Objetivo é preservar a saúde de empregados da Companhia
Em comunicado enviado aos empregados e colaboradores nesta quarta-feira (25), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) proibiu o acesso à Sede e a todas as suas unidades administrativas e operacionais ao público externo. Apenas empregados e colaboradores em escala de trabalho presencial, em regime de revezamento, serão autorizados a circular na Empresa. Reiterando a preocupação com a saúde de seus empregados e da população em geral, a Companhia também decidiu prorrogar o fechamento dos seus 13 escritórios regionais para atendimento ao público. A decisão vale enquanto estiverem em vigência os atos normativos do Governo do Distrito Federal (GDF) relacionados ao combate à pandemia do coronavírus.
As equipes autorizadas a circular na Sede e nas unidades da Caesb devem obedecer às normas de prevenção e conscientização para o combate ao coronavírus, conforme amplamente divulgado no site da Empresa, na aba “Coronavírus”. As visitas às Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) permanecem suspensas e o acesso a essas unidades está restrito aos empregados, lotados em cada uma delas, e que estejam cumprindo escala de revezamento. O objetivo da Caesb é restringir ao máximo a circulação e a aglomeração de pessoas para preservar a saúde dos empregados da Companhia e continuar trabalhando em prol da população do DF que não pode ficar sem a água chegando em suas torneiras e esgoto tratado.
As medidas garantem que o serviço essencial prestado pela Caesb à população do DF, como tratamento de água e de esgoto, não seja comprometido ou interrompido em função da desnecessária circulação de pessoas nos ambientes de trabalho. As determinações também se estendem aos empregados terceirizados que prestam serviço à Companhia.
A Caesb reforça que, apesar de os escritórios permanecerem fechados para o atendimento presencial, os serviços são prestados de forma ininterrupta pelos meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115. Por esses canais, a população pode solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, revisão de débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.
Atividades operacionais, como tratamento, manutenções e reparos emergenciais nas redes de água e esgoto, estão funcionando regularmente.
Site oficial (autoatendimento):
Documento foi elaborado para preservar a saúde dos empregados e manter os serviços à população
Desde o início das ações de combate à pandemia do coronavírus, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem anunciado medidas para preservar a saúde dos empregados e manter os serviços, considerados essenciais, à população do DF. O Plano de Contingência da Empresa está sendo executado desde 19 de março, com a suspensão do corte de água por inadimplência durante o período da pandemia. A Companhia também decidiu que obras e serviços de manutenção programados que causem interrupção no abastecimento de água, por mais de 6 horas, ficarão suspensos.
Antes mesmo da execução do Plano de Contingência, a Companhia anunciou, em 15 de março, a primeira ação de enfrentamento à Covid-19, com o fechamento dos escritórios regionais para atendimento ao público externo. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas. A decisão foi prorrogada em 25 de março e segue até o fim da pandemia. Todos os serviços continuam sendo ofertados pela Empresa em meios virtuais, como site, aplicativo e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115.
Outras ações que constam no Plano foram anunciadas pela Caesb neste mês de março, entre elas a continuidade dos serviços durante o período de teletrabalho dos empregados, a proibição de público externo em todas as unidades da Empresa, as alternativas para o serviço de leitura e faturamento da conta.
Especificamente para os empregados, a Diretoria da Companhia emitiu comunicados detalhando as medidas que estão sendo tomadas, como a compra de álcool em gel, a adesão à folha de ponto manual, a redução do prazo para a alteração de férias, com a possibilidade de cancelamento das já agendadas, caso seja interesse do empregado, entre outras.
As decisões valem enquanto estiverem em vigência os atos normativos do Governo do Distrito Federal (GDF) com relação ao combate e prevenção do coronavírus.
A jornada de trabalho da Empresa foi detalhada em Comunicado da Diretoria no dia 21 de março. Confira:
https://www.caesb.df.gov.br/8-portal/noticias/1062-21-03-20-caesb-detalha-jornada-de-trabalho-durante-pandemia-do-coronavirus.html
Site oficial (autoatendimento):
https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/
Para baixar o aplicativo da Caesb no celular, clique nos links abaixo:
IOS
ANDROID
Serviços essenciais à população do DF se mantêm no período da pandemia
(assista ao vídeo no final da página)
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) completa 51 anos nesta quarta-feira, 8 de abril de 2020. Em meio à pandemia do coronavírus, com a saúde em primeiro lugar e evitando aglomeração, as comemorações, abraços e apertos de mãos terão de esperar.
