Mantenha os registros de água fechados para evitar vazamentos
Neste período de férias escolares, é comum muitos brasilienses viajarem e se ausentarem de suas residências. As dicas de segurança habituais devem sempre ser seguidas como trancar portas e janelas, tirar os eletrônicos das tomadas, evitar divulgar fotos em redes sociais, fechar o registro de gás, suspender a entrega de jornais ou revistas ou deixar qualquer tipo de evidência de que o imóvel está desocupado. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) aproveita e oferece algumas dicas adicionais para garantir a tranquilidade dos viajantes:
Vazamento de água
Antes de viajar, feche todos os registros de água do imóvel, incluindo o registro geral. Essa medida evita desperdício em caso de vazamentos ou esquecimento de alguma torneira aberta.
- Confira o funcionamento da boia da caixa d’água, pois ela serve para fechar a entrada do reservatório quando a caixa já está cheia.
- Teste todas as torneiras e os chuveiros do imóvel, uma vez que um gotejamento pode desperdiçar até 46 litros de água por dia.
- Deixe a pia limpa e jogue o lixo fora. A louça suja acumula sujeira e atrai insetos. Aproveite para colocar os talheres de molho e lavar todas as peças de uma só vez.
- Lave as roupas sujas antes de viajar. Reutilize a água da máquina para lavar a garagem ou o quintal.
- Feche os ralos para evitar que insetos (baratas, aranhas ou escorpiões) invadam a casa na sua ausência.
- Cuidar das plantas também é importante. Utilize vasos auto irrigáveis, que possuem um reservatório de água em quantidade suficiente para sua sobrevivência e retire recipientes que possam ser depósito do mosquito da dengue.
- Peça para uma pessoa de confiança visitar sua casa periodicamente e verificar se não houve nenhum vazamento.
- Caso algum vazamento seja identificado internamente, a Caesb deve ser informada sobre o conserto, o local deve ser fotografado e esses registros devem enviados à Companhia. Isso é necessário para que seja analisado se houve influência do vazamento no consumo medido. Se o vazamento ocorrer no cavalete do hidrômetro, somente a Caesb pode realizar o reparo. O usuário deve entrar em contato com a Empresa e solicitar a correção da fatura.
Ao retornar, aproveite e faça a limpeza da caixa d´água do seu imóvel, pois a água parada por um longo período pode favorecer a presença de algas e bactérias, além de uma possível contaminação por animais, caso a tampa tenha se deslocado em sua ausência. Confira o passo a passo da limpeza no site da Caesb.
Pagamento
Para evitar surpresas, lembre-se de antecipar o pagamento da sua conta de água da Caesb. A fatura pode ser paga em toda a rede bancária, agências lotéricas, correspondentes bancários ou pelo sistema de débito automático. A segunda via da conta está disponível em vários canais de atendimento:
- Aplicativo disponível nos sistemas IOS e Android. No app, é possível fazer o download da fatura em PDF e enviar por e-mail ou aplicativo de mensagem;
- Site www.caesb.df.gov.br;
- Central de Atendimento Telefone 115 (válidos para ligações no DF);
- Escritórios Regionais (apenas para emissão da segunda via da fatura);
- Postos na Hora e
- WhatsApp (disponível exclusivamente para usuários de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina).
Caso o usuário tenha contas em aberto com a Caesb até 31 de outubro de 2022, é possível participar de mais uma edição do Programa de Negociação de Débitos, disponível para clientes pessoas físicas e pessoas jurídicas. O programa oferece condições especiais para a negociação de débitos, flexibilizando os pagamentos à vista e oferecendo parcelamento, com a redução gradativa dos juros de mora.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)
13ª etapa dos trabalhos começa hoje
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) inicia hoje a execução de mais uma etapa da implementação do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo dos trabalhos é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água, ou seja, a instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel, diminuindo vazamentos e, consequentemente, o índice de perdas da Companhia. Tal ação resultará em maior confiabilidade do sistema.
A 13ª etapa das ações de substituições de ramais previstas no Plano Distrital de Saneamento Básico – PDSB começa hoje na QNN 20, em Ceilândia, e irá substituir 108 ramais prediais de água. Durante o período de execução, além da substituição de ramais, as equipes de manutenção da Caesb farão levantamento de dados, manutenção de redes de água, inspeções e pesquisa de vazamentos. Os serviços externos preveem a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente, nas residências, a Companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço. A previsão é de que os trabalhos terminem em 30 dias.
