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30/08/21 - Região norte do Distrito Federal será beneficiada com obras de fornecimento de água

Investimentos da Caesb trarão maior segurança na operação do sistema

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entrega neste mês de agosto as obras de ampliação do fornecimento de água para a região norte do Distrito Federal, com destaque para as cidades de Sobradinho e Planaltina. Foram investidos R$ 4.987.008,80 (sendo R$ 3.666.117,68 na execução das obras e R$ 1.320.891,12 na aquisição da tubulação), utilizando recursos próprios da Caesb e recursos da Tarifa de Contingência.

Serão beneficiados os moradores de Planaltina, Sobradinho, Setor Habitacional Taquari e Lago Norte. As obras tiveram início em junho de 2020. Foram feitas melhorias nas tubulações existentes, como a instalação de ventosas, construção e reforço de blocos de ancoragem das tubulações. A obra incluiu ainda a ampliação da estação elevatória de água tratada do Lago Norte, possibilitando o aumento da capacidade de bombeamento de água dessa estação em cerca de 30%.

Também foi instalado um novo trecho da adutora [tubulação] de água tratada, em polietileno (PEAD), o que permitirá trazer água proveniente do Lago Norte para o abastecimento da cidade de Sobradinho, reduzindo perdas e melhorando a qualidade e quantidade da água distribuída à população.

O gerente de Implantação de Obras Centro-Norte da Caesb, Guilherme Gobbi, acredita que “as obras foram importantes para melhorar a disponibilidade hídrica na região norte do Distrito Federal, além de proporcionar à área operacional da Companhia um maior controle do sistema de abastecimento de água da região”.

Histórico

Em 2020, a Caesb investiu R$ 240 milhões em obras de melhorias e modernização dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, e disponibilidade hídrica. O plano de negócios da Companhia prevê que, até 2025, seja investido R$ 1,8 bilhão em expansão e melhorias dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, em modernização da infraestrutura, em energias renováveis e tecnologia da informação.

Sobre a Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) é uma sociedade de economia mista de capital fechado, controlada pelo Governo do Distrito Federal, responsável pelo abastecimento de água e saneamento no DF, em uma área de 5.802 km2 e 3.094.521 habitantes, sendo 99% da população atendida com água e 90,9% com esgoto tratado. O DF se destaca no país, pois 100% do esgoto coletado é tratado, sendo 86% a nível terciário e 14% secundário.

Fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)


 

 

03/09/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 30/08 a 05/09/21

Casamento Comunitário

Um total de 40 casais participam na tarde de domingo (5/9) da cerimônia do Casamento Comunitário, no Museu Nacional da República. A Caesb é parceira dessa ação e contribui com o fornecimento de água durante o evento.

Festival DF Musical

No sábado (4/9), a Caesb apoia a realização do Festival DF Musical, intitulado “Bem-estar do Servidor”, no Taguaparque.

Aniversário Vila Telebrasília

Associação de moradores realiza neste sábado atividades recreativas, na Praça da Resistência, em comemoração aos 65 anos da Vila Telebrasília.

Corrida do fogo simbólico da pátria

Ainda no sábado acontece a "84ª Corrida do fogo simbólico da pátria pelas avenidas do Gama. Uma iniciativa da Administração Regional em comemoração à semana da pátria.

Espaço infantil

O Centro de Referência de Assistência Social do Gama inaugurou, em 2/9, o Espaço Criança Feliz. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF.

Inauguração da UBS Nº 5

Uma unidade móvel da Caesb disponibilizou água para o público presente à inauguração da Unidade Básica Nº 5 do Riacho Fundo II, em 1/9.

Projeto Prevenindo com Arte

Projeto da PMDF proporcionou visitação de grupo da terceira idade ao Parque Nacional de Brasília, em 1/9. Hidratação dos idosos ficou a cargo da Caesb.

37ª edição do Programa "Sua Vida Vale Muito Itinerante"

A Caesb é parceira nesta iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF, que levou serviços públicos itinerantes à população mais vulnerável de Ceilândia, Recanto das Emas e Itapoã, nos dias 30 e 31/8.

Centros Olímpicos e Paralímpicos

GDF marcou a retomada das aulas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos com uma cerimônia na unidade de Brazlândia, em 29/8. A Caesb auxiliou com o fornecimento de água para o público presente.  

