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07/12/21 - Companhia comemora resultados obtidos no ano de 2021

Caesb obteve 2ª premiação por índices elevados de atendimento à população 

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) se destaca ao apresentar elevados indicadores de atendimento com água potável de qualidade, ao beneficiar 3.069.993 habitantes, o equivalente a 99% da população, e 2.840.311 habitantes (90,91% do DF) com atendimento de esgoto, sendo que 100% desse esgoto coletado é tratado. A Companhia foi premiada novamente no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), de Universalização do Saneamento. 

Esses índices resumem a eficiência da Caesb no atendimento total da meta – ainda em 2021 – estabelecida pela Lei nº 14.026/2020, que determina que, até o fim de 2033, o acesso da população brasileira à água potável seja de 99% e de 90% em esgoto coletado e tratado. 

Com um faturamento expressivo de R$ 1,470 bilhão (no acumulado de janeiro a setembro de 2021), a malha de tubulações de água da Caesb chega a impressionantes 9.635 quilômetros de rede, assim como a extensão da rede coletora de esgotos com 7.564 quilômetros. Atualmente, são atendidos mais de três milhões de habitantes, de um total de 711.146 ligações de água em todo o Distrito Federal. As ligações ativas de esgoto somaram 620.784, até setembro. 

Para captar, produzir e distribuir água de qualidade, a estrutura da Caesb conta com 11 Estações de Tratamento de Água (ETAs), onde foram produzidos 21.239.000 metros cúbicos/mês (média mensal em 2021). Ao longo dos primeiros nove meses deste ano, o volume total produzido de água foi de 191.148.000 m3. Após a coleta dos resíduos gerados nos imóveis, o esgoto foi tratado em 15 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no DF e na ETE Águas Lindas, em Goiás. 

 

Obras 

Para garantir o atendimento à comunidade, a Caesb investiu R$ 105,4 milhões até setembro de 2021, com a entrega de importantes obras de melhorias e modernização dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e disponibilidade hídrica. A previsão de investimentos do Plano de Negócios para o quinquênio 2021-2025 é de R$ 1,8 bilhão. 

A população da região norte – Planaltina, Sobradinho, Setor Habitacional Taquari e Lago Norte – foi beneficiada com a ampliação da rede distribuidora e da implantação da adutora de água tratada em Sobradinho. O investimento de R$ 4,9 milhões garantiu melhorias nas tubulações existentes, como a instalação de ventosas e a construção e o reforço de blocos de ancoragem das tubulações. A obra incluiu ainda a ampliação da estação elevatória de água tratada do Lago Norte, possibilitando o aumento da capacidade de bombeamento de água dessa estação em cerca de 30%. 

O Sistema de Esgotamento Sanitário do Setor Habitacional Pôr do Sol, na região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol, recebeu a conclusão dos trechos remanescentes das Bacias F, F1 e G no Setor Habitacional Sol Nascente. Investimentos na casa de R$ 66 milhões levarão qualidade de vida à uma das maiores regiões do DF hoje. 

Importantes obras levaram novas redes de distribuição de água aos moradores de Taguatinga, Sobradinho I, Sobradinho II, Itapoã e no Paranoá. Foi realizada a substituição e a setorização das redes, o que garante, em caso de necessidade de suspensão do fornecimento de água, que apenas a região a sofrer reparos seja afetada. Com a troca da tubulação por uma mais moderna, haverá a redução dos serviços de manutenções emergenciais na rede. Em Taguatinga, também foi remanejado e implantado um novo trecho do interceptor, da QI 24 até as margens do Córrego Taguatinga. 

Na região de São Sebastião, a Caesb implantou o Sistema de Abastecimento de Água do Complexo Penitenciário da Papuda, incluindo poços, adutoras e uma Unidade de Tratamento Simplificado. Jardim Botânico e São Bartolomeu foram beneficiados com a 1ª Etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário, além da conclusão de trechos remanescentes nesta área. 

