Alteração de titularidade da conta, religação e revisão de conta são serviços mais solicitados
A suspensão do atendimento presencial ao público nos escritórios regionais da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), desde o dia 16 de março, provocou um aumento nos atendimentos virtuais realizados pela Empresa. Atualmente, a Caesb disponibiliza cinco canais remotos: WhatsApp, Agência Virtual, App, Site e telefone 115.
Nos meses de março e abril deste ano, a Caesb realizou 17.941 atendimentos pela Agência Virtual, um aumento de 117% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram realizados 8.256 atendimentos pelo mesmo canal. A tendência se manteve no App e no site. Nos meses de março e abril de 2019, foram recebidas 62 demandas pelo aplicativo e, neste ano, no mesmo período, foram 4.820. Já pelo site da Companhia, 4.948 demandas foram recebidas em março e abril deste ano e 1.524 no mesmo período de 2019.
O atendimento via Whatsapp, que teve início em caráter experimental no ano passado nas regiões de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga, também mostra uma demanda crescente. Em fevereiro deste ano, a Caesb recebeu 78 mensagens por Whatsapp. Em março 249 e, em abril, 419.
Nos canais virtuais citados acima, os serviços mais requisitados foram alteração de titularidade da conta, religação e revisão de conta. O Superintendente Comercial da Caesb, Diego Rezende, aponta que algumas das vantagens na utilização dos serviços virtuais são o fato de o usuário não precisar se deslocar a uma unidade física e ter mais celeridade nas respostas. “O tempo de análise em um atendimento presencial pode demorar mais, dependendo do serviço, pois tem mais processos. Quando esse mesmo serviço é solicitado on-line, o prazo pode ser reduzido até pela metade do tempo”, explica Diego.
Segundo o superintendente, os atendimentos virtuais dos últimos meses ultrapassam a metade dos presenciais no mesmo período em anos anteriores, o que demonstra que a maioria da população tem se habituado bem a essa nova realidade. “A taxa de retenção, que é quando o usuário é atendido e tem o seu problema sanado sem necessidade de ordem de serviço, melhorou consideravelmente. Dentro da normalidade, a média da taxa de retenção é de 83%, no atual cenário está em 97%, o que demonstra que a maioria dos atendimentos tem sido resolutivos”, comemora Diego.
Com relação à central de atendimento 115, em janeiro deste ano o serviço de URA – Unidade de Resposta Audível, foi automatizado. A URA funciona como um atendente eletrônico, por meio do qual são oferecidos serviços automáticos para os clientes, sem que haja a necessidade de interação com o atendimento humano.
Até o momento, os serviços mais solicitados neste canal foram consulta e informação de falta d’água (40%), consulta de débitos e segundas vias (21%) e solicitação de desobstrução de esgoto (13%). Também são oferecidos os serviços de revisão de conta e consertos de vazamento. Em fevereiro, a Empresa registrou 2.213 atendimentos, em março foram 8.077. Já em abril o número chegou a 12.188.
Para o Ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, responsável pela central de atendimento 115, a utilização deste serviço é mais ágil e prática. “Essas opções ampliam os canais de contato com a Caesb, tornando a jornada do cliente mais ágil, prática e agradável”, destaca.
A Caesb reitera que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.
Site oficial:
https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/
Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:
- IOS:
https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993
- Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile
Atendimento via WhatsApp:
O número é (61) 98480-5115 e atende as regiões de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga.
Consumo mínimo de água deixa de ser cobrado a partir do dia 1º de junho
(Atualizado em 30/3/2022)
No mês de junho, os clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) receberão suas faturas com as novas tarifas, relativas ao consumo de água e esgoto no mês de maio. O fim do consumo mínimo de 10m³ mensal é a mudança mais significativa na nova tabela. A partir do mês que vem, o pagamento dos serviços será feito pelo consumo efetivamente medido de água e de esgoto, adicionado à tarifa fixa de cada um desses serviços.
