A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concluiu, neste mês, as obras de revitalização dos reservatórios de Santa Maria e Brazlândia. Os reservatórios do Parque da Cidade e do Gama foram entregues em março e maio, respectivamente. Os quatro reservatórios juntos são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 350 mil habitantes.
O reservatório de Santa Maria, o mais novo dentre estes, já estava em funcionamento há 25 anos e atende uma população de 110 mil habitantes, das regiões de Santa Maria Norte e Sul, Porto Rico DVO, Novo Gama e Polo JK. Este reservatório é composto por duas câmaras de 7 mil m³, com total de 14 mil m³ de capacidade.
O reservatório de Brazlândia, com 36 anos, possui três câmaras e cada uma delas tem capacidade de armazenamento de mil m³, totalizando 3 mil m³. Ele atende toda a população de Brazlândia, ou seja, 45 mil habitantes.
Para o gerente de Implantação de Obras Centro-Norte, Guilherme Gobbi, a Caesb nestes últimos anos tem buscado atuar na manutenção e na melhoria dos seus ativos existentes. “Estamos revitalizando vários equipamentos fundamentais para o atendimento da população, como reservatórios, estações e redes públicas”, explica.
Com 39 anos, o reservatório do Gama 1 tem capacidade de armazenamento de 10 mil m³, são duas câmaras de 5 mil m³ cada. Ele atende diretamente 50 mil pessoas de parte da região do Gama (Setor Leste e Indústria) e, indiretamente, parte do restante da cidade, pois abastece reservatório do Gama 2.
O reservatório do Parque da Cidade foi primeiro a ser revitalizado e é, também, o mais antigo, com 61 anos. Ele possui quatro câmaras, cada uma com capacidade de armazenamento de 15 mil m³, um total de 60 mil m³. A água desse reservatório abastece 100 mil pessoas, parte da região central de Brasília (Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro) e parte do Lago Sul.
Para essas obras foram investidos R$ 16.505.836,37, com recursos do BID. Os quatro reservatórios são do tipo apoiado, com estrutura em concreto armado. As obras de revitalização começaram em março de 2020 e foram concluídas.
Segundo o gerente dos Sistemas Produtores de Água Descoberto e Brazlândia, Wellington Ribeiro de Freitas, esse investimento prolonga a operacionalidade destes equipamentos por mais 30 anos. “Essas revitalizações são importantes para a continuidade do abastecimento das regiões atendidas, para garantir a qualidade da água que a Caesb fornece à população, além de reduzir os custos de limpeza e manutenção”, finaliza.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho/Caesb