Na parte sul do DF, estão em fase final de implantação as redes do Sistema de Esgotamento Sanitário nas regiões do Setor de Mansões Park Way, contemplando as Quadras 01 a 05, Colônia Agrícola Águas Claras, Vila IAPI e Colônia Agrícola Bernardo Sayão. A Companhia também iniciou a implantação do Subsistema Gama, com obras de melhoria nas captações dos Córregos Crispim 1 e 2, Olhos D'Água, Ponte de Terra 2 e 3 e Alagado. 

Os investimentos contemplaram ainda a recuperação e a revitalização dos Reservatórios Apoiados de Brasília, Brazlândia, Gama, Santa Maria, e o Reservatório de Equalização do Gama. Com as melhorias, os equipamentos foram revitalizados, garantindo uma vida útil de mais 30 anos a cada um deles. Para essas obras, foram investidos R$ 16.505.836,37, com recursos do BID. 

Este ano, a Caesb deu andamento à implantação das redes de Esgotamento Sanitário na Colônia Agrícola Sucupira, no Riacho Fundo. O investimento de mais de R$ 6 milhões beneficiará cinco mil moradores e desativará todas as fossas sépticas da região, prevenindo a contaminação do solo e do lençol freático. 

E na ETE Melchior, em Samambaia, foi instalado um novo sistema de bombeamento simplificado de esgoto bruto da Unidade de Gerenciamento de Lodo. 

O abastecimento de água na região rural do Distrito Federal passou a ser monitorado à distância. Ao todo, 34 sistemas, totalizando 77% das unidades, estão sendo monitorados pelo Centro de Controle Operacional da Caesb (CECOP), que funciona na Sede da Companhia, em Águas Claras, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano. Para a automação dessas unidades foi investido R$ 1,2 milhão, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A automação do sistema rural possibilita uma melhoria na qualidade dos serviços prestados e contribui na redução do custo operacional e de manutenção dos sistemas. 

Para encerrar 2021, há a previsão de conclusão de três grandes obras de impacto: instrumentação e desobstrução de drenos da galeria de drenagem da Barragem do Descoberto, Ceilândia/Águas Lindas de Goiás; além do início do funcionamento do Reservatório de água do Balão do Periquito e do Reservatório de Equalização do Gama.  

Meio Ambiente 

Em agosto, a Caesb finalizou desassoreamento do canal de aproximação do vertedouro da Barragem do Torto. A ação melhorou a capacidade de vazão do sistema que permite o extravasamento em caso de cheias, ampliando a segurança operacional da barragem. Foram retirados 2.606 m3 de sedimentos e de vegetação sobre o espelho d’água, no canal de aproximação do vertedouro. A segurança das barragens operadas pela Caesb é continuamente monitorada por meio de inspeções periódicas nestas estruturas, em atendimento à legislação referente ao tema, como a Lei nº 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens.  

Usuários 

Os clientes ganharam mais um ponto de atendimento, com a abertura do Escritório Regional de Brasília, na estação 114 Sul do Metrô, em novembro. Por ser um local de fácil acesso e de grande circulação de pessoas, será possível atender com mais conforto os clientes das Asas Sul e Norte, Lago Sul, Lago Norte, Granja do Torto, Sudoeste, Octogonal, Noroeste, Vila Planalto e Cruzeiro. Hoje, os usuários da Caesb podem utilizar os serviços de 14 Escritórios Regionais, além de cinco postos "Na Hora". Para melhor comodidade, a Companhia oferece digitalmente todos os serviços dos postos de atendimento, no site, no aplicativo ou na Agência Virtual. 

Na área de tecnologia da informação, foram entregues um novo portal de serviços e um aplicativo (disponível para Android e IOS), com interface intuitiva para os usuários dos serviços online. O desenvolvimento do portal foi feito pensado para melhorar a experiência do usuário e permitir a reutilização dos serviços disponibilizados nesse canal em outras plataformas como URA, voicebot, chatbot e aplicativo. 

De forma a melhorar a comunicação com os usuários, a Caesb investiu em uma tecnologia de alta eficiência e baixo custo, o envio de SMS. A solução utiliza inteligência espacial para identificar especificamente os clientes impactados por eventual manobra ou manutenção na rede, que causem falta d’água. Também podem ser enviadas mensagens sobre campanhas de cunho educativo. Para receber as mensagens, basta o cliente estar com o seu cadastro atualizado.  

