Usuários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) devem ficar atentos aos canais oficiais para pagamento de débitos pelos serviços de água e de esgoto. Caso queira confirmar se o boleto de cobrança recebido é verdadeiro, o usuário pode verificar no site da Empresa ou pelo telefone 115.
Mensalmente, a Caesb encaminha as contas de água e de esgoto aos usuários após a leitura dos hidrômetros realizada por equipes identificadas. No caso das faturas de água em aberto há mais de 90 dias e que já foram protestadas, o pagamento deve ser feito por meio dos títulos emitidos e registrados nos cartórios de notas e títulos credenciados junto à Companhia. Para as faturas que não tenham protesto registrado, a emissão pode ser feita a qualquer tempo pelos canais de atendimento. As contas – que já estejam em discussão na justiça – terão os boletos emitidos somente após o acordo em juízo ou ao final do processo.
Como quitar
Todos os anos, a Companhia de Saneamento encaminha aos usuários a Declaração de Situação de Débitos, onde são informados os valores pagos assim como possíveis contas em aberto. Para verificar sua situação, acesse o Portal de Serviços e selecione a opção Situação de Débitos.
Os usuários que estiverem com débitos em aberto podem solicitar a segunda via da conta pelo Autoatendimento no site da Caesb, pelo aplicativo disponível para download nos sistemas IOS e Android, Agência Virtual, Central 115, Escritórios Regionais, Postos na Hora e WhatsApp (disponível exclusivamente para usuários de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina).
O usuário, pessoa física ou jurídica, que queira parcelar os débitos, deve acessar o Autoatendimento no site da Caesb, Agência Virtual, Escritórios Regionais e Postos Na Hora.
Em outubro, a Caesb lançou o Programa de Negociação de Débitos 2021 – PND para pessoas jurídicas com débitos vencidos até o dia 31 de agosto de 2021. São oferecidas condições especiais de negociação de débitos, flexibilizando os pagamentos à vista e oferecendo parcelamento, com a redução gradativa dos juros de mora incidentes. Os usuários elegíveis receberão um comunicado informando sobre o PND 2021 – PJ, com um código de barras para pagamento à vista, com vencimento em 15 dias. O prazo para aderir ao programa é até o dia 30 de novembro de 2021.
A Companhia lançou mais uma funcionalidade em seu aplicativo para os usuários cujas contas venceram há mais de cinco dias: o sistema push enviará uma mensagem ao usuário indicando a conta pendente e direcionando o acesso para o app, onde o código de barras para pagamento pode ser obtido na opção "Segunda via de conta".
O pagamento das faturas pode ser realizado em toda a rede bancária, em agências lotéricas ou correspondentes bancários. Há atualmente dez bancos conveniados que aceitam os pagamentos da Companhia. São eles: Banco de Brasília e seus correspondentes bancários, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Bradesco, Itaú, Mercantil, Safra, Santander e Inter.
Atualização do Cadastro
Para todos os casos de negociação, inclusive para pagamento à vista, será necessária a atualização cadastral do usuário, que pode ser feita após cadastro prévio no site da Caesb e apresentação dos documentos pessoais e de vínculo ao imóvel.
Na sequência, deve ser acessado o Portal de Serviços da Caesb, clicando em “Alteração de Titularidade”. Também é possível atualizar os dados pelo aplicativo da Caesb, em “Alterar Titularidade”, pela Agência Virtual e nas unidades do Na Hora de Ceilândia, Riacho Fundo, Taguatinga e Gama – por meio de agendamento prévio –, no site da Caesb.
A Caesb reitera que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.
Aplicativo
Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:
- IOS:
https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993
- Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobil
Disputas no basquete
A Caesb é parceira na Etapa DF Regional Centro-Oeste do Campeonato Brasileiro de Basquete, que acontece de 5 a 7/11, no ginásio do Iesplan, na Asa Sul.
SEJUS mais perto do cidadão
A Secretaria de Justiça oferta serviços públicos aos moradores do Arapoanga, em Planaltina, nos dias 5 e 6/11. Caesb participa com hidratação do público.
