Clientes de Planaltina e Samambaia contam com o atendimento da Caesb pelo WhatsApp há 6 meses. Essas foram as primeiras cidades do DF que tiveram o serviço disponibilizado pela Companhia em outubro do ano passado.
Em 6 meses de atendimento, foram geradas 174 ordens de serviço (OSs) para Planaltina e 111 para Samambaia. Os serviços mais solicitados nestas RAs são conserto de vazamento em tubulação da Caesb, desobstrução da rede de esgoto, revisão de dados cadastrais e de conta, corte a pedido, religação e verificação de falta d’água.
O objetivo da Companhia ao implantar o WhatsApp faz parte da busca permanente da Empresa em melhorar o atendimento ao cliente e solucionar as demandas no menor tempo possível. A gerente de Procedimentos, Controle e Informações Comerciais da Caesb, Drielle da Silva, explica que pelo WhatsApp o usuário tem acesso a todos os serviços disponíveis nos escritórios presenciais, mas com a facilidade de resolver as situações sem precisar sair de casa. “É uma ferramenta muito importante em tempos de isolamento social. O usuário pode solicitar qualquer serviço, tirar dúvidas ou pedir informações”, ressaltou Drielle.
Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga também já contam com o serviço de WhatsApp. Desde a implantação do atendimento, em outubro do ano passado, 3.501 usuários já utilizaram o aplicativo para solicitar serviços, sendo que muitos deles tiveram mais de um tipo de demanda. No total, foram recebidas 38 mil mensagens. O número para atendimento é o (61) 98480-5115. As cidades que têm a opção do atendimento pelo WhatsApp apresentavam mais demandas à Caesb. A Empresa estuda a expansão deste tipo de atendimento para outras regiões do DF.
Atendimento ao cliente durante a pandemia
O atendimento ao público nos escritórios regionais da Caesb está suspenso desde o dia 16 de março. Mas a Empresa reforça que os serviços são oferecidos em meios virtuais, como site, aplicativo e telefone.
Pelo aplicativo de autoatendimento, disponível para download nos sistemas Android e IOS, os usuários podem solicitar revisão ou segunda via de contas, consultar falta d’água, alteração de titularidade e vencimento, além de informações sobre consumo de água, consulta de protocolos, entre outras opções.
O site oficial da Companhia também oferece esses serviços e outros, como parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular da conta e do vencimento, religação de água ou situação de débito. O cliente pode acompanhar também pelo site o andamento do seu protocolo de atendimento.
Outra opção virtual é a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 115. Por ele, o usuário tem informações sobre a Caesb, solicita manutenção de água e esgotos e ainda serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação. Por meio do 115, o usuário pode também obter informações sobre as faltas de água nas regiões administrativas do DF.
Mulheres produziram 250 máscaras de tecido. Os itens estão disponíveis na Secretaria-Geral e cada interessado pode pegar uma unidade. A partir desta quinta, o uso da máscara é obrigatório no DF
Lançada no sábado (25), a campanha da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), incentivando os empregados a produzir e doar máscaras de tecido para ajudar a prevenir o coronavírus, surtiu efeito e, além de ganhar a adesão dos funcionários, alcançou o público externo.
Três costureiras se mobilizaram e ajudaram doando 250 máscaras de tecido para os empregados da Caesb. Com muito carinho, Francisca Ancelma e Beta Coelho, moradoras de Planaltina de Goiás, e Cícera Urbano, do Cruzeiro, produziram os itens de proteção em estampas diversas e embalaram em saquinhos.
As máscaras caseiras estão disponíveis para retirada na Sede da Companhia, e cada empregado que precisar pode pegar uma unidade. A Caesb agradece as doações das costureiras que farão diferença neste momento delicado vivido com o novo coronavírus. E também agradece aos empregados que já fizeram a própria máscara e doaram outras aos colegas.
A Companhia aproveita para lembrar que, a partir desta quinta-feira (30/4), o uso da máscara de proteção é obrigatório para circulação nas vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço. A determinação obedece ao Decreto n° 40.648, publicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em 23 de abril.
Faça a sua máscara também: https://www.caesb.df.gov.br/8-portal/noticias/1097-25-04-20-campanha-da-caesb-incentiva-empregados-a-produzir-e-doar-mascaras-caseiras-para-ajudar-a-prevenir-coronavirus.html
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Créditos das fotos: Divulgação Caesb
Os cuidados com a higiene pessoal salvam vidas
Faça a sua doação. Ganhe um coração aquecido!
