Com a retomada das aulas nas escolas da rede pública de ensino, crianças entre 6 e 15 anos voltarão a praticar esportes e fazer exercícios pedagógicos com ênfase em Educação Ambiental, a partir deste mês, dentro do Projeto Golfinho - projeto de responsabilidade social da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Desde março de 2020, as atividades presenciais estavam suspensas.
Os dois Núcleos do Projeto – Ceilândia e Itapoã – têm capacidade de atendimento de 120 crianças e adolescentes, cada, duas vezes por semana, no contraturno da escola. Além de realizar as atividades, os participantes ainda recebem lanche, uniforme e transporte. Em observação às normas de distanciamento social, foi necessária a readequação do número de atendimentos e de espaços físicos. Mais de 400 (quatrocentas) crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social eram atendidos antes da pandemia.
Os locais passaram por reformas que contemplaram pintura e troca de revestimentos e forro. As instalações elétricas, hidrossanitárias e redes de dados e voz foram completamente substituídas. Também foi instalado um novo sistema de iluminação externa, mais eficiente e econômico. Além disso, foi feita a adequação às normas de acessibilidade, incluindo as áreas externas e piscinas, que foram totalmente modernizadas, com a instalação de placas solares para aquecimento da água e equipamentos de cloração automática e controle do pH, devendo ser liberadas para uso em breve.
Para a Gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, Nívia Pedrosa de Oliveira, “trata-se da materialização de um trabalho duro das equipes da Caesb que não mediram esforços para que isso fosse possível. A reabertura dos Núcleos representa muito para as crianças e famílias atendidas pelo Projeto Golfinho, pois as atividades propostas propõem o desenvolvimento físico, a autonomia pessoal e a cidadania, com um retorno à sociedade que não pode ser mensurado”.
Por sua vez, o Coordenador de Integração e Responsabilidade Social, Luís Eduardo Guedes, vê o Projeto Golfinho como “um programa de toda a Empresa, pois é a visualização concreta da missão da Caesb, que é cuidar de vidas”.
Doações
Durante a pandemia, a Caesb arrecadou e doou itens de higiene pessoal como sabonetes e barras de sabão às famílias dos jovens atendidos, para auxiliar no combate ao coronavírus, além de beneficiar outras entidades sociais. Também foram arrecadadas cestas básicas e máscaras, distribuídas aos participantes do Projeto. A Companhia fabricou face shields (compostas por viseira transparente – feita com folha de acetato – e suporte para a cabeça produzido em uma impressora 3D na Oficina localizada no SIA) e as doou às equipes de frente no combate à covid-19 de hospitais da rede pública de saúde e entidades de atendimento às pessoas vulneráveis.
Saiba mais sobre a atuação da Caesb na pandemia:
https://www.caesb.df.gov.br/imprensa/coronavirus/comunicados-imprensa.html
Foto: Cristiano Carvalho (Caesb)
Dia de Finados
A Caesb integra ação do GDF para 02/11 que visa oferecer mais comodidade aos visitantes presentes nos cemitérios, em seis cidades do DF, com fornecimento de água para hidratação.
Opções infantis
No domingo, Ceilândia fecha o mês da criança com um dia de brincadeiras e diversão para a garotada. Na Vila Olímpica do Recanto das Emas, acontece o Festival das Crianças.
Outubro Rosa com prevenção
Mulheres participam da caminhada e corrida “Elas podem” no domingo, em Taguatinga. Durante a semana a Caesb apoiou eventos, no Taquaparque, com orientações preventivas e na Asa Norte, em atividades visando a prevenção do câncer de mama e colo uterino.
Comemorações em alusão ao Dia do Servidor
A Secretaria de Educação DF promoveu semana de reflexão e a Secretaria de Esporte e Lazer motivou servidores a ampliar a excelência dos serviços prestados à população.
Projeto Caravana Nota 10
Instituto Cultural e Social Lumiart visita escolas públicas em regiões periféricas do DF, a fim de disseminar por meio da arte os direitos da criança e do adolescente com a cultura de paz e da não violência.
Benefícios sociais
Pessoas cadastradas no Programa Órteses e Próteses receberam cadeiras de rodas e de banho em ação da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência do DF, em 28/10.