Para a execução dos trabalhos, será necessário acessar a residência dos moradores. Para isso, os empregados da Caesb estarão uniformizados e portando crachá de identificação. Em caso de portão fechado, os empregados deixarão um aviso de comparecimento com as devidas instruções de procedimento. Outras informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115, Escritório Online no site www.caesb.df.gov.br ou Postos de Atendimento localizados no Na Hora. A execução adequada e completa dessas melhorias resultará em maior eficiência do sistema e a colaboração dos clientes é essencial durante o processo.
O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul, Mauro Laerte, ressalta que o trabalho desenvolvido se trata de ação preventiva, sem custos para os clientes. “Nosso objetivo é atender o PDSB por meio da substituição de ramais, combater as perdas físicas de água no sistema por vazamentos não visíveis ocasionado pelo envelhecimento da infraestrutura, fadiga do material por stress hidráulico, excesso de pressão no sistema e reincidência de rompimentos nos ramais”, explica o superintendente.
PLANO DISTRITAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PDSB)
O Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB), elaborado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Caesb e outras empresas do DF, tem como base a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Uma das afirmações do PDSB é a de que os vazamentos em ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos. Eles devem ser padronizados e executados com material de mais qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)
Caesb disponibiliza visitas às ETEs e ETAs e Expresso Ambiental
Para disseminar o conhecimento sobre o ciclo do saneamento, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) abre suas portas para a visitação às Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e ainda leva o Expresso Ambiental às escolas de todo o Distrito Federal. Durante as visitas, técnicos da Companhia explicam o processo que vai desde a captação de água nos mananciais até a devolução do efluente tratado nos corpos hídricos.
Em 2022, foram realizadas 40 visitas às ETAs e 30 visitas às ETEs, um público estimado de 2.100 pessoas. O Expresso Ambiental esteve em 28 escolas e instituições, levando educação ambiental para cerca de oito mil pessoas.
Para as visitas às ETEs e ETAs, a Caesb recebe instituições de ensino fundamental – a partir do 6° ano –, médio, superior e técnico, empresas, técnicos, professores, pesquisadores, veículos de imprensa e forças militares. As ETAs Brasília, Brazlândia, Pipiripau, Rio Descoberto e Vale do Amanhecer são abertas para as visitas. Já os interessados em conhecer mais sobre o esgoto podem visitar as ETEs Gama, Brasília Norte, Brasília Sul, São Sebastião e Sobradinho.
Na visita do Expresso Ambiental, ônibus de Educação Ambiental da Caesb, o público-alvo são alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do Distrito Federal. Nele, há uma maquete que contempla diversos aspectos como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e, até mesmo, o manejo do lodo de esgoto que, atualmente, é utilizado pela Companhia na recuperação de áreas degradadas.
Para agendar uma visita às Estações de Tratamento de Água ou de Esgoto basta acessar https://www.caesb.df.gov.br/educativo/espaco-ambiental/visitas-as-estacoes.html e seguir as orientações. Para as escolas solicitarem a visita do Expresso Ambiental, o link é https://www.caesb.df.gov.br/educativo/espaco-ambiental/expresso-ambiental.html.
Segundo o gerente de Gestão Ambiental Corporativa, Carlo Renan Brites, a meta para 2023 é ampliar o atendimento com o Expresso Ambiental para 12.000 pessoas. “Com esse trabalho a Caesb enriquece o atendimento à comunidade, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário”, explica Brites.
Estação de Tratamento de Água abastece 60% da população da capital
A Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto (ETA RD) completa 37 anos no dia 7 de fevereiro. Responsável por 50% da água produzida na capital, o que corresponde ao atendimento de quase 60% da população do DF, a ETA atende 16 regiões do Distrito Federal e é a maior unidade de tratamento de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
A operação da ETA Rio Descoberto foi iniciada em fevereiro de 1986. À época, a capacidade de tratamento era de três mil litros/segundo com tecnologia de filtração direta. Com o passar do tempo, a capacidade foi aumentando e, atualmente, possui capacidade projetada para até seis mil litros/segundo. Com os diversos investimentos e melhorias, os processos ficaram mais modernos com a redução das perdas de água de 5% a quase zero.