Outra importante alteração é a divisão das categorias de consumidores em quatro categorias, sendo que o consumo foi separado por 6 faixas para Residencial Padrão e Residencial Social. Para as categorias não residenciais, que hoje são Comercial, Industrial, Pública e Tarifa Paisagismo, haverá 5 faixas de consumo.
Para facilitar a cobrança, a nova conta de água e de esgoto terá duas linhas a mais na descrição dos serviços prestados pela Caesb: Duas linhas referentes às tarifas fixas de água e de esgoto. E outras duas linhas referentes às Tarifas Variáveis de Água e de Esgoto. A Tabela a seguir apresenta o valor da Tarifa Fixa para cada uma das categorias:
Categoria | Tarifa Fixa Água / Esgoto |
Residencial Padrão | R$ 8,00 |
Residencial Social (Tarifa Social) | R$ 4,00 |
Comercial, Industrial e Pública | R$ 21,00 |
Paisagismo | R$ 31,50 |
Dessa forma, o cliente pagará pela tarifa fixa de água, pela tarifa fixa de esgoto, pelo consumo variável de água e pelo consumo variável de esgoto. Pelas novas regras definidas pela Adasa, 40% da população do DF hoje estão na faixa de consumo de até 7 m³/mês e terão redução de até 65% na sua fatura. A nova estrutura tarifária prevê que o cliente que utilizar a água de forma racional e consciente terá uma redução em sua conta.
Um dos principais objetivos dessa mudança é estimular um uso mais racional e consciente de água, premissa presente em toda a nova estrutura. Ou seja, quem economizar mais, pagará menos.
Um exemplo:
Um cliente residencial que tenha consumido 4m³ observará em sua fatura da Caesb os seguintes itens:
Número de Unidades de Consumo | Volume Total (m³) | Preço (R$) | Subtotal (R$) |
1 | 4 | 2,99 | 11,96 |
Tarifa Variável de Água Residencial | R$ 11,96 | ||
Tarifa Variável de Esgoto Residencial 100% | R$ 11,96 | ||
Tarifa Fixa de Água Residencial | R$ 8,00 | ||
Tarifa Fixa de Esgoto Residencial 100% | R$ 8,00 | ||
Total a pagar | R$ 39,92 |
Número de Unidades de Consumo | Volume Total (m³) | Preço (R$) | Subtotal (R$) |
1 | 2 | 6,14 | 12,28 |
Tarifa Variável de Água Comercial | R$ 12,28 | ||
Tarifa Variável de Esgoto Comercial 100% | R$ 12,28 | ||
Tarifa Fixa de Água Comercial | R$ 21,00 | ||
Tarifa Fixa de Esgoto Comercial 100% | R$ 21,00 | ||
Total a pagar | R$ 66,56 |
O webinar é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes)
Com campanhas solidárias lançadas neste período de pandemia, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) participa, nesta quarta-feira (3/6), a partir das 10h, de um Webinar - videoconferência com intuito educacional - para debater o Voluntariado nas Empresas de Saneamento. Organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o evento terá a participação apenas de três empresas de saneamento do país. Além da Caesb, estarão no encontro a Cedae, do Rio de Janeiro, e a Sabesp, de São Paulo.
A Caesb será representada pela chefe da Assessoria de Comunicação, Kelly Almeida, que vai falar um pouco sobre as iniciativas tomadas pela Companhia desde o início da pandemia e a importância do envolvimento de todos os empregados em ações solidárias neste momento em que a solidariedade pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Primeira empresa pública a divulgar e orientar os empregados sobre o regime de trabalho durante a pandemia, a Caesb já lançou, desde o início da pandemia, três ações solidárias, além de ter anunciado, ainda em março, que não faria o corte de água por inadimplência. Entre as campanhas da empresa houve incentivo aos empregados para produção e doação de máscaras de pano, o que sensibilizou costureiras de Brasília e rendeu mais de 300 máscaras doadas à Empresa e distribuídas entre os empregados.
Engenheiros da Companhia também começaram a produzir máscara “face shield” na impressora 3D da Caesb. Inicialmente, os produtos seriam apenas para os operadores de estações de tratamento de água e esgoto, mas a mobilização e as doações dos próprios empregados permitiram que mais de 200 máscaras fossem doadas para hospitais e instituições que fazem atendimento à população.