Novas UPAS
A Caesb garantiu a hidratação da população presente nas inaugurações das Unidades Básicas de Saúde da Vila Buritizinho, em Sobradinho II, dia 25/10, e do Gama, em 28/10.
SIPAT
Instituto de Cardiologia do DF contou com a parceria da Caesb para realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes.
Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE
Assessoria de Comunicação – PRC
Usuários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) devem ficar atentos aos canais oficiais para pagamento de débitos pelos serviços de água e de esgoto. Caso queira confirmar se o boleto de cobrança recebido é verdadeiro, o usuário pode verificar no site da Empresa ou pelo telefone 115.
Mensalmente, a Caesb encaminha as contas de água e de esgoto aos usuários após a leitura dos hidrômetros realizada por equipes identificadas. No caso das faturas de água em aberto há mais de 90 dias e que já foram protestadas, o pagamento deve ser feito por meio dos títulos emitidos e registrados nos cartórios de notas e títulos credenciados junto à Companhia. Para as faturas que não tenham protesto registrado, a emissão pode ser feita a qualquer tempo pelos canais de atendimento. As contas – que já estejam em discussão na justiça – terão os boletos emitidos somente após o acordo em juízo ou ao final do processo.
Como quitar
Todos os anos, a Companhia de Saneamento encaminha aos usuários a Declaração de Situação de Débitos, onde são informados os valores pagos assim como possíveis contas em aberto. Para verificar sua situação, acesse o Portal de Serviços e selecione a opção Situação de Débitos.
Os usuários que estiverem com débitos em aberto podem solicitar a segunda via da conta pelo Autoatendimento no site da Caesb, pelo aplicativo disponível para download nos sistemas IOS e Android, Agência Virtual, Central 115, Escritórios Regionais, Postos na Hora e WhatsApp (disponível exclusivamente para usuários de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina).
O usuário, pessoa física ou jurídica, que queira parcelar os débitos, deve acessar o Autoatendimento no site da Caesb, Agência Virtual, Escritórios Regionais e Postos Na Hora.
Em outubro, a Caesb lançou o Programa de Negociação de Débitos 2021 – PND para pessoas jurídicas com débitos vencidos até o dia 31 de agosto de 2021. São oferecidas condições especiais de negociação de débitos, flexibilizando os pagamentos à vista e oferecendo parcelamento, com a redução gradativa dos juros de mora incidentes. Os usuários elegíveis receberão um comunicado informando sobre o PND 2021 – PJ, com um código de barras para pagamento à vista, com vencimento em 15 dias. O prazo para aderir ao programa é até o dia 30 de novembro de 2021.
A Companhia lançou mais uma funcionalidade em seu aplicativo para os usuários cujas contas venceram há mais de cinco dias: o sistema push enviará uma mensagem ao usuário indicando a conta pendente e direcionando o acesso para o app, onde o código de barras para pagamento pode ser obtido na opção "Segunda via de conta".
O pagamento das faturas pode ser realizado em toda a rede bancária, em agências lotéricas ou correspondentes bancários. Há atualmente dez bancos conveniados que aceitam os pagamentos da Companhia. São eles: Banco de Brasília e seus correspondentes bancários, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Bradesco, Itaú, Mercantil, Safra, Santander e Inter.
Atualização do Cadastro
Para todos os casos de negociação, inclusive para pagamento à vista, será necessária a atualização cadastral do usuário, que pode ser feita após cadastro prévio no site da Caesb e apresentação dos documentos pessoais e de vínculo ao imóvel.
Na sequência, deve ser acessado o Portal de Serviços da Caesb, clicando em “Alteração de Titularidade”. Também é possível atualizar os dados pelo aplicativo da Caesb, em “Alterar Titularidade”, pela Agência Virtual e nas unidades do Na Hora de Ceilândia, Riacho Fundo, Taguatinga e Gama – por meio de agendamento prévio –, no site da Caesb.
A Caesb reitera que, por meio dos canais virtuais, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, consumo de água, consulta de protocolos, parcelamento de débitos, 1ª ligação de água, autoleitura, ressarcimento de danos, alteração do titular ou do vencimento da conta, religação de água, débitos, manutenção de redes, além de serviços comerciais como análise de contas, atualização de cadastro e religação.