Dia da Favela
A Central Única das Favelas promove ação no sábado, em Planaltina, para comemorar a data. Na Ceilândia, a Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial promoveu atividades alusivas ao Dia da Favela, em 4/11.
Posse de Conselheiros
O Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial da Sejus tem novos conselheiros empossados em 4/11, no Palácio do Buriti.
Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE
Assessoria de Comunicação – PRC
Neste período de chuvas, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) alerta a população sobre os cuidados que devem ser redobrados no uso correto das redes de esgoto. Lançar água da chuva na rede é ilegal e gera inúmeros prejuízos ao meio ambiente. A população também não deve jogar lixo no vaso sanitário ou óleo de fritura na pia, por exemplo. As medidas previnem o entupimento da rede coletora e o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.
O despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias, já que os sistemas não foram planejados para receber os grandes volumes de chuva. Essa prática contribui para a sobrecarga do sistema provocando extravasamento do esgoto em vias públicas e dentro dos imóveis, tanto pelo ralo quanto pelo vaso sanitário, além de danificar o sistema de coleta do esgoto e interferir no funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
Para a coordenadora de Fiscalização e Orientação Hidrossanitária Centro-Norte da Caesb, Daniele Gama, “o uso correto da rede coletora de esgoto é fundamental para garantir o escoamento e fluidez do sistema ajudando a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente”, alerta Daniele.
Outras medidas simples aplicadas ao dia a dia também evitam obstruções na rede coletora. Não devem ser descartados na rede de esgotos: óleo de cozinha, papel higiênico, fraldas, absorventes, lâminas de barbear, preservativos, cotonetes, cigarros, remédios vencidos, areia e qualquer outro material sólido em pias, ralos e vasos sanitários. Essa ação evita que o esgoto e o mau cheiro retornem para o imóvel.
No caso da água da chuva que escorre dos telhados ou pelas calhas, o ideal é lançá-la na sarjeta ou em direção às galerias de redes pluviais, preparadas para reconduzir o volume de chuvas sem danos.
Vale ressaltar que o óleo de cozinha também não deve ser jogado na pia, no vaso sanitário ou em ralos. Descartado de forma incorreta, ele se acumula no encanamento e retém resíduos, entupindo a rede de esgoto e impedindo o fluxo do esgoto. As caixas de gordura devem ser limpas periodicamente e o resíduo deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartados no lixo. Essa gordura é lixo e não esgoto, portanto, não pode ser descartada na rede da Caesb.
Como comunicar um extravasamento de esgoto
Ao identificar extravasamento de esgoto nas vias públicas, a Caesb precisa ser comunicada para resolver o problema. A ajuda da população é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e transtornos à população. Ao verificar o extravasamento de esgoto na rede, é possível fazer a comunicação pelo aplicativo da Companhia, disponível nos sistemas iOS e Android.
Basta comunicar o local do vazamento, informar se é rede de esgoto e fornecer dados adicionais para facilitar o acesso rápido da manutenção. A Caesb mantém equipes prontas para realizar a desobstrução da rede de esgoto. A partir dos chamados dos clientes pelo aplicativo ou Central de Atendimento, pelo telefone 115, as ordens de serviço são repassadas para os Postos de Serviços, que direcionam as equipes mais próximas para o atendimento.
Central de Atendimento – telefone 115
- Ligue para o número 115 e clique na opção 0 (Emergência).
Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:
- IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993
- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile
Arquivos anexados:
Cidade da Segurança Pública
Moradores do Paranoá contam com ações de prevenção social por meio da oferta de serviços públicos itinerantes na "Cidade da Segurança Pública", de 10 a 13/11, na praça central da cidade, com participação da Caesb.
Oficinas em Planaltina
''Sistema Fecomércio Perto de Você” leva aos moradores de Planaltina, neste sábado, oficinas de moda, beleza, gastronomia e informática. Caesb garante hidratação no local.
Projeto Wi-Fi Social no Zoo
Visitantes do Zoológico de Brasília poderão ter acesso público e gratuito à internet, via sinal Wi-Fi, com a inauguração do Projeto Wi-Fi Social no local, em 12/11.
