População terá agora 28 opções de atendimento online
Usuários do serviço online da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) poderão acessar, a partir de hoje (28), um novo portal de serviços, completamente modernizado e com interface intuitiva. Remodelado pelas equipes de Tecnologia da Informação da própria Companhia, serão oferecidos 28 serviços online aos mais de três milhões de usuários dos serviços de saneamento básico prestados à população.
O desenvolvimento do portal foi feito pensado para melhorar a experiência do usuário e permitir a reutilização dos serviços disponibilizados nesse canal em outras plataformas como URA, voicebot, chatbot e aplicativo. O objetivo é disponibilizar, em um único local, todas as informações de forma integrada, para que os canais de atendimento possam buscar os dados rapidamente.
Para a chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação, Márcia Sabino Duarte, responsável pela remodelagem dos serviços, “a experiência promoveu uma verdadeira transformação digital dos processos internos pois, além de proporcionar maior comodidade aos usuários com serviços online, sem a necessidade de comparecer ao escritório ou entrar em contato com Central de Atendimento, resultou na integração de áreas e sistemas da companhia, resultando em maior eficiência na prestação dos serviços”.
O novo portal está disponível no endereço: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/
Neste site, os clientes podem solicitar, de forma rápida e cômoda, do seu computador ou tablet, serviços como 2ª via e revisão de conta, situação e parcelamento de débitos, alteração de titularidade e de dados cadastrais, pedido de desobstrução de esgoto e de religação de água, consulta e informação de falta de água, dentre outros. O acesso é livre para alguns serviços. Para outros, é necessário apenas a criação de login e senha.
Diego Rezende Ferreira, superintendente de Comercialização, justifica o aumento expressivo nos serviços online. "Durante a pandemia, os canais digitais e o atendimento remoto foram as formas que garantiram ao usuário dos serviços da Caesb a manutenção dos serviços prestados."
O ouvidor da Caesb, Eduardo Romualdo Soares, explica a motivação para a construção de um novo sistema de autoatendimento à população. “A disponibilização de uma plataforma ágil e inteligente, trazendo maior comodidade aos nossos clientes, tornou-se fundamental diante do novo cenário em que vivemos, em que a praticidade e a remoticidade se tornaram regras”, ressaltou.
CONHEÇA O NOVO PORTAL
Portal de Serviços da Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está monitorando à distância o sistema de abastecimento de água das áreas rurais do Distrito Federal. Ao todo, 34 sistemas, totalizando 77% das unidades, estão sendo monitorados pelo Centro de Controle Operacional da Caesb (CECOP), que funciona na Sede da Companhia, em Águas Claras, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano. Para a automação dessas unidades foram investidos R$ 1.273.923,64 com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A automação do sistema rural possibilita uma melhoria na qualidade dos serviços prestados e contribui na redução do custo operacional e de manutenção dos sistemas. O chefe da área de saneamento rural da Caesb, Messival Mendes, explica a importância da modernização do sistema de automação e controle operacional. “Esses sistemas são caracterizados pelas longas distâncias entre os mesmos, dificultando as atividades de operação e manutenção. Identificamos que se perde muito tempo em deslocamentos até chegar nas unidades, para verificar seu funcionamento, possíveis falta d’água ou, até mesmo, falta de energia elétrica. Com a automação, conseguimos monitorar à distância todo o funcionamento do sistema”, explicou Messival.
Com a implantação da automação nas unidades operacionais, a Caesb garante muitos benefícios. Messival Mendes elencou as vantagens dessa modernização. “Será possível monitorar em tempo real os níveis dos reservatórios de água, identificando assim possíveis falta d’água. Temos também disponível um comando à distância para ligar e desligar equipamentos, se necessário. Outro ponto muito favorável é a identificação em tempo real dos locais com falta de energia elétrica, podendo ocasionar interrupção da produção e, também, falta d’água”, afirmou.
Outras vantagens também já foram identificadas com as inovações no sistema rural. Segundo Messival Mendes, os próprios usuários do sistema perceberão as benfeitorias. “A automação vai permitir uma melhoria na qualidade da água produzida, vai reduzir as interrupções no fornecimento de água por problemas operacionais, como também no tempo de resposta das reclamações dos clientes. Além disso, vai permitir otimizar as atividades da equipe de operação, pois não é mais necessário deslocar uma pessoa para a unidade, simplesmente para ver se tem água no reservatório, se o poço está ligado ou, até mesmo, se tem energia elétrica”, ressaltou.
O sistema foi implantado com a atuação direta das áreas de automação, manutenção elétrica, manutenção civil e manutenção mecânica da Caesb, que fizeram as adequações nas instalações para compatibilizar as unidades do sistema de abastecimento de água das áreas rurais, com as características e necessidades de um moderno sistema de automação.