Em 2022, a ETA RD operou com vazão média de quatro mil litros/segundo. Essa produção atendeu as cidades de Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Park Way, Candangolândia, Sol Nascente, Pôr do Sol e Arniqueiras.
Segundo o gerente dos Sistemas Produtores de Água Descoberto e Brazlândia, Wellington Ribeiro de Freitas, a partir de 2010, a Companhia intensificou os investimentos na automação das unidades operacionais, incluindo a ETA RD. “Com isso, houve o desenvolvimento de um novo sistema de supervisão e infraestrutura composta por rede de transmissão, equipamentos, instrumentação de processo e nova sala de operação, propiciando, assim, melhoria das condições operacionais da unidade e da estabilidade do processo”, esclarece o gerente.
Por ser grande e por sua arquitetura permitir a visualização da água que chega à estação, a ETA RD recebe um elevado número de visitantes todos os anos. Técnicos de diversos países e outras companhias de saneamento vão à unidade para entender o sistema, considerado uma referência. Em 2019, a estação recebeu a visita de quase 1.400 pessoas, entre alunos de escolas públicas e outras instituições. Com a pandemia, as visitas estiveram suspensas, mas foram retomadas em agosto de 2022. A expectativa é que 2023 seja um ano de muitas visitas.
Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)
Segunda via das contas terá QR Code para facilitar pagamento
A partir de fevereiro, usuários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) que solicitarem a segunda via das faturas poderão fazer o pagamento dos serviços por meio do sistema Pix – Pagamento Instantâneo. A expectativa é de que, nos próximos meses, todas as faturas sejam emitidas com o QR Code que permite o pagamento por Pix.
A inovação permitirá que a fatura do usuário conste como quitada no sistema da Caesb em um prazo menor, o que garante rapidez na retomada de serviços que dependam da comprovação do pagamento como, por exemplo, a solicitação de religação após o corte por inadimplência.
Essa modalidade será uma opção a mais para o usuário da Companhia realizar os pagamentos da fatura de água e de esgoto pelos canais de arrecadação além dos já existentes (débito automático, autoatendimento, internet banking, correspondentes bancários, guichês de instituições bancárias credenciadas e agências lotéricas).
Os usuários poderão pagar a fatura via Pix a partir de instituições financeiras que não estejam cadastradas junto à Caesb, mas que integrem o sistema criado pelo Banco Central, somando hoje mais de 790 delas, entre carteiras e bancos digitais.
Em média, a Caesb emite mensalmente 800 mil faturas para o recebimento dos valores, arrecadados por instituições financeiras credenciadas pela Companhia. Atualmente, 10 bancos conveniados aceitam os pagamentos: Caixa Econômica Federal, Banco de Brasília e seus correspondentes bancários, Banco do Brasil e seus correspondentes bancários, Bradesco, Itaú, Banco Inter, Santander, Banco Sicoob, Mercantil e Safra.
Para realizar o pagamento via Pix, o usuário precisa acessar o app do seu banco, a página do internet banking ou os guichês de autoatendimento. Basta apontar o celular para a imagem do QR Code na parte inferior da 2ª via da fatura, que a opção de pagamento por Pix fica disponível.
O sistema foi desenvolvido, sem custo, por equipes próprias da Companhia. “A Caesb tem buscado se adequar às soluções de mercado que atendam às necessidades dos nossos usuários da maneira mais rápida e segura. O lançamento do Pix será feito por etapas para que todas as formas de pagamento possam contemplar essa opção, trazendo maior celeridade aos registros dos usuários”, explicou o Diretor Financeiro e Comercial da Caesb, Sérgio Antunes Lemos.
A segunda via da fatura pode ser solicitada pelo app Autoatendimento da Caesb, Portal de Serviços, Agência Virtual, Escritórios Regionais, Postos Na Hora, WhatsApp (exclusivo para moradores de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina) e Central de Atendimento 115.
Pix - Pagamento Instantâneo Brasileiro
(https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix)
Lançado pelo Banco Central em 2020, o meio de pagamento Pix permite que os recursos financeiros sejam transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia da semana. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
A Chave Pix previamente cadastrada pode ser CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória (uma sequência alfanumérica gerada aleatoriamente que poderá ser utilizada por usuários que não queiram vincular seus dados pessoais às informações de sua conta transacional).
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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
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