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28/05/24 - Comédia e musical fecham temporada de maio do teatro da Caesb

Apresentações contemplam comédia e musical para adultos

Comédia e musical marcam o fim da temporada de espetáculos de maio do Teatro Água Claras, no Espaço Cultural Caesb, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal.  No dia 30 de maio, o comediante João Pimenta apresenta o stand-up “Pimenta Verso”; e no dia 31, acontece o espetáculo musical “Uma saudação às Divas”, com as atrizes Salita Cipriano e Li Martins.

Pimenta tem 16 anos de carreira, mas é a primeira vez que faz apresentação solo. No show, ele faz humor da própria realidade que viveu: os perrengues do cotidiano de um negro morador de periferia. Apresentação única com início às 20h.

Já o show “Uma saudação às Divas” é um musical. Cantoras, acompanhadas por banda ao vivo, interpretam os maiores sucessos de Aretha Franklin, Tina Turner, Whitney Houston, Mariah Carey, Celine Dion, Shania Twain e de outras rainhas da música internacional. No palco, bailarinos trocam de figurino pelo menos 50 vezes, usando peças originais das divas homenageadas. Apresentação única com início às 20h.

Os ingressos para os dois espetáculos podem ser adquiridos no link da plataforma Ingresso Digital (https://ingressodigital.com/).

Espaço e Teatro da Caesb

O Teatro Águas Claras integra o Espaço Cultural Caesb, que há 18 anos é palco para diversas atividades artísticas, sendo o único centro cultural da cidade e um dos mais importantes do Distrito Federal. Projetado pelo arquiteto Paulo Zimbres, ocupa 1.800 metros quadrados e tem capacidade para 416 pessoas. O formato do palco permite maior performance dos artistas e visibilidade do público. O teatro oferece acessibilidade, comodidade, qualidade acústica, temperatura controlada e segurança.

O Espaço Cultural é completo, sendo formado por foyer, hall, plateia, palco, áreas de apoio, sala de tradução, sala técnica e camarins. A área externa é contemplada por amplo hall, estacionamento com guarita, jardins, espelho d'água, área exclusiva para carga e descarga. Todo o prédio foi pensado para proporcionar eventos como palestras, debates, cursos e prêmios, shows, formaturas, teatro, exposições, danças, oficinas, mostras de artes visuais e outros espetáculos.

Espaço Cultural Caesb: Avenida Sibipiruna, Lote 13/21 – Águas Claras – Contato: (61) 3213-7266.

29/05/24 - Lago Paranoá: Caesb garante água limpa para o feriado de Corpus Christi

Caesb garante que água limpa e apropriada para banho pode ser encontrada em 95% das áreas públicas às margens do lago


Brasília tem uma das melhores opção de lazer do Centro-Oeste: o Lago Paranoá. Neste feriado prolongado de Corpus Christi, quando a temperatura na capital deve passar dos 27°, nada como um bom mergulho nas águas frias do Paranoá para driblar o calor e se refrescar.

O que não falta é espaço e água limpinha. O espelho d’água do Paranoá se espalha por 48 quilômetros quadrados, abraçando a cidade de norte a sul. Nada menos do que 95% das áreas públicas às margens do lago são balneáveis, segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Ou seja, são águas apropriadas para banho e atividades esportivas. Pode nadar, mergulhar e remar sem medo de contrair doenças. Entre essas áreas, as mais procuradas são a orla da Ponte JK e as prainhas da Ermida Dom Bosco e da Praça dos Orixás.

Nos outros 5% das áreas que margeiam o Paranoá, quem entrar nas águas desses locais corre sério risco de se contaminar. Isto porque, elas estão perto de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da Caesb. Essas estações coletam o esgoto e devolvem ao lago água tratada. Mesmo tendo passado por tratamento, a água próxima à ETE contém impurezas, sendo, portanto, inadequada até mesmo para lavar as mãos.

Qualidade monitorada

Para avaliar e acompanhar a qualidade da água, a Caesb tem um Programa de Balneabilidade. Esse programa compreende nove locais de avaliação e 34 pontos de monitoramento. Todas as semanas, faça chuva ou sol, equipes da companhia entram no lago para colher amostras. Medições de pH da água são feitas no próprio local, enquanto o material coletado para a análise de coliformes fecais é enviado ao Laboratório da companhia.

