Companhia começa a instalar equipamento de segurança na distribuição de água na Adutora de Taquari
Avançam as obras de construção do Sistema de Abastecimento de Água Norte, realizadas pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), para atender 355 mil pessoas que moram em sete setores habitacionais da região norte da capital. Nesta sexta-feira (21), começou a instalação do equipamento denominado “chaminé de equilíbrio” da Adutora de Taquari, no Lago Norte. A gigantesca estrutura é considerada fundamental para manter o fornecimento de água a ser feito pela futura adutora.
A “chaminé de equilíbrio” do Taquari é uma torre feita de aço com 3,5 metros de diâmetro e 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares. No equipamento, a Caesb investiu R$ 1 milhão 115 mil. A chaminé é um equipamento de proteção da adutora para garantir que a distribuição da água não seja interrompida ou que o sistema venha a sofrer danos provocados por problemas externos ou internos.
Em caso de falta de energia, por exemplo, as máquinas que bombeiam água param de funcionar. A água que estava sendo bombeada para o sistema de distribuição passa a retornar à adutora. Aí entra em ação a “chaminé de equilíbrio”. A água que retornaria sobe pela torre, mantendo e equilibrando o fluxo de distribuição do sistema. Sem a chaminé, a pressão da água seria tão forte que poderia causar danos à tubulação.
Sistema Norte
O Sistema de Abastecimento Norte é um empreendimento de R$ 135 milhões, que vem sendo executado para levar água potável a 355 mil moradores de Sobradinho I, Sobradinho II, Grande Colorado, Boa Vista, Taquari, Itapoã e Região dos Lagos.
O complexo está sendo construído em várias frentes de trabalho, que acontecem simultaneamente. Uma delas é a Adutora de Taquari, empreendimento de R$ 44 milhões a ser concluído ainda em 2024. Ao mesmo tempo, estão sendo construídos a Elevatória de Água Tratada Lago Norte e o Reservatório de Água Tratada Sobradinho.
A Elevatória do Lago Norte recebeu investimento de R$ 39,7 milhões. É composta por dois reservatórios metálicos com capacidade para armazenar 2 mil metros cúbicos de água, devendo ser concluída em janeiro de 2025. Já no Reservatório de Sobradinho a Caesb está investindo R$ 21,9 milhões. Serão dois reservatórios metálicos com capacidade para armazenar 8 milhões de litros de água. A previsão é que a obra seja entregue em janeiro de 2025.
Todas as obras do sistema estão gerando 500 empregos diretos e indiretos, segundo Luís Antônio Reis, presidente da Caesb. “Estamos investindo na expansão do fornecimento e na qualidade da água potável que levamos aos moradores da região Norte”, ressaltou Reis. “Ao mesmo tempo, estamos gerando centenas de empregos e renda, ajudando o mercado de trabalho e a economia do Distrito Federal”.
Crédito das fotos: Divulgação Caesb
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Adesão ao programa de negociação de débitos termina no dia 30 de junho
Esta é a última semana de adesão ao programa Caesb Negocia, que oferece desconto de 99% sobre os juros do total de dívidas contraídas ou multas recebidas até 15 de janeiro de 2024 com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal. O prazo para a adesão termina no dia 30 de junho.
A adesão ao Caesb Negocia terminaria em maio, mas o prazo foi prorrogado a pedido de diversos clientes. Com a prorrogação, até esta segunda-feira (24) o número de adesões chegou a 22.644 clientes, totalizando R$ 18.222.293,04 em débitos e multas negociados.
O programa oferece condições especiais de pagamento do débito a todos os clientes pessoas físicas e jurídicas. Já os clientes beneficiados pelo programa Tarifa Social podem parcelar o débito em até 60 vezes.
“Esta é mais uma oportunidade que a Caesb oferece a seus clientes para que possam quitar suas pendências”, ressaltou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis. “Nosso objetivo é garantir que todos tenham amplas condições pra pagar o débito e um tempo maior para se organizar financeiramente”.
Para aderir ao programa Caesb Negocia, o cliente pode comparecer presencialmente a um dos escritórios de atendimento da Caesb (mediante agendamento) ou, de forma mais cômoda, acessar o site https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/, opção Programa Caesb Negocia.
Acesse o site da Caesb (www.caesb.df.gov.br) para mais informações.
Companhia suspeita que construção irregular provocou os danos na estrutura das moradias
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está investigando o que teria provocado rachaduras nas paredes de três casas na Vila Buritis, em Planaltina. Uma moradora diz que o dano foi causado após o conserto de um vazamento de água na rede da empresa feito por uma equipe de manutenção da companhia. Mas engenheiros da Caesb apontam que a construção irregular de um dos imóveis seria a causa mais provável das rachaduras nas casas.
O caso começou às 8h15 de segunda-feira (24), quando o aposentado Antônio Leite Moreira comunicou à Central de Atendimento da Caesb que havia um vazamento de água na calçada do imóvel onde ele mora na Vila Buriti (casa 2, lote 5, conjunto Q, Quadra 3). Uma equipe de manutenção da Caesb chegou ao local às 15h. Como o reparo era pequeno, o serviço foi concluído antes do final da tarde.
