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24/02/21 - Caesb coleta mais de uma tonelada de resíduos especiais para destinação adequada

Material será descartado em incineradores ou em aterros industriais


Com o compromisso de trabalhar de forma sustentável, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizou a coleta de 1.280,50 kg de resíduos laboratoriais e mecânicos e de 2.802 lâmpadas, na última sexta-feira (19). O material descartado é gerado principalmente pelos laboratórios de análises da Companhia, Estações de Tratamento de Água e de Esgotos, além da área de manutenção predial, industrial e mecânica da Empresa.

Há cinco anos, a Caesb recolhe, anualmente, cerca de oito toneladas de resíduos especiais como soluções utilizadas nas análises químicas, óleos contaminados, estopas, pilhas, baterias e lâmpadas. A coleta e a destinação correta desse material fazem parte do Sistema de Gestão Ambiental da Caesb. A Política Ambiental da Empresa que regula o SGA se baseia na ABNT NBR ISO 14001, norma aceita internacionalmente que define os requisitos para colocar um sistema da gestão ambiental em vigor. [A NBR ISO 14001 ajuda a melhorar o desempenho das empresas por meio da utilização eficiente dos recursos e da redução da quantidade de resíduos, ganhando assim vantagem competitiva e a confiança das partes interessadas.]

São realizadas três coletas anuais por profissionais treinados e especializados neste tipo de serviço. Os resíduos são incinerados ou encaminhados para aterros industriais específicos para esse fim, seguindo a legislação vigente.

Desde que a coleta foi implantada de forma sistemática, as áreas envolvidas são instruídas sobre todas as etapas para o descarte adequado dos resíduos, incluindo o armazenamento temporário. O principal depósito fica na Estação de Tratamento de Água Brasília (ETA Brasília), na região central da cidade. No caso das lâmpadas, o armazenamento é realizado no depósito da Caesb, no SIA.

O engenheiro civil da Gerência de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Marcelo Braga, responsável pelo serviço, explica que o descarte incorreto dos materiais pode acarretar prejuízos ao meio ambiente, como a contaminação e consequente degradação, além de ser um risco para a saúde e para o bem estar das pessoas. "A implantação de uma rotina de coleta e destinação final ambientalmente adequada de resíduos especiais contribui com a melhoria e a evolução constante do processo de Gestão Ambiental existente na Companhia", explica.

Histórico
A última coleta de resíduos especiais foi realizada em novembro do ano passado. Desde a assinatura do contrato de coleta e descarte dos resíduos especiais, foram recolhidos cerca de 20 mil quilos de resíduos laboratoriais, 19 mil lâmpadas, 3 mil litros de óleos contaminados, 54 quilos de estopa, 184 quilos de pilhas e 14 quilos de baterias, em dois anos e meio.

Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)
 

 

25/02/21 - Caesb promove melhorias nas redes de abastecimento de água

Segunda fase de substituição de ramais contemplará Ceilândia e Samambaia


Com o objetivo de implementar melhorias nas redes e ramais de distribuição de água em todo o Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está dando continuidade ao trabalho de substituição de ramais (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel). A ação começa no dia 1º de março e visa diminuir os vazamentos e, consequentemente, o índice de perdas de água da Companhia, promovendo uma melhor eficiência do sistema. O projeto integra as diretrizes do Plano Distrital de Saneamento Básico – PDSB.

Nesta segunda fase, com previsão de duração de 60 dias, serão substituídos 660 ramais, sendo 324 nas QRs 401 e 403 em Samambaia e 336 na QNP 15, em Ceilândia. As duas regiões foram escolhidas para esta etapa por apresentarem infraestrutura mais antiga, com maior necessidade de manutenção pelo elevado índice de vazamentos na tubulação.

Na primeira fase foram contempladas as regiões do Gama, do Jardim Botânico e de Ceilândia, onde foram substituídos 809 ramais. O projeto prevê a troca de 20.360 ramais prediais de água em todo o Distrito Federal, até fevereiro de 2022.

Segundo o superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb, Mauro Laerte, o objetivo da ação é garantir a satisfação dos usuários dos serviços, assim como melhorar o sistema de distribuição de água. “O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva e não gera nenhum custo aos clientes. Começamos a realizar este serviço em novembro do ano passado. E, neste momento, algumas regiões de Ceilândia e Samambaia serão beneficiadas”, esclarece Mauro Laerte.

