Acessibilidade


01/04/24 - Caesb testa sistema de alarme de sirenes às margens do Rio Descoberto

Medida visa proteger os moradores ribeirinhos

Dando continuidade ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem do Descoberto, a Caesb realiza amanhã (02), às 9 horas, um teste de integração do sistema de sirenes usado para alertar moradores de áreas rurais em áreas localizadas abaixo da Barragem em caso de acidente. Essa população está dentro do perímetro de segurança do reservatório, ou seja, Zona de Autossalvamento (ZAS), que possui uma extensão de aproximadamente 6 km e área equivalente a 3,34 km². Em janeiro deste ano, a Companhia já havia realizado um teste de autonomia do sistema de alarme.

O teste realizado amanhã irá avaliar como está funcionado a integração do sistema de sirenes ao sistema supervisório da Caesb e irá durar cerca de 30 minutos. Os parâmetros a serem medidos estão relacionados ao perfeito funcionamento do sistema após o acionamento remoto. As equipes da Caesb farão o teste de audibilidade dos comandos emitidos remotamente do supervisório da Caesb para pontos distintos da ZAS.

O sistema de alerta sonoro através de sirenes consiste na emissão de mensagens para áreas definidas, de forma rápida e econômica, que associada ao serviço de telemetria pode ser acionada de forma segura, imediata e remota. Foram instaladas sete torres em propriedades rurais ribeirinhas do Rio Descoberto e em comunidades próximas, localizadas no Distrito Federal e no estado de Goiás (Águas Lindas). Durante o teste, a seguinte mensagem será acionada: ATENÇÃO! ESTE É UM TESTE SONORO, ESTAMOS TESTANDO OS AUTOFALANTES! FIQUE CALMO, alternando com som de cornetas.

Tais medidas fazem parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem do Descoberto para a evacuação segura da população potencialmente afetada em caso de emergência. O Plano está previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens e em Resolução da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). O investimento da Caesb neste sistema de alertas é de R$ 1.888.733,75.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, reafirma o compromisso da Empresa em garantir a segurança de todos os que vivem nas proximidades do maior reservatório do DF. “Temos como prioridade a atenção às pessoas e a preservação das estruturas que possam ser afetadas”, ressalta.

A próxima etapa de implantação do PAE prevê a realização de um simulado com a Defesa Civil e com a população local. Esse treinamento tem como objetivo treinar as pessoas para que sigam os mesmos passos ensinados, caso haja uma emergência real.

      

01/04/24 - Conselho de Consumidores da Caesb empossa novos representantes

Integrantes do conselho foram eleitos para mandato de dois anos 

Os novos representantes do Conselho de Consumidores da Caesb foram empossados hoje em evento realizado na Sede da Companhia. Foram eleitos dez indicados, sendo um representante titular e um respectivo suplente das classes residencial padrão, industrial, comercial, pública e da área rural. Os eleitos terão mandato de dois anos, renovável por igual período sucessivo. 

O Conselho de Consumidores da Caesb reúne representantes dos setores consumidores dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do DF, com o objetivo de opinar sobre os assuntos relacionados à prestação dos serviços de saneamento, voltado para a orientação, análise e avaliação das tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor, nos termos da Resolução nº 09/2016 (Adasa). 

Representante da Caesb e Secretário Executivo do Conselho, Eduardo Romualdo Soares, explica como funciona o órgão colegiado: “Sabemos da importância de termos mais um fórum que congregue os usuários dos nossos serviços. O Conselho de Consumidores permite uma frutífera troca de informações e de conhecimento entre os anseios dos beneficiários de nosso sistema de saneamento, como também é uma oportunidade para que possamos expor todas as ações realizadas em prol da população do Distrito Federal”, completou. 