Já em maio, a Caesb lançou uma campanha para arrecadar sabonetes e sabão em barra para doar às 400 famílias de crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Golfinho, desenvolvido pela Empresa e que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar com aulas de natação, futebol, além de apoio pedagógico. A Companhia já conseguiu a doação de aproximadamente 12 mil unidades dos itens de higiene. A entrega às famílias começa na próxima quinta-feira (4/6).
A conferência é gratuita e aberta ao público de todo país. Para participar, basta fazer a inscrição: https://www.eventials.com/abesdn/o-voluntariado-nas-empresas-de-saneamento/
Foram recebidos aproximadamente 12 mil itens de higiene pessoal. Entre os beneficiados estão quase 400 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Golfinho
Nesta quinta-feira (4), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começa a distribuir os quase 12 mil itens de higiene pessoal arrecadados durante a campanha solidária. Foram doados barras de sabão e sabonetes. Lançado no dia 5 de maio, o projeto tem como objetivo ajudar famílias vulneráveis a garantir a prevenção e evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Foram recebidas muitas doações de pessoas físicas e empresas voluntárias que apoiam e entendem que ações de solidariedade são de grande importância neste momento de pandemia.
Entre os doadores estão os próprios empregados e aposentados da Caesb, associados da Caesb Esportiva e Social (Caeso), equipes do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (Secom) – que se uniram à campanha e viraram pontos de coleta dos itens –, a empresária Pollyana Prudente, a Drogaria Brasil, a Mirante Incorporações, que já doou 2 mil sabonetes, o Shopping DF Plaza, além de pessoas anônimas da comunidade que estão deixando suas doações nos pontos de coleta.
Os primeiros itens de higiene pessoal arrecadados serão doados para 250 crianças e adolescentes inscritos no Projeto Golfinho, com idades entre 6 e 16 anos, do Itapoã e do Paranoá. Os kits individuais contêm um pacote com 12 unidades de sabonete e 10 barras de sabão.
“Uma das formas de prevenção à pandemia é a higienização. Doar material de limpeza para higienização dessas famílias que muitas vezes não têm condição é muito gratificante e deixa as crianças felizes, além de evitar a contaminação pelo vírus. Agora as crianças estão em casa, sem poder participar do projeto Golfinho que as oferece suporte. É uma ajuda necessária neste momento”, explicou Nívia Pedrosa de Oliveira, Gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social.
Doações recebidas a partir de agora serão destinadas para as quase 200 crianças e adolescentes de Ceilândia. Incluindo os familiares, a ação pode beneficiar um público de ao menos 1,5 mil moradores de Ceilândia, Itapoã e Paranoá, regiões onde há vulnerabilidade social.
A meta inicial é arrecadar ao menos 20 mil unidades de sabonetes e sabão em barra. Mas, este é só o começo. A campanha solidária continuará recebendo as doações nas portarias das unidades Sede e SIA da Caesb, na Secretaria de Comunicação do DF (no Palácio do Buriti) e na sede do Biotic.
Quem quiser pode participar das entregas em ação alternada para não haver aglomeração de pessoas. Neste momento, os cuidados com a higiene pessoal podem salvar vidas. Ajude doando sabonete e/ou sabão em barra.
Projeto Golfinho
Por prestar um serviço essencial à população, como o fornecimento de água de qualidade e o tratamento de esgoto, a Caesb não paralisou os seus serviços, mas precisou suspender algumas atividades. Entre elas, o Projeto Golfinho, onde os jovens têm aulas de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico para atividades escolares, além de aprenderem sobre educação ambiental. Sem as atividades, as crianças e os adolescentes precisam ficar em casa.
A Caesb entende que a higiene pessoal deve ser reforçada, principalmente neste momento de prevenção da COVID-19.
Onde entregar as doações
Mais informações
Quem quiser participar da campanha e não puder levar a doação até um dos pontos, pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Caesb pelo número 3213-7117.