Além da substituição dos ramais, o projeto contempla a realização de atividades necessárias para a manutenção das redes de água. Equipes da Caesb farão também levantamento de dados, inspeções e pesquisa de vazamentos. Os serviços externos incluem a recomposição do asfalto na rua e a Companhia deve realizar o conserto de calçadas, muretas e paredes caso sejam feitos reparos internos nas residências.

Para a realização dos trabalhos, será necessário acessar a residência dos usuários, e, portanto, a colaboração dos moradores é fundamental. Todos os empregados da Caesb estarão uniformizados e portando crachá de identificação. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções para o cliente.

Segundo Mauro Laerte, na primeira fase do projeto, a colaboração dos moradores das regiões contempladas foi essencial. “Quando os usuários são informados sobre o trabalho que será realizado e os seus benefícios, facilita a execução dos serviços. O projeto gera melhorias significativas nas redes de água e ramais de distribuição e, o mais importante, contribui no uso racional e consciente da água”, destaca o superintendente.

Mais informações poderão ser obtidas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente - 115, escritório online no site www.caesb.df.gov.brescritórios de atendimento ao público da Caesb ou postos de Atendimento localizados no Na Hora.

PLANO DISTRITAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PDSB)

Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB), elaborado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Caesb e outras empresas do DF, tem como base a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Uma das premissas do PDSB é a de que os vazamentos em ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos. Eles devem ser padronizados e executados com material de mais qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.

Conheça o Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB):

https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/plano-distrital-saneamento-basico.pdf
 

03/03/21 - Caesb completa um ano com sistema interno digitalizado e economiza 3 milhões de folhas de papel

Conhecido como GDOC, o sistema digitalizou os processos e deu mais eficiência e rapidez aos processos
 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem investido em novas tecnologias para garantir controle dos processos, reduzir custos e ampliar a informatização dos serviços. Exemplo disso foi a implantação do Sistema de Gestão Documental, o GDOC. Nesta semana, ele completa um ano de funcionamento e foi essencial para a continuidade do trabalho dos empregados no período de pandemia. Os documentos são gerados eletronicamente, tornando mais rápida a comunicação entre as áreas, sem a necessidade de transporte de documentos físicos.

A Gerência de Apoio Administrativo da Companhia é responsável pela gestão do GDOC. Para o gerente da área, Ulisses Dimas, o Sistema garante a transparência de toda a tramitação dos documentos internos. “O GDOC permite que qualquer usuário tenha acesso aos dados e processos da Companhia, sem a necessidade de tramitação, ressalvados os restritos, conforme determina a legislação. Com a implantação do Sistema, a Companhia economiza no uso de papel, materiais de escritório e reduz a logística do transporte de documentos e processos, garantindo mais eficiência e agilidade”, ressalta o gerente.

Economia de papel

Em um ano de funcionamento, os resultados de uso do novo sistema documental são significativos. Segundo a chefe da Tecnologia da Informação da Caesb, Márcia Duarte, aproximadamente 30 mil processos foram criados diretamente no GDOC e quase 5 mil processos físicos foram migrados para ele. “Com estes números, a Caesb reforça seu viés ambiental. Economizamos cerca de 3 milhões de folhas de papel A4. Considerando que uma árvore produz cerca de 7.550 folhas de papel A4 e que, para produzir cada folha são necessários cerca de 10 litros de água, a Companhia preservou quase 400 árvores e aproximadamente 30 milhões de litros de água”, destaca Márcia.

Atualmente, o sistema possui todas as funcionalidades existentes no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), utilizado por outros órgãos do Executivo.

O gerente de Desenvolvimento da Caesb, César Augusto Fonseca, lembra a importância da implementação do sistema no ano passado. “Neste período, a Companhia teve seus processos alterados em virtude da pandemia de Covid. O GDOC foi uma das principais ferramentas utilizadas pela Caesb durante o teletrabalho. O uso está sendo primordial para que as atividades da Companhia não sofram impacto”, ressalta o gerente.

