Alimentos foram doados por empregados da Caesb
Com o objetivo de dar continuidade ao apoio social às famílias atendidas pelo Projeto Golfinho, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entregou na última sexta-feira (11) cestas básicas para as famílias das crianças participantes do projeto.
Os alimentos foram doados por empregados da Companhia durante a campanha de vacinação contra a gripe e pelos empregados da Coordenadoria de Manutenção de Redes de Esgotos Oeste, que organizaram uma campanha de arrecadação no posto da QI 10, durante duas semanas.
Foram selecionadas 35 famílias nos núcleos de Ceilândia e Itapoã, dentre aquelas em maior vulnerabilidade para serem beneficiadas com as cestas básicas. Durante a distribuição, todos os protocolos de higiene necessários foram seguidos, com o uso de máscaras e álcool em gel, além de uma escala de comparecimento que evitou aglomerações.
Segundo o coordenador de Integração e Responsabilidade Social, Luis Eduardo Guedes, a Caesb tem um compromisso com os Golfinhos. A Companhia constrói a cidadania atendendo crianças em situação de vulnerabilidade, por meio do esporte e de apoio pedagógico com o Projeto Golfinho. “Nossas atividades estão suspensas durante a pandemia do coronavírus, porém continuamos assistindo as crianças com a doação de cestas básicas, material de higiene, brinquedos, material escolar e, recentemente, com máscaras e alimentos”, explica.
O Projeto Golfinho existe há cerca de 20 anos. Porém, desde março de 2020, seguindo os decretos do GDF em relação à pandemia da Covid-19, o Projeto encontra-se suspenso.
Projeto Golfinho
As crianças, entre 6 e 16 anos, frequentam o projeto duas vezes por semana no turno contrário ao da escola, nas regiões de Ceilândia, Itapoã e Paranoá. Neste período, eles têm aula de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico para atividades escolares, além de aprenderem sobre educação ambiental. Os participantes também recebem lanche e um kit com touca, sunga ou maiô, toalha, prancha, espaguete e bolsa para as aulas de natação. O transporte é fornecido pela Caesb para que os participantes possam chegar aos núcleos. Ao saírem do Projeto Golfinho, os adolescentes são encaminhados para o projeto Empregado Aprendiz e podem trabalhar na Caesb ou em outros órgãos do governo.
Redes e ramais de água são substituídos em Brasília, Planaltina e condomínios do Jardim Botânico
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) continuamente realiza melhorias no sistema de abastecimento de água do Distrito Federal. Regiões como Brasília, Planaltina e condomínios do Jardim Botânico também são as beneficiadas, além de Gama, Ceilândia e Samambaia. Os trabalhos começaram no início do ano e vão se estender até o final de 2021.
No Bairro Mestre D’armas II, em Planaltina, a equipe da Caesb já realizou a substituição de mil metros de rede de água na primeira etapa. Na segunda fase, que está em andamento, serão substituídos 1.250 metros de rede e 325 ramais de água. Os serviços devem ser finalizados até o final de julho.
O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Centro-Norte da Caesb, Marco Lúcio do Nascimento, explica que a rede que atendia ao bairro era muito antiga e não foi construída pela Companhia. “Com essa troca, vamos corrigir os problemas que afetam a região, como falta de água, pressão baixa e manutenções corretivas recorrentes”, afirmou Marco Lúcio.
A Companhia também está levando melhorias aos condomínios do Jardim Botânico. No condomínio Solar de Brasília, a Caesb já substituiu 333 ramais de água. Os serviços foram finalizados em maio. No Condomínio Ville de Montagne, os trabalhos devem terminar em agosto, com a substituição de 466 ramais de água.
No Plano Piloto, os trabalhos estão sendo realizados no Regimento de Cavalaria e Guarda – RCG. Desde o início de maio, cinco equipes da Caesb trabalham na troca de 280 ramais de água. Neste local, as obras acabam em julho.
Esses serviços fazem parte do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais que foi iniciado em novembro do ano passado. A iniciativa vai permitir a redução na quantidade de vazamentos nas redes de água e, consequentemente, o índice de perdas da Companhia.
