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29/12/20 - Trânsito na DF-087 será interrompido para obras da Caesb

Interrupção ocorrerá nesta quarta-feira (30)


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que, nesta quarta-feira (30), o trânsito na DF-087 será interrompido das 8h às 17h. A ação é necessária para a instalação de cobertura no vão de iluminação natural da via. O trânsito será controlado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER).

A DF-087, conhecida como via do Jóquei, é a pista que liga a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) à via Estrutural. Para acessar a DF-087, o motorista deverá utilizar o viaduto do Guará e fazer o retorno.

O trecho de cobertura da adutora já foi executado, com a colocação de grades fabricadas em tela chapa expandida e cantoneiras. Para a conclusão dos serviços, será utilizado um caminhão basket, sendo necessário interromper o trânsito na via.

A previsão de duração dos serviços é de 8 horas. No entanto, se houver necessidade, os trabalhos serão concluídos no dia seguinte (dia 31).

13/01/21 - Atendimento presencial é retomado nos escritórios da Caesb

Os clientes podem comparecer nas unidades, mas é preciso fazer o agendamento no site da Companhia


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) reabriu os escritórios de atendimento e voltou a receber o público. O atendimento presencial será das 11h às 17h, mas apenas para os clientes que realizarem o agendamento disponível no site da Empresa (https://caesb.df.gov.br/portal-servicos/). Os serviços estavam sendo realizados remotamente em função da pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, 12 escritórios estarão disponíveis - com exceção do Paranoá que está em reforma. Veja aqui os endereços dos escritórios. De acordo com o superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende, foram definidos os serviços que serão realizados. “No agendamento, o cliente vai poder escolher entre ligação de água, religação, desmembramento, remanejamento, parcelamento, corte a pedido e alteração de titularidade”, explica.

A quantidade de agendamentos por escritórios será de acordo com a disponibilidade de atendentes, respeitando os protocolos de segurança para evitar aglomerações e preservando o distanciamento social. Os empregados da Caesb receberam equipamentos de proteção.

“O objetivo da reabertura é possibilitar o atendimento aos usuários que apresentam dificuldade com os meios digitais e retomar, gradualmente, os serviços presenciais. Todas as medidas preventivas de combate ao novo coronavírus serão adotadas e respeitadas”, esclarece Diego Rezende.

Apesar do retorno das atividades, o superintendente recomenda que os usuários busquem os serviços de atendimento presencial somente em “casos de urgência”. “O importante é que o usuário só procure um escritório caso tenha muita dificuldade em utilizar os serviços digitais. Desta forma, as unidades vão estar sempre disponíveis para quem mais precisa”, reforça.

Além do atendimento presencial, os usuários têm a opção de utilizar os canais virtuais da Caesb. Neles, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação. Confira a lista dos documentos necessários para o atendimento presencial.

Quem precisar do atendimento presencial deve seguir algumas recomendações:
· Passar por aferição da temperatura na entrada do escritório;
· Usar máscara durante todo o período que permanecer nas dependências do local;
· Usar álcool em gel disponível nos dispensadores para higienização das mãos e
· Manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.

Site oficial: https://www.caesb.df.gov.br/

Endereços dos escritórios de atendimento: https://atlas.caesb.df.gov.br/portal/apps/MapJournal/index.html?appid=39f3636c10664dfabc3b05757e656acc

Documentos necessários: https://www.caesb.df.gov.br/relacao-documentos.html

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

- IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

Central de Atendimento ao Cliente: 115

29/01/21 - Caesb realiza melhorias na Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília

O objetivo é garantir a qualidade de água captada no córrego Cabeça de Veado e preservar o bioma Cerrado

 

Com o objetivo de garantir a qualidade da água captada no córrego Cabeça de Veado, localizado na Estação Ecológica Jardim Botânico de Brasília, e preservar o bioma Cerrado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está concluindo obras de melhorias e conservação dentro do JBB. Foram construídas barreiras para controlar o escoamento de águas pluviais e, consequentemente, reduzir o transporte de material no Córrego Cabeça de Veado, que contém captações destinadas ao abastecimento público.

Segundo o gerente de Gestão de Bacias de Mananciais da Caesb, Henrique Cruvinel, as obras foram definidas após uma vistoria conjunta com técnicos do Jardim Botânico. “Identificamos que sedimentos provenientes de uma estrada de terra dentro do próprio Jardim Botânico estavam sendo carregados para o córrego, o que necessitava de adequações para melhorar a drenagem”, destacou o gerente. Com as obras, haverá uma redução na quantidade de água conduzida por meio da pista de rolamento, protegendo a via de estragos causados pelas chuvas e evitando erosões às margens do manancial.