A Direção da Companhia não vai deixar a data passar em branco e, por meio de um vídeo, decidiu homenagear os seus 2.200 empregados que não param de trabalhar para levar água de qualidade e esgoto tratado à população do Distrito Federal.
Graças ao trabalho de cada um deles, a Caesb não para e não pode parar. A Empresa, que presta serviços essenciais à população do DF, segue trabalhando 24 horas por dia. Se os serviços não forem oferecidos, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde e a segurança de toda a população.
Em agradecimento aos empregados e colaboradores, a Caesb divulga o vídeo e pede o apoio da população do DF para reconhecer e ajudar na atividade heroica desses profissionais. Na mensagem, os empregados explicam o trabalho da Empresa, falam sobre o momento da pandemia, trazem uma mensagem de amor e esperança e fazem um apelo à população: fique em casa.
Prestação de serviços
Desde 15 de março, a Empresa toma providências para preservar a saúde dos seus empregados e colaboradores e de toda a população. Em cumprimento aos atos normativos do Poder Executivo, assinados pelo Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a Empresa implementou, em 23 de março, o regime de teletrabalho em algumas unidades.
Na Sede da Caesb, a Presidência, Secretaria-Geral, Diretorias, Ouvidoria, Comunicação Social e outras áreas seguem trabalhando presencialmente, em regime de revezamento, para não interromper os serviços essenciais prestados à população.
O atendimento ao público está suspenso nos escritórios regionais para evitar aglomeração de pessoas, mas continua sendo prestado de forma ininterrupta nos meios virtuais, como site, aplicativo de celular (IOS e Android) e Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115.
As operações continuam funcionando de forma habitual nas Estações de Tratamento de Água e de Esgoto (ETAs e ETEs).
A Caesb
Comemorando 51 anos de história, a Caesb atende 2,59 milhões de pessoas com serviços de abastecimento de água e 2,45 milhões com serviços de esgotamento sanitário. No último ano, houve a implementação de 30 mil ligações de água e esgoto no DF, sendo atualmente 686.512 pontos de água e 586.039 de esgoto.
Isso significa que 99% da população é atendida com água de qualidade. Em relação ao esgoto, 89,28% são coletados e 100% tratados. Por tanto trabalho e investimento, a Empresa tem nível de atendimento excelente, segundo avaliação de Desempenho da Prestação dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do DF, publicada anualmente pela Adasa.
Clique na imagem para assistir ao vídeo:
Equipamentos serão destinados aos profissionais da Empresa que trabalham nas Estações de Tratamento de Esgoto
Em meio à pandemia do coronavírus, insumos básicos como álcool em gel e máscaras de proteção são grandes aliados na prevenção à Covid-19. Esses materiais são essenciais aos profissionais que não podem parar os trabalhos, mesmo quando grande parte da população segue em isolamento em casa.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), com o objetivo de diminuir a demanda do mercado e proteger os funcionários que estão na linha de frente para a continuidade dos serviços essenciais, está usando a impressora 3D da própria oficina para produzir máscaras “face shields”.
Elas são compostas por uma viseira transparente – feita com folha de acetato –, e um suporte para a cabeça produzido na impressora 3D. A ideia é que a Companhia complemente, com essas máscaras, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) já usados pelos empregados.
O trabalho de produção é coordenado pelos engenheiros mecânicos da Caesb, Marcos Barboza, gerente de Engenharia e Desenvolvimento, e Eduardo Burgos, coordenador de Desenvolvimento da Manutenção. Os profissionais tiveram a ideia há cerca de duas semanas, quando pensavam em formas de ajudar neste momento de pandemia vivido mundialmente.
Após muita pesquisa na internet, avaliação de modelos criados em outros locais, consultas ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), e testes, muitos testes, o projeto inicial foi desenvolvido no computador. Foram necessários três modelos prévios até chegar à versão final.
