaboradores nesta quarta-feira (25), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) proibiu o acesso à Sede e a todas as suas unidades administrativas e operacionais ao público externo. Apenas empregados e colaboradores em escala de trabalho presencial, em regime de revezamento, serão autorizados a circular na Empresa. Reiterando a preocupação com a saúde de seus empregados e da população em geral, a Companhia também decidiu prorrogar o fechamento dos seus 13 escritórios regionais para atendimento ao público. A decisão vale enquanto estiverem em vigência os atos normativos do Governo do Distrito Federal (GDF) relacionados ao combate à pandemia do coronavírus.

As equipes autorizadas a circular na Sede e nas unidades da Caesb devem obedecer às normas de prevenção e conscientização para o combate ao coronavírus, conforme amplamente divulgado no site da Empresa, na aba “Coronavírus”. As visitas às Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) permanecem suspensas e o acesso a essas unidades está restrito aos empregados, lotados em cada uma delas, e que estejam cumprindo escala de revezamento. O objetivo da Caesb é restringir ao máximo a circulação e a aglomeração de pessoas para preservar a saúde dos empregados da Companhia e continuar trabalhando em prol da população do DF que não pode ficar sem a água chegando em suas torneiras e esgoto tratado.

As medidas garantem que o serviço essencial prestado pela Caesb à população do DF, como tratamento de água e de esgoto, não seja comprometido ou interrompido em função da desnecessária circulação de pessoas nos ambientes de trabalho. As determinações também se estendem aos empregados terceirizados que prestam serviço à Companhia.

A Caesb reforça que, apesar de os escritórios permanecerem fechados para o atendimento presencial, os serviços são prestados de forma ininterrupta pelos meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115. Por esses canais, a população pode solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, revisão de débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.

Atividades operacionais, como tratamento, manutenções e reparos emergenciais nas redes de água e esgoto, estão funcionando regularmente.

Site oficial (autoatendimento):

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular, clique nos links abaixo:

26/03/20 - Medidas adotadas pela Caesb desde o início da pandemia da Covid-19 estão previstas em Plano de Contingência

Documento foi elaborado para preservar a saúde dos empregados e manter os serviços à população

Desde o início das ações de combate à pandemia do coronavírus, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem anunciado medidas para preservar a saúde dos empregados e manter os serviços, considerados essenciais, à população do DF. O Plano de Contingência da Empresa está sendo executado desde 19 de março, com a suspensão do corte de água por inadimplência durante o período da pandemia. A Companhia também decidiu que obras e serviços de manutenção programados que causem interrupção no abastecimento de água, por mais de 6 horas, ficarão suspensos.

Antes mesmo da execução do Plano de Contingência, a Companhia anunciou, em 15 de março, a primeira ação de enfrentamento à Covid-19, com o fechamento dos escritórios regionais para atendimento ao público externo. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas. A decisão foi prorrogada em 25 de março e segue até o fim da pandemia. Todos os serviços continuam sendo ofertados pela Empresa em meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115.

Outras ações que constam no Plano foram anunciadas pela Caesb neste mês de março, entre elas a continuidade dos serviços durante o período de teletrabalho dos empregados, a proibição de público externo em todas as unidades da Empresa, as alternativas para o serviço de leitura e faturamento da conta.

Especificamente para os empregados, a Diretoria da Companhia emitiu comunicados detalhando as medidas que estão sendo tomadas, como a compra de álcool em gel, a adesão à folha de ponto manual, a redução do prazo para a alteração de férias, com a possibilidade de cancelamento das já agendadas, caso seja interesse do empregado, entre outras. 

As decisões valem enquanto estiverem em vigência os atos normativos do Governo do Distrito Federal (GDF) com relação ao combate e prevenção do coronavírus.

A jornada de trabalho da Empresa foi detalhada em Comunicado da Diretoria no dia 21 de março. Confira:

https://www.caesb.df.gov.br/8-portal/noticias/1062-21-03-20-caesb-detalha-jornada-de-trabalho-durante-pandemia-do-coronavirus.html

Site oficial (autoatendimento):

https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/

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27/03/20 - ​Caesb não vai discutir reajuste na conta de água neste momento de pandemia da Covid-19

Objetivo da Companhia é garantir a continuidade do atendimento

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que, desde o dia 15 de março de 2020, quando anunciou que não cortaria a água dos usuários inadimplentes, devido à pandemia do coronavírus, está preocupada com a vida e a saúde de seus empregados e colaboradores e de toda a população do DF. Diante deste momento de excepcionalidade, a Companhia entende que não é hora para decidir reajuste nem definir datas para fixá-lo. A Caesb presta serviços essenciais aos cidadãos, como abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, e reforça que o seu objetivo é garantir a continuidade do atendimento. A Companhia, entretanto, é regulada pela Adasa e deve obedecer às resoluções desta Agência.

No dia 19 de março, a Caesb já havia elaborado o seu Plano de Ação Emergencial Para Respostas aos Efeitos de uma Pandemia (PAE-COVID 19). Antes mesmo da execução do Plano de Contingência, a Companhia anunciou, em 15 de março, a primeira ação de enfrentamento à Covid-19, com o fechamento dos escritórios regionais para atendimento ao público externo. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas, obedecendo às determinações das autoridades de saúde e aos decretos do Governo do Distrito Federal. A decisão foi prorrogada em 25 de março e segue até o fim da pandemia. Todos os serviços continuam sendo ofertados pela Empresa em meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115.

Outras ações que constam no Plano de Contingência da Caesb já foram implementadas pela Empresa neste mês de março, entre elas a continuidade dos serviços durante o período de teletrabalho dos empregados, a proibição de público externo em todas as unidades da Empresa, as alternativas para o serviço de leitura e faturamento da conta, entre outras.

A Caesb informa ainda que os serviços de leitura e de faturamento estão sendo realizados normalmente. Os leituristas estão orientados a evitar o contato com os usuários e, em caso de impossibilidade ou falta de acesso ao hidrômetro, o cliente poderá informar à Companhia a leitura por meio de fotografia pela Agência Virtual. Todos os usuários que não tiverem a leitura realizada podem informá-la pela Central 115, Agência Virtual ou chat no site institucional da Caesb. Os empregados da Companhia continuam trabalhando, em escala de revezamento e/ou teletrabalho, seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus.
 
Site oficial:
 
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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
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