O resultado das análises pode ser acompanhado no Mapa de Balneabilidade, no portal da Caesb. A mais recente avaliação, feita no dia 21 de maio, mostra que estão impróprias para banho e consumo as águas próximas à ETE do Lago Norte, à ETE do Lago Sul, a área perto ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU) na Asa Sul e o piscinão do Lago Norte. O restante está liberado.

O Programa de Balneabilidade integra a política adotada pela Caesb desde 1990 para recuperar e manter a qualidade das águas do Paranoá, que à época foi gravemente prejudicada pelo excesso de aguapés e deficiência da rede de captação e tratamento. Investimentos milionários foram feitos, especialmente na ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Sul e Norte.

Orgulho brasiliense

A recuperação do lago continua com novos investimentos na modernização do sistema de captação e tratamento do esgoto doméstico que chega ao Paranoá. Recursos investidos na ampliação da rede de coleta, na aquisição de máquinas e equipamentos, em tecnologia e em capacitação dos empregados da Caesb. Tudo para melhorar a saúde do Paranoá. E melhorou.

“Hoje, sem dúvida, temos um lago bem mais saudável do que tínhamos há uma década”, garante Luís Antônio Reis, presidente da Caesb, ressaltando que os mais de 800 ensaios diários feito pelo Laboratório da companhia atestam essa qualidade. Mas Reis também usa outros exemplos que confirmariam a saúde do lago. “A maior prova da qualidade da água do Paranoá são as espécies que hoje vivem no lago, como camarões e capivaras, que antes não apareciam”, aponta. “Hoje, podemos dizer sem medo de errar: a nossa água é a melhor do Brasil. É orgulho de Brasília”.

Mapa de balneabilidade:

(https://www.caesb.df.gov.br/component/content/article/27-portal/784-frontend-balneabilidade.html)


 

29/05/24 - Caesb tem a melhor nota entre companhias de saneamento do Brasil

Numa escala de 0 a 7 no ranking do Projeto Acertar, a empresa obteve nota 6.7, a maior pontuação nacional


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) foi a mais bem pontuada no ranking do Projeto Acertar, que audita informações fornecidas pelas empresas do setor sobre os serviços que prestam em seus respectivos estados. Numa escala de 0 a 7, a Caesb recebeu a maior nota: 6.7. “Essa pontuação é muito importante porque mostra que estamos prestando à população um serviço de qualidade”, comemorou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.

O Projeto Acertar consiste em uma metodologia para auditar e certificar informações das companhias de saneamento registradas no Sistema Nacional de Informações do Saneamento (SNIS), vinculado ao Ministério das Cidades. O SNIS é o maior sistema de informações sobre o saneamento básico no Brasil, alimentado com dados fornecidos pelas empresas do setor.

Essa é a segunda vez que a Caesb participa do projeto. A primeira foi em 2020, quando foram auditadas as informações fornecidas pela empresa sobre as atividades em 2018 e 2019. Já nesta segunda avaliação, os dados abrangeram o período de 2021 a 2022. Todas as ações e os resultados da auditoria são monitorados pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa).

A avaliação do Acertar/SNIS vai além de um simples processo de auditoria e certificação. Ganha importância na gestão pública e na sociedade por ser o termômetro oficial que mede a confiabilidade, transparência e eficiência na gestão dos serviços de saneamento. “As informações que divulgamos para a população têm a transparência confirmada pelo nosso agente regulador, a Adasa”, explicou o presidente da companhia.

Reis enfatizou que os números apresentados pela Caesb são plenamente confiáveis. Como exemplo, citou a qualidade da água distribuída e o índice da população atendida com rede de água e esgoto. “Levamos água potável para 99% da população e 92% são atendidas com redes de esgotos, padrão de primeiro mundo reconhecido e certificado agora pelo Projeto Acertar”, destacou.

Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, “a transparência é fundamental para que se atinja o patamar de excelência na prestação do serviço público, inclusive para o exercício da regulação, onde se busca condições efetivas para contemplar os interesses legítimos do prestador e do consumidor”.

Confiabilidade das informações

Um dos pilares fundamentais do Acertar é a elevação da confiabilidade das informações. Através de auditorias rigorosas e certificações robustas, garante-se a precisão e veracidade dos dados coletados, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas em todo o setor.