A equipe relatou que o imóvel onde o reparo foi feito é um sobrado de dois pavimentos em construção. Os pilares de sustentação feitos de concreto e as paredes de tijolo já foram concluídos, mas ainda falta o acabamento. O sobrado é bem maior do que a maioria dos imóveis da rua. E fica colado à casa vizinha, que está em nome Adahil Pereira de Farias, mas é alugada para Maria Auxiliadora de Araújo.
Na manhã desta quarta-feira (26), a Caesb teve conhecimento de que o sobrado de Antônio Moreira e a casa de Maria Araújo apresentam rachaduras nas paredes. Maria responsabilizou a Caesb pelos danos, alegando que o problema ocorreu por causa do reparo feito pela companhia para conter o vazamento na calçada de Moreira.
Contradição da moradora
A contradição é que a própria Maria declarou que as rachaduras começaram a aparecer no sábado passado (22), dois dias antes do reparo feito pela equipe da Caesb. Outra contradição: por ser o reparo do vazamento uma obra pequena, a companhia não usou máquinas pesadas que pudessem abalar a estrutura do imóvel.
O mais provável, segundo técnicos da companhia, é que o sobrado de Moreira tenha causado os danos tanto na própria residência dele quanto na casa vizinha. Isto, porém, só poderá ser confirmado após a Comissão de Sinistro da Caesb concluir o laudo sobre o relatório da investigação que está sendo feito pela equipe de manutenção que esteve no local.
O laudo vai apontar as causas das rachaduras e identificar os responsáveis. A partir daí, a Caesb adotará as medidas judiciais cabíveis. Caso a empresa seja apontada como responsável, arcará com os ressarcimentos dos danos provocados aos moradores.
A Caesb informou que, em casos como o da Vila Buriti, em que há danos materiais, o cliente tem que acionar o setor de sinistro da companhia. Isso pode ser feito por meio do site da Companhia.
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)
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Mais de 10 mil clientes já se cadastraram no serviço oferecido pela Caesb
Em apenas um semestre, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para obter o serviço de autoleitura do hidrômetro, que permite ao consumidor acompanhar quantos litros de água o imóvel dele consome mensalmente.
A autoleitura também ajuda a evitar multas aplicadas pela Caesb quando o leiturista não consegue ter acesso ao hidrômetro. As multas são aplicadas quando ou o responsável pelo imóvel não está presente no local no dia marcado para a leitura ou o equipamento está instalado em área interna, impossibilitando ao agente fazer a leitura.
Outra vantagem da autoleitura: a identificação de possíveis vazamentos ou até mesmo furto de água. O cliente, pela autoleitura, poderá identificar se o consumo aumentou muito mais do que o normal. Apontado o problema, o cliente poderá recorrer à Caesb para que a causa da anormalidade seja identificada.
A Caesb, a partir do próximo semestre, vai intensificar o envio de mensagens para que mais clientes passem a adotar a autoleitura, estimulando o consumidor usar a água de forma consciente e a pagar menos.
Como se cadastrar
Os clientes podem, a qualquer momento, fazer o cadastro para obter o serviço. O primeiro é entrar no site da Caesb. Não é necessário apresentar qualquer documento. Mas para se cadastrar, a conta de água do imóvel deve estar em nome do consumidor.
O próximo passo é ler o hidrômetro e informar, pelo site, a numeração encontrada no aparelho. Isso, porém, tem que ser feito três dias antes da data marcada para o leiturista passar no imóvel. Se, por exemplo, o leiturista estiver agendado para o dia 8, então a leitura feita pelo cliente terá que ser encaminhada até o dia 5. A conta de água feita com a ajuda da autoleitura estará disponível no site cinco dias úteis após a informação dada pelo cliente.
Faça o cadastro no seguinte endereço: https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/.
Programa Caesb Negocia oferece condições especiais para pagamento
Amanhã (30) é o último dia de adesão ao programa Caesb Negocia, que oferece desconto de 99% sobre os juros do total de dívidas contraídas ou multas recebidas até 15 de janeiro de 2024 com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal.
A adesão ao Caesb Negocia terminaria em maio, mas o prazo foi prorrogado a pedido de diversos clientes. Com a prorrogação, até esta sexta-feira (28) o número de adesões chegou a 22.957 clientes, totalizando R$ 19.151.115,38 em débitos e multas negociados.
O programa oferece condições especiais de pagamento do débito a todos os clientes pessoas físicas e jurídicas. Já os clientes beneficiados pelo programa Tarifa Social podem parcelar o débito em até 60 vezes.
Para aderir ao programa Caesb Negocia neste fim de semana, o cliente pode acessar o site https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/, opção Programa Caesb Negocia.
Para mais informações, acesse o site da Caesb (www.caesb.df.gov.br).
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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
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