“Fiquei sensibilizado com as notícias de médicos de outros países com os rostos marcados pelas máscaras e pensei que poderíamos fazer algo para amenizar estes efeitos. A minha motivação foi o conforto e a proteção de todos que estão na linha de frente nesta guerra contra a Covid-19”, disse Eduardo Burgos.
Inicialmente, a produção dos protetores faciais é para utilização dos operadores das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). O item de segurança será usado com outros equipamentos de proteção individual e é facilmente higienizado e reutilizado.
A expectativa é entregar as máscaras ainda esta semana para os operadores da Caesb. Com resultados positivos, o objetivo da Companhia é expandir a produção e, com ajuda de doações, fazer máscaras para outros profissionais.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reconhece a importância da iniciativa. “Meu Decreto n° 40.546, do dia 20 de março, deu total autonomia às empresas públicas para definirem suas regras internas na prevenção ao coronavírus. Essa iniciativa da Caesb, ao fabricar as próprias máscaras para seus empregados, é mais uma medida do governo para preservar a vida dos profissionais que oferecem serviços essenciais à população e que não podem ser interrompidos”, afirmou Ibaneis Rocha.
O esforço e a dedicação dos empregados da Caesb, mesmo nesse período de combate ao coronavírus, são elogiados pelo presidente da Caesb, Daniel Rossiter. “A pandemia mantém a população isolada em casa, mas o momento também gerou muitas demonstrações de criatividade e generosidade dos empregados da Caesb para ajudar os próprios colegas a cuidar de si mesmos e a lidar com o enfrentamento à Covid-19”, destacou o presidente.
Como funciona a produção
No computador, a base da máscara é desenhada em formato 3D e enviada para a máquina, onde é impressa com 65 finas camadas de plástico. A viseira é cortada manualmente e nada mais é que uma folha de acetato. Depois, é feita a montagem.
Os primeiros protótipos foram feitos de plástico ABS, mas os empregados fizeram adaptações e mudaram para o PLA – por ser mais barato e apresentar a mesma eficiência. Esse tipo de plástico é usado na fabricação de embalagens de cosméticos, de alimentos, garrafas, vidros, canetas, produtos médicos, entre outros.
“Trabalhamos para deixar a máscara mais leve e mais ergonômica, permitindo que os profissionais usem os equipamentos por mais tempo sem terem lesões na pele”, explica Eduardo Burgos.
Não houve gasto financeiro adicional na fabricação das máscaras para a Caesb, uma vez que o material utilizado está disponível em estoque na Empresa. Antes do coronavírus, o plástico e a impressora eram utilizados para a produção de peças de fundição dos equipamentos da Caesb e peças em plástico para a manutenção industrial. O aparelho eletrônico moderno é americano e foi adquirido pela Companhia no fim de 2018.
Todo o processo para a fabricação de duas máscaras leva duas horas e as peças já saem da impressora com o nome da Caesb. O custo de cada item é cerca de R$ 15 reais. As primeiras beiravam os R$ 40, mas as adaptações feitas pelos empregados permitiram a redução significante dos custos.
Os engenheiros Eduardo e Marcos estão se revezando diariamente para garantir a continuidade da produção. “Qualquer ajuda que pudermos oferecer para mitigar os efeitos da pandemia nos deixa satisfeitos. Tivemos todo o apoio da Diretoria da Caesb e começamos a produção. Queremos, enquanto Caesb, ajudar no combate ao coronavírus de alguma forma, seja para os nossos operadores ou para a rede de saúde do DF. Poder participar disso nos deixa realizados e felizes”, fala Marcos Barboza, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Caesb.
Doações
Com o aumento de casos de Covid-19, a alta demanda por esse tipo de material – considerado essencial para o trabalho dos profissionais da saúde – provocou escassez no mercado.
Pensando nisso, a Caesb pensa em produzir máscaras “face shields” para doar à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, fazendo com que esses EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) cheguem às mãos de quem vai salvar vidas, atendendo casos de coronavírus.
Mas, para isso acontecer, a Caesb precisa de doações para adquirir novos materiais usados na produção e até uma nova impressora em 3D. Interessados em ajudar podem entrar em contato por meio do telefone (61) 3312-2062, ou dos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Créditos das Fotos: Marco Peixoto (Caesb)
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