Responsabilidade social 

Crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Golfinho retomaram as atividades presenciais no mês de outubro, quando foram recebidos nos dois núcleos, completamente revitalizados, em Ceilândia e no Itapoã. Os dois locais passaram por melhorias que incluíram pintura e troca de revestimentos e forro, além de substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias. As piscinas ganharam placas solares para aquecimento da água. O projeto manteve o atendimento aos 240 jovens em situação de vulnerabilidade social mesmo durante a suspensão das aulas, devido à pandemia de covid. Em ambos os núcleos são oferecidos, no contraturno da escola, duas vezes por semana, esportes e exercícios pedagógicos, com ênfase em Educação Ambiental. Os participantes ainda recebem lanche, uniforme e transporte.  

Premiação 

Em 2021, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela pandemia, Brasília manteve o 2º lugar entre as capitais brasileiras no ranking ABES da Universalização do Saneamento, que avalia cinco indicadores: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto – serviços prestados pela Caesb. A Capital Federal teve os melhores indicadores entre 1.857 cidades avaliadas em todo o Brasil.  

Covid Esgotos 

Por iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Rede Monitoramento de Covid Esgotos tem estudado a presença dos resíduos virais do coronavírus nas redes de esgoto de seis capitais do país. Hoje, em Brasília, a Rede contempla oito ETEs, o que equivale a cerca de 80% das Regiões Administrativas. As equipes da ANA e da Universidade de Brasília (UnB) contam com a parceria essencial da Caesb para a realização desse trabalho. O material é coletado semanalmente nas ETEs, assim como são fornecidos dados sobre a vazão de esgoto tratados, informações essenciais para a realização do monitoramento e a geração de resultados e indicadores. 

 

Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)

                   

 

10/12/21 - Caesb mantém, pelo 6º ano consecutivo, 100% do Índice de Transparência

Prêmio é concedido pela Controladoria Geral do Distrito Federal


Os empregados da Caesb comemoraram neste fim de ano uma conquista importante. Pelo 6º ano consecutivo, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal recebe o troféu Índice de Transparência Ativa (ITA), por alcançar 100% de transparência também na Edição 2021. A entrega do prêmio ocorreu ontem, dia 9, considerado o Dia Internacional de Combate à Corrupção.

A Caesb se destaca por ser uma das empresas que atingiu 100% de transparência desde a primeira edição do prêmio, em 2015. No ano passado, 77 órgãos haviam alcançado a pontuação máxima. O índice foi criado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) como forma de estimular órgãos e empresas da administração pública distrital a cumprirem todos os requisitos previstos de transparência, como, por exemplo, aqueles da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A ideia é disponibilizar espontaneamente dados públicos e de interesse à população em seus sites oficiais.

O Ouvidor da Caesb, Eduardo Romualdo Soares, explicou o trabalho realizado para garantir o sucesso obtido no Índice de Transparência Ativa. “Fazemos um acompanhamento constante das atualizações realizadas por todas as áreas da Companhia, das informações publicadas em nosso site. As áreas são alertadas mensalmente, por meio da plataforma BI, sobre a obrigatoriedade de atualização dos dados. Com essas ações, conseguimos manter um controle rigoroso dos dados divulgados. Esse procedimento, estabelecido em parceria com nossas assessorias de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social, tem garantido o fiel cumprimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), pois foi bem assimilado e compartilhado pelas unidades internas da Caesb”, ressalta.

Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)





10/12/21 - Parceria da Caesb em eventos na semana de 06/12 a 12/12/2021

Paraciclismo

O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada 2021 reúne atletas nas categorias masculino e feminino com necessidades especiais, neste fim de semana, na Praça dos Cristais, no SMU.

Segurança na Estrutural

O Programa DF+Seguro leva à população da Cidade Estrutural orientação e serviços públicos, nos dias 10 e 11/12, na Praça em frente ao Centro de Juventude, com fornecimento de água ao público pela Caesb.

Amigos da Pediatria

Instituto de Cardiologia do DF promove um evento com programação especial para pacientes pediátricos, em 10/11, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro.