A diretora de Vegetação e Flora do JBB, Priscila Oliveira, lembrou as rondas realizadas diariamente pelas equipes de fiscalização. “Os técnicos trabalharam em parceria com a equipe da Caesb e identificaram que a alta inclinação da estrada impactava diretamente o córrego. A equipe de fiscalização acompanhou os trabalhos para garantir a preservação ambiental. Temos uma captação muito importante para a população que mora ao lado da Estação Ecológica. A água que abastece esses usuários vem do Cerrado. É preciso preservá-la sempre”, ressaltou a diretora.

Obras

Durante as obras foram construídas lombadas nas vias internas da Estação Ecológica, bem como desvios e bacias para escoamento superficial e redução dos picos de cheia. Também foi realizada a reposição de cascalho, corrigindo deformações e compactação na pista. Com investimentos de cerca de R$ 20 mil da Caesb, foram utilizados equipamentos de movimentação de terra de pequeno porte, garantindo a conservação do local e evitando impactos ambientais.

Para o gerente de manutenção civil da Caesb, Edson Brigagão, as obras vão garantir inúmeras vantagens. “Além dos benefícios diretos à conservação das vias internas do Jardim Botânico, a construção de bacias de acumulação, conhecidas como baciões, propiciam a redução do pico de cheias, favorecem a infiltração de água no solo e o aumento na recarga do aquífero”, afirmou.

Outro benefício esperado, segundo Edson, é o controle da transparência da água da captação Cabeça de Veado nº 04. “Um elevado nível de turbidez pode inviabilizar, momentaneamente, a retirada de água e o seu tratamento. Além desta consequência indesejável, o carreamento de materiais sólidos acelera o processo de assoreamento do córrego que pode prejudicar o funcionamento da elevatória de água bruta”, afirmou.

Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)

 

 

02/02/21 - Programa de Negociação de Débitos (PND 2020) da Caesb é prorrogado

Clientes podem negociar os débitos vencidos até o dia 31 de março

 

Atualização (O programa foi encerrado em 30 de abril de 2021)


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) decidiu prorrogar até 31 de março o Programa de Negociação de Débitos 2020 (PND 2020). Implantado em 14 de dezembro do ano passado, o Programa já negociou dívidas no valor de R$ 11.750.879,43. Desse total, R$ 10.326.922,57 foram para pagamento de débitos à vista e R$ 1.423.956,86 parcelados.

Segundo o superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende, a Empresa optou por prorrogar o prazo em função da procura ter aumentado no último mês. “Os escritórios da Caesb retomaram o atendimento no dia 11 de janeiro e, a partir disso, notamos um aumento significativo nos agendamentos para negociação de débitos. Para atender todos os interessados de forma segura e seguindo os protocolos, prorrogamos o prazo até 31 de março”, explica o superintendente.

Qualquer pessoa física que tiver débitos vencidos até 30 de novembro de 2020 pode ter desconto de até 99% nos juros de mora para pagamento à vista e juros de parcelamento reduzidos para negociações parceladas. O objetivo do PND é garantir ao consumidor pessoa física o pagamento das contas atrasadas.

Os usuários que estavam inadimplentes receberam um comunicado entre 14 de dezembro e 31 de janeiro de 2021, com o valor à vista. Quem efetuou o pagamento por meio deste boleto já teve os débitos quitados, com exceção daqueles títulos que se encontram protestados. Neste caso, a negociação deve ser feita por meio de agendamento de atendimento.


Para os usuários que optarem pelo parcelamento das dívidas, o desconto dos juros será progressivo, de acordo com a quantidade de parcelas. O cliente deve acessar a área de autoatendimento no site da Caesb (https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/) e clicar na opção Parcelamento de Débitos.

 

Quantidade de Parcelas

Percentual de desconto nos juros de mora

Juros sobre o parcelamento

À vista

99%

0%

1 a 6

90%

0,17 % a.m.

7 a 12

80%

0,17 % a.m.

13 a 24

70%

0,17 % a.m.

25 a 47

60%

0,17 % a.m.


Os escritórios de atendimento da Companhia estão realizando o atendimento presencial para os usuários interessados em aderir ao Programa. Para isso, o cliente deve agendar o atendimento no site da Empresa (https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/). Ao todo, 12 escritórios estão atendendo presencialmente, das 11h às 17h. Veja aqui os endereços dos escritórios.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Para todos os casos de negociação, inclusive para pagamento à vista, será necessária a atualização cadastral do usuário, que pode ser feita após cadastro prévio no site da Caesb e apresentação dos documentos pessoais e de vínculo ao imóvel (https://www.caesb.df.gov.br/relacao-documentos.html).

Na sequência, deve ser acessado o autoatendimento, clicando em “Alteração do Titular da Conta”. Também é possível atualizar os dados pelo aplicativo da Caesb, em “Alterar Titularidade”, pela Agência Virtual e nas unidades do Na Hora de Ceilândia, Riacho Fundo, Taguatinga e Gama, por meio de agendamento prévio, no site da Caesb.