Para a superintendente de Regulação, Aline Batista, os avanços nos processos de trabalho são, incontestavelmente, os principais diferenciais competitivos proporcionados pelo GDOC. “O acesso imediato aos processos e documentos para consulta, tramitação e solicitação de informações eliminou a necessidade de tramitação física, promoveu a desburocratização e trouxe rapidez para a solução de problemas, proporcionando maior integração das áreas da Companhia, com a possibilidade de diversas equipes instruírem simultaneamente um mesmo processo, o que se traduz em sinergia, conectividade e visão sistêmica”, elogia a superintendente.

Digitalização também para os clientes e fornecedores

Neste ano de 2021, a Caesb vai lançar uma ferramenta de Peticionamento Web, onde clientes e fornecedores poderão protocolar diversos tipos de solicitações e documentos, diretamente pelo site da Companhia. Essa inovação vai permitir agilidade na análise de requisições e melhor comunicação entre os envolvidos nos processos.

O analista responsável pelo desenvolvimento do Sistema, Sandro Siqueira, explica que “além de todos os benefícios gerados pelo GDOC, o sistema está preparado para auxiliar nos processos externos de comunicação com outros órgãos, uma vez que é totalmente compatível e integrado ao Barramento (Conecta-GOV), aplicação que permite a comunicação entre sistemas de gestão documental dos diversos órgãos, incluindo o SEI ou qualquer outro sistema que atenda aos requisitos exigidos”, resume o analista.

Como próximos passos para o GDOC, estão sendo feitos estudos para o desenvolvimento de um módulo de gestão arquivística, permitindo que documentos produzidos pela Caesb sejam destinados ao longo do tempo (guarda permanente ou eliminação) com base na classificação recebida. “Com esse módulo, pelo que temos de conhecimento, o GDOC será o único sistema documental do Brasil capaz de fazer a gestão completa de itens documentais – da produção à destinação final”, destaca Márcia Duarte.

 

04/03/21 - Serviços da Caesb são oferecidos de forma digital ao usuário

Clientes não precisam sair de casa e podem utilizar site, aplicativo ou a central telefônica para solicitar e acompanhar os serviços

(Atualizado em 30/3/2022)

 

O cliente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não precisa sair de casa para ter acesso ou se informar sobre os serviços prestados pela Empresa. Com o objetivo de preservar a população e os empregados, a Caesb avançou no desenvolvimento e fornecimento de meios digitais durante a pandemia. Além de lançar um novo aplicativo, a Empresa atualizou o autoatendimento no site oficial. As inovações renderam aumento de 166% no uso dos canais digitais entre 2019 e 2020. Por meio deles é possível fazer uma série de solicitações e consultas com comodidade, segurança e praticidade.

Segundo o coordenador de procedimentos e métodos comerciais da Caesb, Tiago Portes, a Companhia tem incentivado o uso dos meios digitais para garantir mais segurança à população neste período de pandemia. “O objetivo é simplificar o relacionamento com o cliente, com mais rapidez e eficiência. A transformação digital é um diferencial nessa gestão. Antes, o usuário tinha que se deslocar, pegar um transporte, ficar na fila, retirar senha. Agora os serviços podem ser acessados 24 horas por dia, por celular ou computador”, explica o coordenador.

Durante o ano de 2020, a Caesb registrou a mudança no comportamento dos brasilienses. Os atendimentos que eram realizados nos escritórios regionais e pela Central Telefônica migraram para o site e para o aplicativo da Companhia. Foram 155.290 atendimentos digitais em 2020 -- 166% a mais do que em 2019, quando foram contabilizados 58.417.

As solicitações via chat e e-mail também apresentaram índices elevados. No ano de 2019, foram 50.663. Já em 2020, o número saltou para 110.135, representando um aumento de 117%. O serviço de parcelamento de contas subiu de 3.352, em 2019, para 28.585 no ano passado. A tendência continua.

Em janeiro deste ano, foram realizados 18.394 atendimentos no site, pelo canal de autoatendimento. Os serviços mais acessados foram autocadastro (46%), alteração de titularidade (44%) e revisão de conta (5%). Já no aplicativo da Companhia, foram realizados 2.257 atendimentos, com os serviços mais procurados sendo verificação de falta d’água (37%), desobstrução de esgoto (14%) e verificação de vazamentos (9%). Além dos atendimentos imediatos para prestação de informações diversas e esclarecimentos de dúvidas.