Neste momento em que o isolamento social se faz necessário para garantir a prevenção e evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entende que a higiene pessoal deve ser reforçada mesmo aos que podem ficar dentro de casa. E ainda mais aos que precisam ir às ruas. Por isso, a Empresa lança, nesta terça-feira (5/5), Dia Mundial de Higiene das Mãos, uma campanha solidária para arrecadar sabonetes e sabão em barra para famílias do DF em situação de vulnerabilidade social. A campanha é aberta aos empregados da Caesb, à população e à iniciativa privada. Já anunciaram adesão à rede de apoio a Mirante Incorporações, que já doou 2 mil sabonetes, e o Shopping DF Plaza. A meta é arrecadar ao menos 20 mil unidades.
Por prestar um serviço essencial à população, como o fornecimento de água de qualidade e o tratamento de esgoto, a Caesb não paralisou os seus serviços, mas precisou suspender algumas atividades. Entre elas, o Projeto Golfinho, que atende crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos de regiões onde há vulnerabilidade social. Mais de 400 inscritos fazem aulas de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico para atividades escolares, além de aprenderem sobre educação ambiental. Sem as atividades, as crianças e os adolescentes precisam ficar em casa.
Entendendo que uma das principais formas de prevenção à contaminação pelo coronavírus e outras doenças é a lavagem das mãos com água e sabão, a Caesb decidiu iniciar a campanha de arrecadação de sabonetes e sabão em barra para doar às famílias das crianças e dos adolescentes do Projeto Golfinho, o que pode beneficiar um público de ao menos 1,5 mil moradores do DF.
As doações serão recebidas nas portarias das unidades da Caesb e em locais indicados pelos parceiros da campanha para facilitar o recebimento e o armazenamento das doações. A Caesb vai receber as doações nas portarias das unidades Sede (Lotes 13 / 21 - Centro de Gestão de Águas Emendadas, Av. Sibipiruna - Águas Claras) e SIA (Lote F - SAPS, SIA Trecho 1).
Os produtos serão recolhidos durante os próximos 30 dias, mas o prazo pode ser prorrogado. A distribuição será realizada na primeira semana de junho pelas equipes da Empresa e por voluntários que tenham interesse em participar.
INFORMAÇÕES
Proposta: Em meio à pandemia do novo coronavírus, ações de solidariedade e de voluntariado têm demonstrado grande eficiência na ajuda ao próximo. Com o objetivo de colaborar neste difícil momento, a Caesb decidiu lançar uma campanha, entre os empregados, empresários e a população geral do DF, para arrecadar sabonete e sabão em barra.
Beneficiados: Famílias de crianças e adolescentes, entre 6 e 16 anos, moradoras de Ceilândia, Itapoã e Paranoá, atendidas pelo Projeto Golfinho, desenvolvido pela Caesb, e centros do Governo do Distrito Federal que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Projeto Golfinho:
Desenvolvido pela Caesb há 18 anos, o Projeto Golfinho tem como principal objetivo a construção da cidadania de crianças em situações de vulnerabilidade, tanto financeira quanto emocional, por meio do esporte e de apoio pedagógico para atividades escolares. Os alunos frequentam o projeto duas vezes por semana no turno contrário ao da escola. Neste período, eles têm aula de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico para atividades escolares, além de aprenderem sobre educação ambiental. Os participantes também recebem lanche e um kit com touca, sunga ou maiô, toalha, prancha, espaguete e bolsa para as aulas de natação.
Atualmente, o Projeto atende crianças e adolescentes de 6 a 16 anos nas regiões de Ceilândia, Itapoã e Paranoá. Os participantes de Ceilândia realizam suas atividades no núcleo daquela cidade. Já os alunos do Itapoã e Paranoá permanecem no Itapoã até os 10 anos. Após essa idade, são transferidos para o núcleo do Israel Pinheiro, no Lago Sul. O transporte é fornecido pela Caesb para que os participantes possam chegar aos núcleos. Ao completarem 14 anos, os adolescentes são encaminhados para o projeto Empregado Aprendiz e podem trabalhar na Caesb ou em outros órgãos do governo.
Como posso ajudar? Doando sabonete e/ou sabão em pedra.
Posso participar? Claro. A iniciativa é aberta a todos que quiserem ajudar o próximo.
Onde entrego minhas doações? A Caesb vai receber as doações nas portarias das unidades Sede (Lotes 13 / 21 - Centro de Gestão de Águas Emendadas, Av. Sibipiruna - Águas Claras) e SIA (Lote F - SAPS, SIA Trecho 1). A partir da próxima semana, a Empresa vai divulgar mais pontos de arrecadação.