Para o superintendente Marco Lúcio, o objetivo principal é garantir uma melhor eficiência do sistema e a satisfação dos usuários. “A Caesb busca sempre melhorar os seus processos e garantir a continuidade e a qualidade na prestação dos serviços. Por meio desse trabalho preventivo, vamos diminuir os vazamentos das redes e, principalmente, evitar os transtornos gerados aos usuários”, conclui.
Plano de Manutenção Preventiva
O Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais teve início em novembro de 2020. O projeto prevê a substituição de 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022. O contrato permite que esse número chegue a aproximadamente 30 mil. Já foram contempladas as regiões do Gama, Jardim Botânico, Ceilândia e Samambaia.
Uma das premissas do PDSB é a de que os vazamentos em ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos. Eles devem ser padronizados e executados com material de mais qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.
Conheça o Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB):
https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/plano-distrital-saneamento-basico.pdf
Saiba mais:
A Caesb vem realizando a substituição de ramais de água em várias regiões do Distrito Federal. No momento, há outra frente de trabalho em Ceilândia e Samambaia.
Caesb fará a substituição de ramais em Samambaia e Ceilândia a partir de segunda (17)
Terceira etapa da substituição de ramais de água começa nesta quarta (14)
Segunda fase de substituição de ramais contemplará Ceilândia e Samambaia
Primeira etapa dos trabalhos acontecerá no Gama, em Ceilândia e no Jardim Botânico
Brasília é a segunda capital brasileira com o melhor índice no Ranking da Universalização do Saneamento, divulgado neste mês pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A edição 2021 mostra que os municípios brasileiros estão em estágios diferentes quando o assunto é levar saneamento básico para 100% de seus habitantes.
O ranking da ABES foi dividido em quatro categorias: Rumo à Universalização, Compromisso com a Universalização, Empenho para Universalização e Primeiros Passos para a Universalização. O quadro de desempenho de cada uma das 27 capitais ranqueadas mostra que Brasília, atendida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), ocupa o primeiro lugar na categoria Compromisso com a Universalização e a segunda posição no ranking entre as capitais brasileiras.
O estudo utilizou indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação adequada de resíduos sólidos de 2019, uma vez que há uma diferença de dois anos entre a coleta dos dados e a divulgação pelo Ministério do Desenvolvimento Regional por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
No estudo, os indicadores mostram que a Caesb fornece água para 99% da população do DF, coleta 89,48% do esgoto gerado e trata 100% dele. No entanto, dados de 2021 revelam que a Companhia já atende 90,91% da população com coleta de esgoto e, inclusive, já alcançou a meta estabelecida pela Lei nº 14.026/2020 que determina que, até o fim de 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% tenham o esgoto coletado e tratado.
Em 2020, a Caesb investiu R$ 240 milhões em obras de melhorias e modernização dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, e disponibilidade hídrica. O plano de negócios da Companhia prevê que, até 2025, seja investido R$ 1,8 bilhão em expansão e melhorias dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, em modernização da infraestrutura, em energias renováveis e tecnologia da informação.
A superintendente de Planejamento e Modernização Empresarial da Caesb, Luiza Brasil, esclarece que os trabalhos da Companhia também estão voltados a assegurar aos usuários a continuidade do abastecimento de água, índice que finalizou 2020 em 99,8%, o que representa um abastecimento essencialmente contínuo, sem intermitências, paralisações ou interrupções. “No quesito qualidade da água distribuída, a Companhia alcançou a marca de 98,7% de análises dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde e investe constantemente a fim de aumentar sua capacidade de análise laboratorial. Por meio de suas unidades laboratoriais automatizadas, é possível realizar intervenções imediatas nos processos de tratamento da água, de modo a propiciar ao usuário a qualidade de água esperada”, orgulha-se.
Para o presidente da Caesb, Pedro Cardoso de Santana Filho, o ranking mostra o comprometimento da Companhia em proporcionar ao DF acesso aos serviços essenciais de saneamento, determinantes para a promoção de saúde pública da população. Segundo ele, as metas assumidas no Plano Distrital de Saneamento Básico do DF vêm sendo gradativamente cumpridas. “No último ano, a partir dos investimentos realizados, a Caesb ampliou o seu atendimento em 28.465 ligações de água e esgotamento sanitário. Isso representa um atendimento a 1.084.098 de unidades de consumo ativas com água e 979.695 de esgotos. Em 2020, ano marcado pela pandemia, a Companhia avançou significativamente a fim de oferecer aos usuários mais acessibilidade aos serviços, através da modernização dos canais de atendimento, ampliação dos serviços oferecidos e integração das plataformas, no intuito de proporcionar maior comodidade, rapidez e qualidade”, explica Cardoso.