Ciclismo

Evento Cerrado Cross Country JM reúne ciclistas na região do Jardim Botânico, neste sábado.

Ação Social

O Sistema Fecomércio Perto de Você promove ação social, em 11/12, no Ginásio coberto do ltapoã.

Capoeira

O Centro Cultural Capoeira Aruanda realiza o evento Papo de Capoeira, nos dias 10 e 11/12, no Guará.

Feira Natalina

Associação dos Amigos da Saúde Mental desenvolve atividade comunitária, no Riacho Fundo I, durante Feira Natalina, na sexta-feira e sábado.

UPA de Planaltina

Inauguração da Unidade Básica de Saúde em Planaltina, em 8/12, beneficiou moradores do bairro Mestre D'Armas, com apoio da Caesb no local.

Atenção à mulher

A comunidade de Planaltina recebeu a Jornada Zero Violência Contra a Mulher, uma ação de política pública, nos dias 7 e 10/12.

Procissão

Público que participou da Procissão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em 8/12, na Asa Norte.

Obras

Inauguração da DF-330, no Itapoã, via de ligação entre Planaltina e Sobradinho ganhou asfaltamento e uma ciclovia. Na ocasião moradores receberam anúncio da duplicação da DF-250, em 7/12.

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

14/12/21 - Caesb utiliza satélite para pesquisar vazamentos de água

Uma parceria entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a empresa israelense Asterra irá ajudar a encontrar vazamentos visíveis e não visíveis nas redes de água da Companhia. O projeto consiste em pesquisar vazamentos por imagem de satélite, o que irá gerar maior eficiência e otimizar recursos. 

Por meio de satélite, é feito o mapeamento de uma área de interesse, que chega até três mil Km². O espectro do radar é capaz de penetrar quatro metros de profundidade no solo, abrangendo quase a totalidade das profundidades de redes nas áreas urbanas, onde é detectada a mistura de solo com água tratada.  A partir de um algoritmo patenteado, a Asterra, que é detentora da tecnologia e possui mais de 250 projetos realizados, filtra os sinais de água tratada misturada ao solo e faz o cruzamento com a rede de distribuição georreferenciada da Caesb. Isso gera pontos de interesse (POIs), que possuem raio de abrangência de aproximadamente 50 metros. Com os POIs delimitados, a equipe de pesquisa de vazamentos da Caesb concentrará seus trabalhos nestas áreas, aumentando a produtividade e otimizando recursos. Em linhas gerais, mais vazamentos serão encontrados por dia com o uso desta tecnologia. 

O gerente de Gestão de Perdas da Caesb, Elton Gonçalves, explica que mesmo não eliminando a pesquisa de vazamentos de água tradicional, que faz uso de haste de escuta e geofone eletrônico, espera-se que a nova tecnologia reduza em até cinco vezes a área que seria pesquisada com a metodologia tradicional. “O uso de satélite deve reduzir significativamente o trabalho em campo, os vazamentos poderão ser identificados antes de aflorar, reduzindo o potencial de danos, além da tecnologia não ser afetada pelo clima, uma vez que pode ser usada com céu limpo ou nublado, de dia ou à noite”, exalta. 

Essa tecnologia tem sido aplicada, em nível internacional, para o setor de saneamento, desde 2015. O BID disponibilizou U$ 100 mil para a realização do projeto, que consiste em pesquisar três mil quilômetros de redes de água tratada, em onze localidades específicas, englobando aproximadamente 320 mil ligações. Em termos de extensão, o projeto abrangerá 36% de toda a rede de água da Caesb e 50% das ligações. 

O projeto piloto de Pesquisa de Vazamento de Água por Satélite já foi realizado no Gama. A gerente de Operação de Redes Centro-Norte, Tattiane Batista Soares, explica que a próxima área a ser contemplada é a Candangolândia, que receberá as equipes da Caesb nos meses de dezembro e janeiro. Primeiro, as equipes percorrerão as quadras, distribuindo panfleto da Caesb (modelo anexo) e informando sobre ações na região. “Esta fase terá foco nos vazamentos visíveis e no registro dos serviços executados entre a passagem dos satélites e o início das pesquisas, que ocorreram entre agosto e setembro deste ano. Posteriormente, será realizada pesquisa de vazamentos não visíveis com hastes de escuta e geofones eletrônicos nos cavaletes de ligação, ramais e componentes da rede de distribuição de água. Quando não houver acesso ao imóvel, será deixado panfleto solicitando contato para agendamento da pesquisa”, esclarece Tattiane. 