Quanto tempo eu tenho para doar? As doações serão recolhidas pelos próximos 30 dias, a contar de 5 de maio, mas o prazo pode ser prorrogado.
E a distribuição? Vai começar no início de junho e seguindo todos os cuidados de prevenção ao coronavírus. Quem quiser pode participar das entregas em ação alternada para não haver aglomeração de pessoas.
Tanque terá capacidade de 30 mil m³ na Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília
Gizella Rodrigues, da Agência Brasília
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) quer garantir o abastecimento do Distrito Federal pelos próximos 50 anos pelo menos, mesmo com o surgimento de novos empreendimentos e crescimento da população.
Para isso, está construindo um novo reservatório com capacidade de 30 mil m³ na Estação de Tratamento de Água (ETA) Brasília, responsável pelo fornecimento de água para quase 30% da população do DF.
O novo reservatório, que é dividido em duas partes, vai substituir um dos três tanques da estação, o R1, em funcionamento desde 1960 e que chegou ao final de sua vida útil. O desgaste de mais de meio século de uso comprometeu sua capacidade. Já não é mais possível usar a altura máxima e o reservatório, que também armazenava 30 mil m³, opera com 70% de sua capacidade e guarda apenas 21 mil m³ de água.
“É uma questão de segurança, ele até poderia operar com mais água, mas pela sua idade existe um risco de colapso da estrutura”, afirma Rodrigo Paiva Oliveira Depri, gerente da Caesb e gestor do contrato de execução do reservatório.
O novo reservatório também vai permitir a diminuição do risco de falta d’água, devido ao aumento da capacidade de reservação. A Caesb também identificou vazamentos na estrutura feita de concreto armado na década de 60, o que causava perdas para a companhia e desperdício de água. Ações preventivas e corretivas chegaram a ser feitas, mas elas não conseguiram prolongar a eficiência do reservatório.
A preocupação é que os vazamentos causem a corrosão da estrutura. O novo tanque é totalmente metálico, o que permite mais rapidez na execução da obra e exige menos manutenção. “E quando é preciso fazer uma intervenção ela é muito mais simples”, ressalta Depri.
O presidente da Caesb, Daniel Rossiter, ressalta que a construção do novo reservatório na ETA Brasília é um presente do GDF para os 60 anos de Brasília. “O R1, chamado assim por ter sido o primeiro de Brasília, leva água para mais de 20 regiões e é de extrema importância para toda a população. Estamos modernizando o sistema e aperfeiçoando as obras para garantir segurança hídrica aos brasilienses”, afirma.
Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra conta com investimento de R$ 35 milhões e teve início em fevereiro do ano passado. O consórcio contratado foi o Elevação SM7, formado pelas empresas Construtora Elevação Ltda e SM7 Engenharia, Tecnologia e Importação Ltda.
O gerente da Caesb garante que a idade do reservatório, que guarda as águas captadas dos mananciais Santa Maria e Torto e do Ribeirão Bananal, não compromete o abastecimento da população. “Estamos revitalizando nossas instalações, garantindo a disponibilidade atual de água com maior qualidade, inclusive com possibilidade de aumento do atendimento de novas localidades, visto que serão acrescidos 9 mil m³ na capacidade de reservação”, explica.
A ETA Brasília é a responsável direto pela regularização da produção de água para a Asa Norte e fornece água para o abastecimento de Brasília (Plano Piloto), Noroeste, Sudoeste, Octogonal, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Cidade Estrutural, Cidade do Automóvel, Lago Sul, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral, Taquari, Lago Norte, Varjão, Granja do Torto, Sobradinho II (Condomínios RK e Grande Colorado), Paranoá e Itapoã. Desde a crise hídrica leva água também para o Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, SMPW 01 a 05 e parte de Águas Claras.
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Fotos: Joel Rodrigues - Agência Brasília |
Alteração deve diminuir até 65% da conta de 40% dos consumidores
(Atualizado em 30/3/2022)
A partir do dia 1º de junho, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) aplicará as alterações provocadas pela Lei Distrital no. 6.272/2019, que implementa uma nova forma de cobrança das tarifas de água e esgoto no Distrito Federal.
A principal mudança na nova tabela é o fim do consumo mínimo de 10m³ por mês, relativos ao fornecimento de água de cada unidade de consumo. Com o fim da cobrança do consumo mínimo, o pagamento se dará pelo consumo efetivamente medido.