Segundo o gerente Comercial Norte da Caesb, Angelo Augusto Ivo, esta mudança de comportamento gera muitos benefícios. “A migração é importante para o usuário incluído digitalmente, permitindo a comodidade de fazer isso de casa e a qualquer momento”, ressalta o gerente.

A Companhia disponibiliza uma série de canais para a população. São eles: site, Agência Virtual, aplicativo, além da Central de Atendimento, pelo telefone 115. Por isso, é essencial que o cliente mantenha o cadastro atualizado, facilitando o acesso aos serviços.

A Caesb também está presente nas redes sociais. Informações e dicas sobre os serviços da Empresa e temas relacionados ao saneamento são divulgados diariamente no Instagram.

URA – serviço robotizado sem a intervenção humana

Um serviço que tem sido bastante utilizado na Central Telefônica – 115 é a URA – Unidade de Resposta Audível. A ferramenta consiste em um robô que recepciona o cliente assim que ele entra em contato com a Central. De acordo com o ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, “a URA é responsável por fazer o direcionamento do atendimento ao usuário e ofertar serviços e informações de forma conclusiva e assertiva, sem filas e sem a necessidade de uma intervenção humana”, explica Eduardo.

Ao ligar para a Central, o usuário é abordado pelo robô que oferta serviços e informações diversas. Segundo o ouvidor, para ter acesso ao atendimento robotizado, o usuário precisa somente informar o número do CPF ou do CNPJ do titular da conta e o número da inscrição do imóvel do qual deseja o serviço.

Em 2019, foram realizados 614.624 atendimentos telefônicos. Já em 2020, o número aumentou para 653.562, sendo que 152.887 foram feitos via URA, implementada em 2020. Neste ano, até o fim de janeiro, já foram feitos 61.030 atendimentos, sendo 17.570 via robô. “A URA apresenta inúmeros benefícios aos usuários. Ela oferece agilidade, facilidade e eficiência, pois o atendimento automatizado reduz muito a probabilidade de erros”, esclarece Eduardo Soares.

Os serviços ofertados na Central de Atendimento – 115 via URA são: consulta de débitos pendentes e segunda via de contas; revisão de contas; consulta de falta de água; solicitação de desobstrução de esgoto; solicitação de conserto de vazamento de água (no hidrômetro e na rua); consulta do andamento de protocolos; informações sobre tarifa social, alteração de titularidade e protesto de contas.

Canais de atendimento:

- Site oficial: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/

- Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

- Central de Atendimento ao Cliente: 115

 

08/03/21 - Caesb alerta: uso incorreto da rede de esgoto pode causar extravasamentos

Problema se agrava no período chuvoso com despejo irregular de águas pluviais


Neste período de chuvas, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) alerta a população sobre os cuidados que devem ser redobrados no uso correto das redes de esgoto. Lançar água da chuva na rede é ilegal e gera inúmeros prejuízos ao meio ambiente. A população também não deve jogar lixo no vaso sanitário ou óleo de fritura na pia, por exemplo. As medidas previnem o entupimento da rede coletora e o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.

O despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias, já que os sistemas não foram planejados para receber os grandes volumes de chuva. Essa prática contribui para o entupimento e o refluxo do esgoto em vias públicas e dentro dos imóveis, tanto pelo ralo quanto pelo vaso sanitário, além de danificar o sistema de coleta do esgoto e interferir no funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Regularmente a Caesb realiza um trabalho de orientação e fiscalização hidrossanitária em todo o DF. O objetivo é identificar problemas na rede de esgotamento sanitário. No ano passado, foram realizadas 12.469 orientações aos clientes. Durante as vistorias, podem ser retiradas ligações irregulares da rede de águas pluviais à rede de esgoto.

Ao chegar às residências, os técnicos identificam os problemas e orientam os moradores. A coordenadora de Fiscalização e Orientação Hidrossanitária Centro-Norte da Caesb, Daniele Pereira, explica o funcionamento do serviço. “Durante as vistorias, distribuímos material educativo para orientar a população sobre a forma correta de utilização do esgoto. Também explicamos a importância do não lançamento de lixo e água de chuva nas redes. É um trabalho educativo e o envolvimento da população é essencial”, afirma Daniele.