Primeiras famílias beneficiadas moram na região do Itapoã
A campanha solidária da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para arrecadar sabonetes e barras de sabão levou um alento a 180 famílias do Itapoã, onde 250 crianças entre 6 e 16 anos de idade participam do projeto socioambiental Golfinho. Cada kit entregue contém 12 sabonetes e um pacote de barras de sabão. Incluindo os familiares, a ação pode beneficiar um público de ao menos 1,5 mil moradores de Ceilândia, Itapoã e Paranoá, regiões onde há vulnerabilidade social.
A campanha solidária foi lançada no dia 5 de maio, com a meta inicial de arrecadar ao menos 20 mil unidades de sabonetes e sabão em barra. Nesta primeira etapa, foram recolhidos 12 mil itens de higiene pessoal para ajudar famílias vulneráveis a garantir a prevenção e evitar o contágio pelo novo coronavírus.
A iniciativa da Caesb foi reconhecida e parabenizada pelos beneficiários. A dona de casa Neuza Nogueira agradeceu pelo kit recebido e enumerou todas as atividades que vai realizar com os itens: “Lavar a roupa, tomar banho e lavar muita louça. São cinco pessoas lá em casa o dia todo. Tem muito serviço”, contou sorrindo enquanto levava as barras de sabão e os sabonetes para a família.
Uma das beneficiárias, Maria Marli Pereira da Silva, avó da Maria Eduarda (9 anos), explicou que “o material de limpeza doado é importante para lavar as mãos por causa do vírus e também porque ajuda manter a casa limpa, antes de passar a água sanitária no chão. Se precisar sair de casa, sempre usar a máscara e usar álcool em gel.” Maria Eduarda completou que a doação vai ajudar muito a avó, responsável pelos cuidados da casa.
Entre os doadores estão os próprios empregados e aposentados da Caesb, associados da Caesb Esportiva e Social (Caeso), equipes do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e da Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal (Secom) – que se uniram à campanha e viraram pontos de coleta dos itens –, a empresária Pollyana Prudente, a Drogaria Brasil, o servidor do TJDFT, Michael Xavier, a Mirante Incorporações, que iniciou a campanha doando 2 mil sabonetes, o Shopping DF Plaza, além de advogados de Brasília e pessoas anônimas da comunidade que estão deixando suas doações nos pontos de coleta.
Para Moisés da Silva Leão, “a doação desses produtos de limpeza foi algo muito especial para combater o vírus”. Ele é pai da estudante Maísa (11 anos) que frequenta o projeto Golfinho no contraturno da escola. Nos núcleos educacionais, os jovens têm aulas de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico para atividades escolares, além de aprenderem sobre educação ambiental. Sem as atividades, interrompidas em razão do novo coronavírus, as crianças e os adolescentes precisam ficar em casa.
“Os sabonetes vão ajudar a prevenir o coronavírus porque toda vez que sair do banheiro tem de lavar as mãos, além de limpar a casa”, disse o estudante Bruno, que foi buscar o kit ao lado da mãe, Leidiane Morais.
Para doar
A campanha solidária continuará recebendo as doações nas portarias das unidades Sede e SIA da Caesb, na Secretaria de Comunicação do DF (no Palácio do Buriti) e na sede do Biotic. As novas doações vão atender o núcleo de Ceilândia, onde 150 crianças frequentam a unidade do projeto Golfinho.
Neste momento, os cuidados com a higiene pessoal podem salvar vidas. Ajude doando sabonete e/ou sabão em barra.
Onde entregar as doações
Sede da Caesb (Lotes 13 / 21 – Centro de Gestão de Águas Emendadas, Av. Sibipiruna – Águas Claras)
Unidade da Caesb no SIA (Lote F – SAPS, SIA Trecho 1)
Secretaria de Comunicação do DF (Portaria do Palácio do Buriti, Térreo)
Biotic (Parque Tecnológico de Brasília, Lote 4, Edifício de Governança, Bloco “B”, 2º Andar, entre o Parque Nacional e a Granja do Torto)
Mais informações
Quem quiser participar da campanha e não puder levar a doação até um dos pontos, pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Caesb pelo número 3213-7117.
Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)
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