Pedro Cardoso conclui dizendo que, com relação ao esgotamento sanitário, o Distrito Federal se destaca das demais unidades da Federação pois, além do elevado índice de atendimento, a Companhia trata 100% do esgoto coletado, sendo 86% a nível terciário, que considera a utilização de técnicas físico-químicas ou biológicas para a remoção de poluentes específicos. “A Caesb assume ainda um papel preponderante na sustentabilidade ambiental do seu negócio, com projetos de grande representatividade que visam a produção de energia limpa. Com isso, a Companhia espera economizar cerca de R$ 252 milhões em 15 anos e reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 18 mil toneladas por ano”, finaliza.
O posto de atendimento do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto será reformado. Para a execução das obras, será necessário interromper o atendimento dos órgãos no local a partir do dia 5 de julho (segunda-feira), o que inclui a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A previsão é de que as obras sejam finalizadas em outubro deste ano.
Os clientes da Caesb não precisam sair de casa para ter acesso ou se informar sobre os serviços prestados pela Empresa. A Caesb investe constantemente nos atendimentos digitais para facilitar o acesso dos usuários aos serviços prestados. Os serviços oferecidos pela Companhia podem ser solicitados nos meios virtuais, como site, aplicativo nos sistemas IOS e Android, central telefônica (telefone 115) e por meio da atendente virtual Iara, que está disponível no site da Caesb e auxilia nas demandas dos usuários.
Pelo aplicativo de autoatendimento, disponível para download nos sistemas IOS e Android, os usuários podem informar vazamento na rua, solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, desobstrução de esgoto, além de informações sobre consumo de água, consulta de protocolos, entre outras opções.
O site oficial da Caesb disponibiliza atendimento para parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, religação de água, ressarcimento de danos, interferência de rede e situação de débito, entre outras opções.
A Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 115, é outro canal que pode ser utilizado.
O ouvidor da Caesb, Eduardo Soares, reforça que a Central 115 dispõe de uma série de autosserviços em modo digital, facilitando a vida do cliente que optar pelo contato telefônico. “Dentro da Central 115 existe uma ferramenta que facilita o acesso aos serviços, conhecida como URA – Unidade de Resposta Audível. Ao ligar para a Central, o usuário é atendido pelo robô que oferta serviços e informações diversas, como: consulta de débitos pendentes e segunda via de contas; revisão de contas; consulta de falta de água; solicitação de desobstrução de esgoto; solicitação de conserto de vazamento de água (no hidrômetro e na rua); consulta do andamento de protocolos; informações sobre tarifa social, alteração de titularidade e protesto de contas”, destaca Eduardo Soares.
Durante o ano de 2020, a Caesb registrou a mudança no comportamento dos brasilienses. Os atendimentos que eram realizados nos escritórios regionais e pela Central Telefônica migraram para o site e para o aplicativo da Companhia. As solicitações via chat e e-mail também apresentaram índices elevados.
Caso o cliente queira o atendimento presencial, a Caesb possui 13 escritórios e outros 4 postos "Na Hora" para recebê-lo. O atendimento presencial pode ser feito em qualquer posto, independente do endereço do imóvel, exceto para ligação de água e esgoto, parcelamento, alteração de titularidade e desmembramento de ligações, que devem ser solicitados no escritório correspondente à sua localidade. Para conferir qual é o escritório vinculado à sua localidade acesse: https://atlas.caesb.df.gov.br/portal/apps/MapJournal/index.html?appid=39f3636c10664dfabc3b05757e656acc
A Caesb também está presente nas redes sociais. Informações e dicas sobre os serviços da Empresa e temas relacionados ao saneamento são divulgados diariamente no Instagram.
Conheça os canais de atendimento:
- Site oficial: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/
- Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:
- Central de Atendimento ao Cliente: 115
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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
Av. Sibipiruna - Lotes 13/21 - Centro de Gestão Águas Emendadas - Águas Claras - Brasília/DF - CEP: 71.928-720
Central de Atendimento ao Usuário: Fone 115 (24 horas)