Aplicativo
Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:
- IOS:
https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993
- Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobil
Disputas no basquete
A Caesb é parceira na Etapa DF Regional Centro-Oeste do Campeonato Brasileiro de Basquete, que acontece de 5 a 7/11, no ginásio do Iesplan, na Asa Sul.
SEJUS mais perto do cidadão
A Secretaria de Justiça oferta serviços públicos aos moradores do Arapoanga, em Planaltina, nos dias 5 e 6/11. Caesb participa com hidratação do público.
Dia da Favela
A Central Única das Favelas promove ação no sábado, em Planaltina, para comemorar a data. Na Ceilândia, a Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial promoveu atividades alusivas ao Dia da Favela, em 4/11.
Posse de Conselheiros
O Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial da Sejus tem novos conselheiros empossados em 4/11, no Palácio do Buriti.
Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE
Assessoria de Comunicação – PRC
Neste período de chuvas, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) alerta a população sobre os cuidados que devem ser redobrados no uso correto das redes de esgoto. Lançar água da chuva na rede é ilegal e gera inúmeros prejuízos ao meio ambiente. A população também não deve jogar lixo no vaso sanitário ou óleo de fritura na pia, por exemplo. As medidas previnem o entupimento da rede coletora e o retorno do esgoto para dentro dos imóveis.
O despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por residências, estabelecimentos comerciais ou indústrias, já que os sistemas não foram planejados para receber os grandes volumes de chuva. Essa prática contribui para a sobrecarga do sistema provocando extravasamento do esgoto em vias públicas e dentro dos imóveis, tanto pelo ralo quanto pelo vaso sanitário, além de danificar o sistema de coleta do esgoto e interferir no funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
Para a coordenadora de Fiscalização e Orientação Hidrossanitária Centro-Norte da Caesb, Daniele Gama, “o uso correto da rede coletora de esgoto é fundamental para garantir o escoamento e fluidez do sistema ajudando a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente”, alerta Daniele.
Outras medidas simples aplicadas ao dia a dia também evitam obstruções na rede coletora. Não devem ser descartados na rede de esgotos: óleo de cozinha, papel higiênico, fraldas, absorventes, lâminas de barbear, preservativos, cotonetes, cigarros, remédios vencidos, areia e qualquer outro material sólido em pias, ralos e vasos sanitários. Essa ação evita que o esgoto e o mau cheiro retornem para o imóvel.
No caso da água da chuva que escorre dos telhados ou pelas calhas, o ideal é lançá-la na sarjeta ou em direção às galerias de redes pluviais, preparadas para reconduzir o volume de chuvas sem danos.
Vale ressaltar que o óleo de cozinha também não deve ser jogado na pia, no vaso sanitário ou em ralos. Descartado de forma incorreta, ele se acumula no encanamento e retém resíduos, entupindo a rede de esgoto e impedindo o fluxo do esgoto. As caixas de gordura devem ser limpas periodicamente e o resíduo deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartados no lixo. Essa gordura é lixo e não esgoto, portanto, não pode ser descartada na rede da Caesb.
Como comunicar um extravasamento de esgoto
Ao identificar extravasamento de esgoto nas vias públicas, a Caesb precisa ser comunicada para resolver o problema. A ajuda da população é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e transtornos à população. Ao verificar o extravasamento de esgoto na rede, é possível fazer a comunicação pelo aplicativo da Companhia, disponível nos sistemas iOS e Android.
Basta comunicar o local do vazamento, informar se é rede de esgoto e fornecer dados adicionais para facilitar o acesso rápido da manutenção. A Caesb mantém equipes prontas para realizar a desobstrução da rede de esgoto. A partir dos chamados dos clientes pelo aplicativo ou Central de Atendimento, pelo telefone 115, as ordens de serviço são repassadas para os Postos de Serviços, que direcionam as equipes mais próximas para o atendimento.
Central de Atendimento – telefone 115
- Ligue para o número 115 e clique na opção 0 (Emergência).
Para baixar o aplicativo da Caesb no celular:
- IOS: https://apps.apple.com/br/app/caesb-autoatendimento/id1003831993
- Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.df.caesb.mobile
Arquivos anexados:
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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
Av. Sibipiruna - Lotes 13/21 - Centro de Gestão Águas Emendadas - Águas Claras - Brasília/DF - CEP: 71.928-720
Central de Atendimento ao Usuário: Fone 115 (24 horas)