Campeonato Brasileiro de Futebol de Surdos
Caesb é parceria no Campeonato Brasileiro de Futebol de Surdos 2021, que acontece neste fim de semana com competições na AABB e no Varjão.
Feira de plantas
No domingo, tem feira de troca e vendas de plantas e sementes, no Círculo operário do Cruzeiro.
Dia do diabetes
O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão comemorou o dia mundial do diabetes, em 12/11, abordando o tema “acesso aos cuidados que pacientes devem adotar”.
Entrega de escola
Moradores do Pôr do Sol, em Ceilândia, participaram na última sexta-feira da inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância Jandaia.
Regularização em área rural
Terracap promove mutirão para viabilizar abertura de processo de regularização em área rural no Gama, de 10 a 12/11.
Acesso ao esporte
Retomada das atividades na escolinha de triathlon, no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia, em 10/11.
Renova-DF
Programa Renova-DF iniciou novo ciclo contemplando cerca de 1.500 beneficiados nas cidades do Itapoã, em 9/11, e Guará, em 11/11, com parceria da Caesb nas atividades de lançamento.
Obras na DF 140
Caesb esteve presente na inauguração de trecho de obras na DF 140, em 8/11. Investimentos irão desafogar o trânsito na Região.
Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE
Assessoria de Comunicação – PRC
Serão instalados sopradores de ar com maior eficiência energética
Com o objetivo de diminuir os custos de manutenção e o consumo de energia elétrica, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai modernizar a Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul (ETE Sul) com a substituição de cinco sopradores de ar. O investimento será de R$ 7.726.391,04 para a troca dos equipamentos e adequações necessárias para as instalações. A ordem de serviço foi assinada com a previsão de conclusão das melhorias em 2022.
Os sopradores de ar atuam no sistema de aeração da ETE Sul. Nesta Estação, os esgotos passam por várias etapas de tratamento, dentre elas o tratamento preliminar, primário, reatores biológicos e polimento final. Os sopradores de ar são equipamentos utilizados para fornecimento de oxigênio aos microrganismos aeróbios presentes nos reatores biológicos e essenciais ao processo de tratamento dos esgotos.
Para Marcos Felipe Barboza, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Caesb, a substituição dos sopradores da ETE Sul é necessária, uma vez que os atuais equipamentos estão em operação desde a inauguração da ETE, há aproximadamente 28 anos. “Os novos sopradores possuem menor custo de manutenção e melhor eficiência energética”, explica.
Além disto, a Caesb busca aumentar a segurança operacional ao minimizar a eventual indisponibilidade de funcionamento, levando em consideração a dificuldade de aquisição de peças para equipamentos muito antigos e que exigem elevado custo de manutenção.
Os cinco sopradores de ar da ETE Sul serão substituídos por equipamentos com tecnologia de ponta: rolamentos por levitação magnética e alta velocidade para operação e fornecimento contínuo de ar totalmente isento de óleo. Todos os equipamentos são adequados para o serviço industrial pesado, permitindo o controle da vazão de fornecimento de ar por inversor de frequência, otimizando o funcionamento de acordo com as variações na temperatura de entrada e na pressão diferencial.
Histórico
A ETE Brasília Sul foi inaugurada em 1962 e, em 1993, teve seu processo de tratamento alterado, passando a tratar os esgotos a nível terciário. Essa unidade é uma das maiores estações de tratamento de esgotos da Caesb e atende à população da Asa Sul, parte da área central de Brasília, Núcleo Bandeirante, Guará I e II, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste, parte do Lago Sul, Riacho Fundo (Quadra QN1), SIA, parte de Águas Claras, Candangolândia, Cidade do Automóvel e Setor de Inflamáveis. A vazão média de projeto é de 1.500 L/s e atualmente trata uma vazão média de 1.290 L/s, contribuindo significativamente para a proteção da qualidade da água do lago Paranoá.
Foto: Marco Peixoto (Caesb)
Pagina 42 de 89