Para o diretor de Regulação e Meio Ambiente da Caesb, Haroldo Toti, a transparência é outro benefício crucial proporcionado pelo Acertar. “A disponibilização de dados detalhados auditados e certificados garante à população acesso a informações precisas sobre os serviços que utilizam”, explicou. “Possibilita ainda que as empresas de saneamento demonstrem seu compromisso com a qualidade e a responsabilidade, fortalecendo a relação com os consumidores e conquistando a confiança da comunidade”.

O impacto positivo do Acertar também se estende à gestão e ao desempenho operacional das companhias. Com dados precisos e confiáveis, as empresas podem implementar ações estratégicas para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e atender às expectativas dos consumidores de forma mais eficiente, conforme Toti.

O Projeto Acertar

O Projeto Acertar foi criado em 2018 e visa o desenvolvimento de Metodologias de Auditoria e Certificação de informações SNIS. O projeto, executado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas), é resultado da parceria entre o Ministério das Cidades e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), tendo o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.

O método desenvolvido para auditar e certificar as informações fornecidas pelos prestadores de serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao SNIS é composto por cinco etapas: Mapeamento de Processos, Identificação de Riscos, Avaliação de Confiança, Avaliação de Exatidão e Certificação das Informações do SNIS.

Credito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

30/05/24 - Caesb dá desconto de 20% a quem economizou água no Distrito Federal

 Mais de 531 mil clientes vão ser beneficiados com créditos que totalizam R$ 11,1 milhões  

Economizar água é bom para o meio ambiente e para o bolso do consumidor. É isto que a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está demonstrando ao premiar 531.781 clientes que entre 2022 e 2023 conseguiram reduzir em 20% o consumo de água. Eles vão receber mais de R$ 11 milhões da Caesb.

Desse total, a companhia vai pagar R$ 2,8 milhões para um grupo de 131.171 clientes e R$ 8,2 milhões para outro conjunto de 400.610 consumidores. O pagamento do bônus-desconto começa em junho de 2024 e termina em abril de 2025.

O benefício é concedido a clientes poupadores de água desde setembro de 2009, quando entrou em vigor a Lei Distrital nº 4.341/2009. O bônus atende também a Resolução nº 06/2010 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Cumprindo a legislação, todos os meses a conta da Caesb chega aos clientes com o aviso informando que quem gasta menos, ganha mais.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explica que o bônus-desconto é um incentivo dado aos moradores do Distrito Federal que tenham feito o uso racional da água. “O morador que não usa água potável para lavar carro ou regar jardim, sabe dar valor à água que chega à torneira de sua casa”, ressalta. “O exemplo desse cidadão precisa servir para outros moradores. Por isso, quem poupa merece ser recompensado com o desconto na conta”.

O bônus-desconto será concedido ao usuário titular da conta de água seguindo o cronograma abaixo:

MÊS/ANO

BENEFICIÁRIOS

VALOR/R$

06/2024

250.019

1.014.649,01

07/2024

90.293

997.302,91

08/2024

62.406

1.068.628,72

09/2024

40.649

987.227,80

10/2024

30.959

1.021.909,25

11/2024

22.302

1.003.522,12

12/2024

16.365

1.032.750,22

01/2025

10.512

1.003.217,56

02/2025

5.865

1.057.278,93

03/2025

2.182

1.030.019,91

04/2025

229

908.526,75

Total

531.781

R$ 11.125.033,18

 
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

                         

31/05/24 - Prazo para negociar dívidas com a Caesb termina hoje (31/05)

Prazo para negociar dívidas com a Caesb termina hoje 

Atendimento é somente de forma virtual

 

 Os clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) têm até esta sexta-feira (31) para aderir ao Caesb Negocia. O programa oferece condições especiais aos usuários inadimplentes que queiram quitar contas de água e esgoto vencidas até 15 de janeiro de 2024. Mas, por causa do feriado prolongado, só é possível aderir ao programa por meio do site da companhia.

A Caesb dá até 99% de desconto sobre os juros do total da dívida da conta de água ou do valor da multa aplicada ao cliente por impedimento de leitura de hidrômetros. Os beneficiados pela Tarifa Social têm a opção de parcelar o débito em até 60 vezes. Podem aderir ao programa pessoas físicas e jurídicas de todas as cidades do Distrito Federal.

Para pagar a conta ou a multa com desconto, basta acessar o site https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/, opção Programa Caesb Negocia. Não há atendimento presencial devido ao ponto facultativo nas repartições públicas do GDF.

 

Para mais informações, acesse o site da Caesb (www.caesb.df.gov.br).

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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
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