Para o coordenador de manutenção preventiva do sistema de automação da Caesb, Renato Cardoso, o sistema foi desenvolvido para operar de forma automática. “Mesmo em casos de falha de comunicação, o sistema possui funcionalidades de segurança que permitem que o mesmo continue operando de forma autônoma”, explicou Renato. Foram instalados também painéis elétricos de automação nas unidades e foram feitas as interligações necessárias para a integração dos mesmos.
O sistema de transmissão de dados das unidades também utiliza a rede celular de forma segura. Desta forma, o sistema transmite os dados e os operadores acessam o sistema em seus próprios telefones celulares e tablets corporativos. Segundo Renato Cardoso, “além da operação on-line, os dados históricos também são armazenados de forma automática num banco de dados da Caesb. Estes dados podem ser acessados pelos empregados da Companhia e passíveis de utilização em painéis gerencias”, afirmou.
Renato Cardoso alertou também que as unidades são operadas remotamente on-line, podendo o operador utilizar vários recursos. “Lá do CECOP o operador vai poder monitorar a vazão dos poços, realizar o controle automático das bombas dos poços de acordo com os níveis dos reservatórios e, também, da dosagem de cloro, de acordo com a vazão d´água”, revelou.
Para o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, com esses investimentos a Companhia traz melhorias e mais eficiência no processo. “A automação dos sistemas rurais de abastecimento leva a tecnologia a essas áreas, permitindo que se controle à distância e em tempo real, durante 24 horas no dia, a operação e o desempenho dessas unidades. Devido ao fato da quantidade de sistemas e das distâncias a serem percorridas, antes da automação levava-se muito tempo para identificar e corrigir os problemas, ficando a população desabastecida por muito tempo. Agora com a automação, a detecção da falha é automática e as ações de correção são encaminhadas de imediato. Com certeza estamos levando para as áreas rurais toda qualidade e modernidade que aplicamos às áreas urbanas. Pretendemos atingir 100% da automação nas áreas rurais num período máximo de dois anos”, esclareceu o diretor.
População rural no DF
De acordo com as projeções do Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB), baseadas em metodologias utilizadas pelo IBGE, a população rural do Distrito Federal em 2020 é de aproximadamente 79.414 habitantes. Desse total, a Caesb atende cerca de 37.321 habitantes com fornecimento de água tratada para consumo humano, o que representa 47% da população rural. A Companhia conta com 8.103 ligações de água na área rural, sendo que 5.044 são hidrometradas, o que corresponde a um índice de hidrometração da ordem de 62,25%. A Empresa continua implantando melhorias para ampliar este índice até alcançar 100% de hidrometração.
Ao todo, a Caesb atende 61 comunidades rurais no DF, sendo que nove estão ligadas diretamente à rede de abastecimento de água e outras 52 comunidades são atendidas por sistemas isolados. A área de saneamento rural da Empresa opera diretamente 44 sistemas produtores de água, totalizando 149 unidades entre captações, elevatórias, poços e unidades de tratamento e reservatórios. O volume de água produzida por estas unidades se aproxima de 105 l/s.
Foto: Marco Peixoto (Caesb)
Parcerias em alusão ao Dia das Crianças
A Caesb apoia no sábado evento social, em Sobradinho. Domingo, gincana infantil, na Asa Norte; manhã de lazer, no Itapoã; ação social, em Samambaia; evento da pastoral da caridade, em Planaltina, e atividade sociocultural, em Santa Maria. Dia 12, lazer em Planaltina e no Guará; recreação no 24º batalhão da PMDF, no Varjão; festa no Zoológico; corrida do Sejuquinha, na Asa Sul; atletismo, no Riacho Fundo; pinte e brinque, no Deck Sul.
Outubro Rosa
O Programa “Elas Transformam”, da Secretária da Mulher do DF, tem apoio da Caesb no atendimento à população em situação vulnerabilidade.
Programa Regulariza DF
Contempla no sábado a comunidade do Recanto das Emas com a entrega de unidades habitacionais.
Padroeira Nossa Senhora Aparecida
A Comunidade Católica Luz Divina promove o acampamento da Padroeira Nossa Senhora Aparecida,
de 10 a 12/10, no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina.
SEJUS mais perto do cidadão
Programa atende moradores do Sol nascente oferecendo serviços públicos nos dias 8 e 9/10 com auxílio da Caesb.
Caravana Desenvolve DF
O programa do GDF beneficiou empresários de Ceilândia em ação, em 7/10, apontando soluções para regularização e pendências jurídicas na Área de Desenvolvimento Econômico local.
Agência do Trabalhador
Moradores da Estrutural passaram a contar no mesmo espaço com Agência do Trabalhador e com um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social na Estrutural, em 6/10.