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

08/09/21 - Caesb investe na melhoria da comunicação com o cliente utilizando SMS

O envio de mensagens por celular, via SMS, já é uma realidade na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A Empresa vem utilizando a ferramenta para melhorar a comunicação com seus clientes.

A solução desenvolvida utiliza inteligência espacial para identificar especificamente os clientes impactados por eventual manobra ou manutenção na rede que causem falta d’água. A Caesb pode, também, utilizar a ferramenta para enviar informações relevantes sobre campanhas que esteja realizando para os clientes. Para que o usuário receba mensagens da Companhia, ele precisa estar com o seu cadastro atualizado. Se não estiver, pode fazer a atualização por meio do Autoatendimento, no site da Caesb, onde há a opção "Atualizar Dados Cadastrais". É necessário cadastrar um número de celular. Atendendo a esse requisito, se a Caesb realizar algum tipo de comunicação dentro da região onde o usuário estiver cadastrado, ele passará a receber os SMSs enviados pela Companhia.

O gerente de Geoprocessamento da Caesb, Carlos Eduardo Machado Pires, defende que o envio de mensagens SMS é uma abordagem de baixo custo e alta eficiência, pois atinge 100% dos celulares, independente do usuário ter alguma aplicação específica ou acesso à internet. "A integração do GIS com a Central de Atendimento (IGCA) proporcionou a transformação digital na comunicação direta com os clientes da Caesb. Agora é possível enviar informações relevantes apenas para os usuários que realmente precisam ter conhecimento, não sendo necessário veicular em grandes mídias ou jornais, onde muitas vezes os principais interessados não são atingidos”, comemora Carlos Eduardo.

O agente de Suporte ao Negócio da Caesb, Alexandre Siqueira Lacerda, que trabalha na Gerência de Atendimento ao Cliente (PROC), explica que Integração do GIS com a Central de Atendimento, por meio do georreferenciamento, tornou possível enviar campanhas comerciais, de obras, manutenção e operação para clientes cujas inscrições estejam contidas dentro de uma determinada área geográfica. “A parceria tornou possível uma mudança de paradigma para a Companhia no relacionamento com os seus clientes, uma vez que a partir de agora a Caesb poderá tomar a iniciativa na comunicação e se antecipar ao contato do usuário numa ocorrência de falta de água, por exemplo”, exalta.

O trabalho em equipe entre diferentes áreas da Caesb foi essencial para o funcionamento da nova ferramenta. Para a divulgação de falta d’água, por exemplo, há um fluxo que começa na área de georreferenciamento (ESEG), responsável por criar a poligonal afetada pela falta d´água. A lista das inscrições afetadas é passada para a Ouvidoria (PRO) via webservice. O GCOM, então, preenche os dados de contato e une com a mensagem predefinida a ser enviada e manda para o disparador da compuvox, que envia o SMS para os contatos vinculados às inscrições.

Essa integração entre os dois sistemas, Compuvox e o IGCA, foi feito pela Assessoria de Tecnologia da Informação (PRT). O gerente de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, César Augusto da Fonseca, explica que foi criado um serviço online (webservices) que une os dados de contatos de cada uma das inscrições mapeadas na poligonal afetada pela falta d´água, por exemplo, e envia essas informações para o disparador de SMS da compuvox.

Foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

10/09/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 06/09 a 12/09/2021

Entrega de cestas básicas na Estrutural

A Campanha Solidariedade Salva beneficia, neste sábado, famílias da Estrutural com a entrega de mil cestas básicas aos moradores da cidade. A Caesb disponibiliza água ao público no local.  

Setembro Amarelo

O Conselho Tutelar do Park Way realiza, em 11/10, ação social em homenagem ao setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio com apoio da CAESB, na Feira Vargem Bonita.

Passeio Ciclístico da Primavera

O Instituto Vida Plena reúne cerca de 500 participantes no passeio Ciclístico da Primavera neste domingo, em Sobradinho.

"SEJUS mais perto do cidadão" no Paranoá

A Caesb é parceira nesta iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, que oferece serviços públicos itinerantes à população do Paranoá Parque, nos dias 10 e 11/9.