Após os trabalhos de pesquisa e da retirada dos vazamentos, novos levantamentos serão feitos para estudo do ganho no volume recuperado, apresentando o impacto na redução das perdas de água e de análise da tecnologia de pesquisa por satélite. Este deverá ser o modelo empregado para a continuidade da pesquisa para as demais áreas da Caesb. 

O diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Pereira, afirma que a Companhia busca dar mais eficiência e eficácia aos recursos disponíveis e otimizar seus contratos de prestação de serviços. “O uso de imagens de satélites na potencialização do trabalho de campo para a pesquisa de vazamentos de água nas redes de distribuição pode representar uma economia significativa de recursos e de tempo de ação, colaborando com a melhoria na qualidade de nossos serviços à população do DF”, conclui o diretor. 

Crédito da foto: Marco Peixoto (Caesb) 

16/12/21 - Crianças do Projeto Golfinho são presenteadas por empregados e colaboradores da Caesb

Para os participantes do Projeto Golfinho, o Natal Solidário da Caesb representa um gesto de amor que não proporciona apenas sorrisos nos rostos, mas ensina o verdadeiro sentido do Natal. Os 217 atendidos pelo Projeto receberam, além dos presentes que pediram a “Papai Noel”, cestas básicas para a família. Empregados e colaboradores da Caesb atenderam aos desejos feitos pelos alunos do Projeto Golfinho por meio de cartas escritas por eles, que ficaram disponíveis para retirada entre os dias 3 de novembro e 3 de dezembro. Roupas, calçados, brinquedos e material escolar foram os itens mais pedidos.

Ao todo foram colocados treze pontos de coleta em vários locais da Companhia, para tornar possível a realização das doações. A Campanha Solidária de Natal acontece há cinco anos e a entrega do material arrecadado foi realizada nessa semana, na Sede da Caesb, em Águas Claras. Um dos presenteados foi o “golfinho” Sérgio Santos. Atualmente com 13 anos, ele participa do Projeto há três, no núcleo da Ceilândia. Segundo Sérgio, muitos aprendizados já foram adquiridos neste período. “Eu aprendo a cada dia, especialmente em ser mais grato e ter empatia pelas pessoas. O projeto nos ensina a se colocar no lugar do outro e entender o que cada um passa”, afirmou o participante.

Entre os presentes no evento estava a aluna Marisol Vieira, de 14 anos. Ela entrou no Projeto aos sete anos de idade. “O Golfinho é incrível. Só tenho a agradecer tudo que os empregados da Caesb fazem por nós. Lá eu consegui aprender a ler e escrever, além de desenvolver novas habilidades, como desenhar”, parabenizou Marisol.

Para o coordenador de Integração e Responsabilidade Social da Caesb, responsável pelo Projeto Golfinho, Luís Guedes, a Campanha de Natal é um momento muito esperado pelas crianças do Projeto. “O Natal traz à tona o sentimento de que pequenos gestos fazem muita diferença na vida de outras pessoas, especialmente as crianças do Projeto Golfinho”, comentou Luís.

Projeto Golfinho

O Projeto Golfinho existe há 20 anos na Caesb e tem como principal objetivo a construção da cidadania de crianças em situações de vulnerabilidade, por meio do esporte e de apoio pedagógico para atividades escolares. Os alunos frequentam o projeto duas vezes por semana no turno contrário ao da escola. Neste período, eles têm aula de natação, futebol, participam de jogos lúdicos e recebem apoio pedagógico, além de aprenderem sobre educação ambiental. Os participantes também recebem lanche e um kit de uniforme (camiseta, short, calça, touca, sunga ou maiô, toalha, prancha, espaguete e bolsa). Além, disso é oferecido o transporte escolar para as crianças. Atualmente, o Projeto atende 217 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos nas regiões de Ceilândia e Itapoã.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb) 

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