O superintendente de operação e manutenção de redes Oeste-Sul da Caesb, Mauro Laerte, reforça a importância da fiscalização, mas, sobretudo, da conscientização da população. “As redes de esgoto não foram calculadas para a absorção do fluxo de águas pluviais no sistema. Dessa forma, o lançamento da água não só é ilegal, como afeta todo o sistema, resultando em entupimentos das redes, transbordamento nas vias públicas e retorno do esgoto às casas dos clientes. Embora a Caesb oriente os usuários, é necessário o monitoramento constante para detectar e coibir essa prática”, ressalta Mauro.

Outras medidas simples aplicadas ao dia a dia também evitam obstruções na rede coletora. Não devem ser descartados na rede de esgotos: óleo de cozinha, papel higiênico, fraldas, absorventes, lâminas de barbear, preservativos, cotonetes, cigarros, remédios vencidos, areia e qualquer outro material sólido em pias, ralos e vasos sanitários. Essa ação evita que o esgoto e o mau cheiro retornem para o imóvel.

No caso da água da chuva que escorre dos telhados ou pelas calhas, o ideal é lançá-la em direção às galerias de redes pluviais, preparadas para absorver o volume de chuvas sem danos.

Vale ressaltar que o óleo de cozinha também não deve ser jogado na pia, no vaso sanitário ou em ralos. Descartado de forma incorreta, ele se acumula no encanamento e retém resíduos, entupindo a rede de esgoto e impedindo o fluxo de água. As caixas de gordura devem ser limpas periodicamente e o resíduo deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartados no lixo. Essa gordura é lixo e não esgoto, portanto, não pode ser descartada na rede da Caesb.

O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Centro-Norteda Caesb, Marco Lúcio do Nascimento, alerta sobre a má construção ou a falta de caixas de gordura nas residências. “A caixa existe para que a gordura, ao esfriar, suba e se separe da água, que desce para a rede de esgoto. Para isso, a caixa deve estar próxima à cozinha, ser proporcional ao número de residências do lote e passar por limpeza a cada semana ou quinzenalmente. Em casos de imóveis comerciais, as caixas de gordura devem ser limpas diariamente. O objetivo é que o material não vaze para o esgoto”, reforça o superintendente.

A rede da Caesb para abastecimento de água tem extensão de 9,3 mil quilômetros, já a de esgoto tem 7,3 mil quilômetros. A Companhia atende 99% da população do DF com abastecimento de água e 89,48% com rede de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

Como comunicar um extravasamento de esgoto

Ao identificar extravasamento de esgoto nas vias públicas, a Caesb precisa ser comunicada para resolver o problema. A ajuda da população é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e transtornos à população. Ao verificar o extravasamento de esgoto na rede, é possível fazer a comunicação pelo aplicativo da Companhia, disponível nos sistemas iOS e Android.

Basta comunicar o local do vazamento, informar se é rede de esgoto e fornecer dados adicionais para facilitar o acesso rápido da manutenção. A Caesb mantém equipes prontas para realizar a desobstrução da rede de esgoto em 10 horas úteis, seguindo as normas da Resolução da Adasa nº 14/2011.

A partir dos chamados dos clientes pelo aplicativo ou Central de Atendimento, pelo telefone 115, as ordens de serviço são repassadas para os Postos de Serviços, que direcionam as equipes mais próximas para o atendimento.

Passo a passo

Acesso pelo app


- Clique em: Informar Vazamento na Rua.

- Aparecerá a mensagem “Toque no mapa para indicar o local do vazamento”, clique em Confirmar.

- Confirme a localização do vazamento no mapa. A marcação poderá ser feita à distância também.

- Se possível, inclua uma foto para auxiliar a equipe de manutenção.

- Selecione a opção vazamento de esgoto e informe seu nome, telefone para contato e um ponto de referência.

- Anote o número do protocolo para acompanhamento no aplicativo.


Central de Atendimento – telefone 115

- Ligue para o número 115 e clique na opção 0 (Emergência).

Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:

- IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993

- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile

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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
Av. Sibipiruna - Lotes 13/21 - Centro de Gestão Águas Emendadas - Águas Claras - Brasília/DF - CEP: 71.928-720

Central de Atendimento ao Usuário: Fone 115 (24 horas)