Gravações do longa-metragem Made in Favela

A Caesb é parceira na produção do longa-metragem Made in Favela, que relata a história do cantor Gustavo Hungria. A hidratação da equipe durante as gravações realizadas em Brasília e Goiânia conta com apoio da Companhia.

Escritório da Emater no Núcleo Rural do Rio Preto

Uma unidade móvel da Caesb atendeu o público presente à inauguração das novas instalações do escritório da Emater em Planaltina, no Núcleo Rural do Rio Preto, em 9/9.

Obra de revitalização das quadras 507/508 da W3 Sul

Entrega à comunidade do espaço conhecido como Beco do Renato Russo, na Asa Sul, após revitalização, contou com a Caesb para amenizar o calor na quinta-feira.

Passeio Ciclístico Feira do Morango

Moradores de Brazlândia aproveitaram o feriado da independência com passeio ciclístico em alusão à tradicional Feira do Morango na cidade.

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

13/09/21 - Água Legal regulariza ligações em Sobradinho e Planaltina

Algumas cidades do Distrito Federal são abastecidas por sistemas que dependem de mananciais pequenos ou médios, que reduzem sua disponibilidade hídrica nos meses secos. É o caso de Sobradinho e Planaltina. Quem mora nessas cidades sabe que no período de seca, os córregos Pipiripau, Mestre D'Armas, Quinze, Corguinho, Brejinho, Fumal Contagem e Paranoazinho, que fazem parte do Sistema de Abastecimento Sobradinho-Planaltina, ficam com pouca disponibilidade de água. Há, ainda, algumas áreas como a Fercal que são abastecidas por poços profundos.

Uma das ações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para melhorar a oferta de água nessas cidades é a execução do Programa Água Legal, que tem como objetivo regularizar e ampliar os serviços de saneamento para as populações hoje abastecidas por sistemas precários ou por ligações clandestinas de água no DF.

Na área norte, que inclui as RAs de Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal, 12 áreas integram o planejamento para execução em 2021.

Nas ARIS Mestre D'Armas I e ARIS Mestre D'Armas II, em Planaltina, desde setembro de 2020, foram regularizadas 361 novas ligações de água, beneficiando cerca de 1.100 pessoas. A primeira etapa do Plano de Atendimento 2021 do Programa prevê a regularização de 477 novas ligações. Com isso, a Companhia estima a recuperação de 5.250 m3 de água por mês. Estão sendo investidos cerca de R$ 500 mil, em recursos próprios da Caesb. Até o momento, 350 moradias estão em fase final de regularização na Fercal Oeste. 

O coordenador do Programa Água Legal, Jefferson Motta, explica que, em Sobradinho, seis áreas foram selecionadas para diagnóstico. Dessas, três devem ser contempladas com a execução de 654 ligações, ainda em 2021. Em Sobradinho II, 23 novas residências no Condomínio Chácara Trapiá acabam de ser atendidas no âmbito do Programa Água Legal. “Nas RAs da zona norte do DF, dez áreas encontram-se em fase de elaboração de projeto. Ao todo, nesses locais, os estudos de regularização em curso preveem atingir cerca de 5 mil moradias em suas fases atual e futuras. Novas áreas serão incorporadas aos estudos à medida que a execução das obras evoluir”, prevê Jefferson Motta.

População deve manter hábitos conscientes de consumo

Mudar os hábitos de consumo pode ser uma poderosa ajuda na manutenção dos níveis dos reservatórios que abastecem essas cidades. Ações como banhos mais curtos, conserto de vazamentos, regulagem da descarga e lavagem de calçadas a seco contribuem para evitar um problema maior. Reduzir o tempo de banho de 20 para 5 minutos, por exemplo, pode economizar 90 litros de água.

Consertar vazamentos também é muito importante. Uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água por dia e se o vazamento for maior, em forma de filete, o desperdício pode chegar a 750 litros por dia. Outro hábito que gasta muita água é a lavagem de calçadas. Varrer a sujeira ao invés de lavar as calçadas com mangueira gera uma economia de, em média, 120 litros de água potável. Outra alternativa é utilizar a água usada na lavagem de roupas para limpar as calçadas. O simples ato de escovar os dentes com a torneira fechada e só abrir para enxaguar a boca pode economizar 16 litros de água. 

Foto: Divulgação Caesb

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