05/02/21 - ETA Rio Descoberto completa 35 anos abastecendo 60% da população do DF

Estação de Tratamento de Água atende 16 cidades e produz metade da água da capital

 

A Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto (ETA RD) completa 35 anos no dia 7 de fevereiro. Com uma vazão média, em 2020, de 4.000 litros/segundo, ela atende 16 regiões do Distrito Federal e é a principal unidade de tratamento de água da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). A ETA é responsável por 50% da água produzida na capital, o que corresponde ao atendimento de quase 60% da população do DF.

A operação da ETA Rio Descoberto foi iniciada em fevereiro de 1986. À época, tinha capacidade de tratamento de 3.000 l/s com tecnologia de filtração direta. Com o passar do tempo, a capacidade foi aumentando e os processos ficaram mais modernos. Os diversos investimentos e melhorias permitiram a redução das perdas de água de 5% a quase zero.

Atualmente, a ETA RD atende as cidades de Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Park Way, Candangolândia, Sol Nascente, Pôr do Sol e Arniqueiras.

Segundo o gerente dos Sistemas Produtores de Água Descoberto e Brazlândia, Wellington Ribeiro de Freitas, a partir de  2010, a Companhia intensificou os investimentos na automação das unidades operacionais, incluindo a ETA RD. “Com isso, houve o desenvolvimento de um novo sistema de supervisão e infraestrutura composta por rede de transmissão, equipamentos, instrumentação de processo e nova sala de operação, propiciando, assim, melhoria das condições operacionais da unidade e da estabilidade do processo”, esclarece o gerente.

Por ser grande e por sua arquitetura permitir a visualização da água que chega à estação, a ETA RD recebe um elevado número de visitantes todos os anos. Técnicos de diversos países e outras companhias de saneamento vão à unidade para entender o sistema, considerado uma referência. Em 2019, a estação recebeu a visita de quase 1.400 pessoas, entre alunos de escolas públicas e outras instituições. Com a pandemia, as visitas estão suspensas.

UMA ESTAÇÃO FEITA DE HISTÓRIAS

O operador de estação Walterci Antonio Teixeira trabalha na ETA RD desde a inauguração. Quando começou sua trajetória no local, era solteiro, não tinha filhos nem netos. Hoje, com 40 anos de Caesb e família constituída, ele lembra das mudanças durante as décadas de trabalho. “Antigamente tudo era manual, fazíamos as medições e anotávamos com caneta. Abríamos as comportas de água manualmente. Hoje, tudo é automatizado, a tecnologia ajudou muito!”, vibra o operador. “Já passei muitos natais e viradas de ano na ETA, minha companheira. Já até tomei café com governador”, orgulha-se.

A técnica de saneamento Marli de Fatima Ferreira, que atualmente é supervisora na Coordenadoria de Operação dos Sistemas São Sebastião, Cabeça de Veado e Jardim Botânico, trabalhou na ETA RD durante 15 anos. Em 1989, quando começou na unidade, a automatização ainda não tinha chegado. “Em 1996 tive a oportunidade de acompanhar a obra de ampliação da estação com muitas melhorias, como o aumento do número de filtros, a construção de floculadores, a implantação da automação e a recuperação da água de lavagem dos filtros. Tudo isso trouxe muita experiência para minha vida profissional. Só tenho a agradecer por ter trabalhado com uma equipe tão competente e pelo conhecimento adquirido ao longo dos anos”, conta Marli.

A engenheira química Marcia Morato, atualmente gerente dos Sistemas Produtores de Água Sobradinho e Planaltina, trabalhou na ETA RD entre 1998 e 2015. Inicialmente analista, foi promovida a coordenadora e chegou a gerente da unidade. Marcia ressalta que a ETA RD é a maior estação de tratamento de água do DF, apresentando algumas características diferenciadas, como o armazenamento do cloro em carreta de 18 toneladas, em vez de cilindros de 900 quilos, como em outras estações. Ela conta que a ETA RD foi uma das pioneiras a implantar o sistema de recuperação de água de lavagem. “Esse sistema recupera a água de lavagem dos filtros da estação que, ao invés de ser lançada no meio ambiente, passa por um tratamento de clarificação e volta para a estação para ser usada novamente”, esclarece.

O coordenador de Operação dos Sistemas Descoberto e Engenho das Lajes, José Ricardo Pereira Ramos, descreve os seus 33 anos de história na ETA RD: "Cheguei em novembro de 1988. Tenho, na minha memória, a entrada principal pela BR 070, com a presença densa de eucaliptos na pista principal de acesso. Lembro como as regiões em torno da unidade e do lago Descoberto eram pouco adensadas e as florestas de eucalipto da Flona eram abundantes. Com o adensamento populacional em torno do lago, as mudanças nas características da água foram inevitáveis, exigindo das equipes operacionais criatividade e dedicação. Por isso, o nosso grande esforço no momento é a alteração do processo principal de tratamento para outro modelo que continue dando tranquilidade e eficiência aos ótimos resultados da unidade. A população do DF merece!", resume o coordenador.

 

Fotos: Marco Peixoto (Caesb)

 

 

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