40 anos do Santuário São Francisco de Assis
As comemorações pelo dia de São Francisco de Assis e aniversário de 40 anos de criação do santuário, na 915 norte, foram marcadas com atividades durante todo o dia, em 4/10, com a participação da Caesb.
Praça do Povo
Público presente à entrega da obra de revitalização da Praça do Povo, no Setor Comercial Sul, em 4/10, contou com fornecimento de água no local.
Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE
Assessoria de Comunicação – PRC
O Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais implantado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) chegou a 294 ramais das QNP 12, 16 e 26, e a 224 ramais das QNP 10 e 14, todos de Ceilândia. A iniciativa permitirá a redução na quantidade de vazamentos nas redes de água e, consequentemente, no índice de perdas. Também estão em andamento 460 substituições no Gama, nos ramais das Quadras 13 e 17. Os trabalhos devem ser concluídos em novembro.
Outras regiões do Distrito Federal também foram incluídas do Plano de Manutenção. No Condomínio Solar de Brasília foi concluída a substituição de 445 ramais. Já em Mestre D'armas foram 233 ramais. E, no Regimento de Cavalaria, foi feita a substituição de 276 ramais. No Condomínio Ville de Montagne já foram substituídos 122 ramais dos 445 previstos. No Vale do Amanhecer foram trocados 76 ramais dos 90 previstos. Na Asa Sul, quadras SCRS 513/514/515/516, foram substituídos 134 ramais dos 200 previstos. Ao final de todos os serviços, a Companhia realiza recomposição de pavimentação asfáltica e, no interior das residências, recomposição de calçadas, muretas e paredes onde foi realizado.
O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul, Mauro Laerte, explica que a Caesb possui em seu estoque o material necessário para ser usado durante as obras. Já a mão de obra será executada pelas empresas terceirizadas contratadas pela Companhia. “A implantação adequada e completa dessas melhorias resultará em maior eficiência do sistema. Por isso, a Caesb pede a colaboração de todos os moradores durante o processo”, solicita.
Para a execução dos serviços, eventualmente será necessário acessar a residência dos moradores, mediante uma Ordem de Serviço (OS) gerada pelo sistema da Companhia. Os empregados da Caesb estarão uniformizados, portarão crachá de identificação e irão adotar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções. Sempre que a população tiver dúvida, basta ligar no número 115 da Caesb para checar a existência da Ordem de Serviço e pedir o número da OS à central.
Foto: Cristiano Carvalho (Caesb)
Dia do Servidor
No domingo, a Caesb fornece água aos participantes da 3ª Corrida do Ministério da Economia, na Esplanada dos Ministérios, em alusão ao dia do servidor público.
Giro ciclístico
No Pedal Chicos Bike, ciclistas de Brasília fazem percurso até Pirenópolis; no II Passeio Ciclístico do Detran-DF, em Planaltina; no pedal em comemoração aniversário de 61 do Gama e no Campeonato brasiliense de Cross-country Mountain Bike 2021, no Recanto das Emas.
Criançada em festa
No fim de semana, “Park Ação”, na Vargem Bonita; 6ª edição do Bom é Ser Criança, em Brazlândia; Festa com a Família, em Samambaia; Crianças na Quadra, no Riacho Fundo II; RIACHO + KIDS, com lazer no Riacho Fundo I; e encontro de carros e motos, no Itapoã.
Sua Vida Vale Muito Itinerante
Programa da Secretaria de Justiça oferta serviços públicos aos moradores do Recanto das Emas, nos dias 22 e 23/10, na Administração Regional. Caesb participa com hidratação do público.
Aniversário de Samambaia
Lazer aberto à comunidade em comemoração ao 32º aniversário da cidade.
Outubro Rosa
Caesb abraça a causa com apoio à Semana de prevenção no Hospital Regional de Taguatinga; em ação itinerante da Secretaria da Mulher do DF com atendimento em unidade móvel; e em evento da Associação Vencedoras Unidas com mulheres acometidas pelo câncer, em Águas Claras.
Feira no Sudoeste
1º Feirarte do Sudoeste oferece mostra e venda de produtos de artesanato e trabalhos manuais de profissionais locais, no sábado, CLSW 104 Sudoeste.
Curso CBMDF
Grupamento de Busca e Salvamento do CBMDF contou com parceria da Caesb para realização do curso avançado de resgate em estruturas colapsadas, nos dias 19 e 20/10.
Inauguração de UPA
Moradores do Paranoá contemplados com fornecimento de água pela Caesb na inauguração de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paranoá, em 18/10.
Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE
Assessoria de Comunicação – PRC
Pagina 41 de 90
Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
Av. Sibipiruna - Lotes 13/21 - Centro de Gestão Águas Emendadas - Águas Claras - Brasília/DF - CEP: 71.928-720
Central de Atendimento ao Usuário: Fone 115 (24 horas)