Passa a ser arrecadada uma tarifa fixa de R$ 8,00 para a categoria residencial e R$ 21,00 para não residencial, além da cobrança do valor efetivamente consumido de água e de esgoto.
Hoje, 40% da população do DF estão na faixa de consumo de até 7 m³/mês e terão redução de até 65% na sua fatura. Um dos principais objetivos dessa mudança é estimular um uso mais racional e consciente de água, premissa presente em toda a nova estrutura. Ou seja, quem economizar mais, pagará menos.
Tarifa Social
A principal inovação é a ampliação substancial do número de beneficiados pela Tarifa Social, de 3 mil para aproximadamente 70 mil famílias, com renda per capita entre zero e R$ 178. Para ter direito à Tarifa Social, basta que o titular da conta de água seja beneficiário do Programa Auxílio Brasil e esteja com CPF cadastrado e atualizado no CadÚnico pela SEDES.
Os beneficiários obtêm 50% de desconto na tarifa residencial e isenção no custo da ligação de esgoto. Pela nova estrutura, a tarifa média para quem consome 1 m³/mês nesta categoria terá uma redução de 82%.
Importante lembrar que a tarifa social é limitada a um consumo de 30 m³/mês de água O consumo excedente será faturado sem desconto na tarifa, portanto o uso consciente de água é fundamental para garantir a tarifa reduzida.
Ou seja, se você é beneficiário do Programa Auxílio Brasil e a conta de água não está no seu nome, aproveite e atualize seu cadastro no autoatendimento para ter direito à tarifa social. Basta solicitar a alteração de titularidade em um dos canais disponíveis.
Como alterar a titularidade da conta de água
Em relação à tarifa social, a Caesb informa que o cliente não precisa sair de casa. Os beneficiários deverão solicitar a mudança na titularidade da conta, caso não sejam os responsáveis financeiros, por meio do site (www.caesb.df.gov.br), dos aplicativos disponíveis no sistema IOS (Apple) ou Android.
É importante lembrar que, somente após a aprovação do cadastro pessoal e da vinculação ao imóvel, o usuário passa a ser o responsável pelas contas do imóvel, pois muitos usuários entendem que apenas a realização do cadastro no site já efetiva a alteração de titularidade.
Confira o passo a passo para a alteração de titularidade no site, nos aplicativos e nos postos de atendimento:
No site da Caesb:
1 - O cliente deve acessar o site da Caesb ou digitar o endereço https://www.caesb.df.gov.br/.
2 - Depois deve clicar no banner Autoatendimento ou digitar o endereço https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/.
3 - Na sequência, deve clicar no botão Alteração de Titularidade.
4 - Se o usuário não estiver com seu cadastro pessoal atualizado deverá apresentar os documentos pessoais legíveis, completos e não podem estar rasurados ou com emendas.
5 - Após o seu cadastro pessoal no serviço de Alteração de Titularidade, o usuário deverá encaminhar o comprovante de vínculo com o imóvel no serviço de Alteração de Titularidade. Confira aqui os documentos pessoais e os que comprovam o vínculo com o morador ou responsável pela residência (https://www.caesb.df.gov.br/relacao-documentos).
Nos aplicativos IOS e Android:
1 - O cliente deve baixar o aplicativo de acordo com o sistema operacional do seu smartphone.
Para aparelhos Android, o endereço é o seguinte: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile.
Para aparelhos IOS, o endereço é o seguinte: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993.
2 - Os passos se repetem para a mudança da titularidade.
Nos postos de atendimento:
1 - O cliente deve, preferencialmente, se dirigir à unidade de atendimento próximo à sua residência, portando os documentos pessoais legíveis, completos e não podem estar rasurados ou com emendas, além do comprovante de vínculo com o imóvel. Confira aqui os documentos pessoais e os que comprovam o vínculo com o morador ou responsável pela residência (https://www.caesb.df.gov.br/relacao-documentos).
2 - IMPORTANTE: Em razão da pandemia da Covid-19, o atendimento nos escritórios de atendimento e nas unidades do Na Hora devem ser agendados.
Mais informações
Para saber mais sobre o assunto e o impacto dessa mudança na sua conta, acesse o site da Caesb e faça a simulação de seu consumo com a nova estrutura tarifária. Outras informações sobre esta mudança poderão ser obtidas pela Central 115 ou através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
Av. Sibipiruna - Lotes 13/21 - Centro de Gestão Águas Emendadas - Águas Claras - Brasília/DF - CEP: 71.928-720
Central de Atendimento ao Usuário: Fone 115 (24 horas)