Para esse mandato, na categoria de consumidores, foram eleitos:

- Classe Residencial - Entidade representativa: Associação dos Moradores de Águas Claras – AMAAC

  • Representante Titular: Rodolfo Rodrigues J. Moura
  • Representante Suplente: José Antônio da Silva Junior; 

- Classe Comercial - Entidade representativa: Fecomércio

  • Representante Titular: Francisco Valdenir Machado Elias
  • Representante Suplente: Paulo Rodrigues Alves; 

- Classe Industrial - Entidade representativa: FIBRA

  • Representante Titular:  Roberto Lins Portella Nunes
  • Representante Suplente: João Carlos de Siqueira Lopes; 

- Classe Pública

  • Órgão representativo: Secretaria de Atendimento a Comunidade-SEAC – Representante Titular: Evaldo Marques Rabelo
  • Órgão representativo: Agricultura-SEAGRI - Representante Suplente: Paulo Henrique Oliveira Bueno. 

- Área Rural

  • Entidade representativa: FEPRORURAL-DF - Representante Titular: Rita de Cássia Borges Correa
  • Entidade representativa: Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal - FAPE-DF - Representante Suplente: Guilherme Amâncio Louly Campos;

 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

08/04/24 - Caesb oferece atendimento via WhatsApp para todo o Distrito Federal

Para comemorar os 55 anos da Caesb, completados hoje, a Companhia está ampliando seus canais de atendimento ao cliente, oferecendo o atendimento via WhatsApp para todo o Distrito Federal. Este novo recurso faz parte da política de oferecer aos usuários um serviço de excelência.  A partir de hoje, os clientes poderão entrar em contato com a Companhia pelo número (61) 3029-8428.

Num primeiro momento, por meio de mensagens via WhatsApp, os clientes poderão informar falta d’água, consultar débitos e solicitar segunda via de conta, solicitar consertos de vazamento de água e de esgoto. Para outros serviços, como agendamentos, alteração de titularidade e pedidos de ligação, os usuários serão direcionados aos canais de atendimento já oferecidos pela Companhia, como o Portal de Serviços, o aplicativo Caesb e a Central 115.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explica que o uso do WhatsApp pela Caesb é uma estratégia importante para melhorar a comunicação com os clientes e garantir um atendimento mais eficiente. “A Caesb se empenha todos os dias para melhorar seu trabalho e a oferta dos seus serviços. O relacionamento junto aos usuários da Caesb é uma das nossas prioridades, por isto, estamos sempre buscando alternativas para facilitar essa comunicação junto à Companhia”, ressalta.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

16/04/24 - Caesb está no LinkedIn Top Companies de 2024 do Brasil

Lista destaca as empresas que mais oferecem oportunidade de crescimento profissional

A Caesb entrou para a lista LinkedIn Top Companies de 2024 do Brasil, na categoria das empresas com menos de 5 mil funcionários no mundo todo que mais oferecem oportunidades de crescimento profissional. O LinkedIn publicou hoje (16) a lista das 25 melhores companhias para quem quer se desenvolver profissionalmente no Brasil e as oportunidades de emprego disponíveis em cada uma delas.

A classificação das empresas é determinada por uma metodologia que utiliza dados exclusivos do LinkedIn para analisar os planos de carreira de profissionais do mundo inteiro. Neste ano, a lista Top Companies será publicada em 23 países, como Alemanha, Estados Unidos, Austrália, Itália, México, Suécia, Polônia, entre outros.

São consideradas oito características que revelam como será o progresso dos profissionais dentro da empresa com base em dados do LinkedIn: avanço profissional, desenvolvimento de competências, estabilidade na empresa, oportunidades externas, afinidade com a empresa, diversidade de gênero, formação acadêmica e presença de funcionários no país.

Até o ano passado, as empresas incluídas nas listas Top Companies costumavam ser multinacionais e corporações. Porém, neste ano, duas categorias passaram a ser analisadas. A primeira, de empresas com menos de cinco mil funcionários com sede no país de origem e até cinco mil funcionários no mundo todo (pelo menos 250 trabalhando no país de origem). A segunda de empresas com mais de cinco mil funcionários no mundo todo (pelo menos 500 trabalhando no país de origem) e sem exigências relacionadas à sede.

Para o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, é um orgulho estar à frente de uma empresa deste porte. “Essa conquista mostra o compromisso da Companhia em oferecer oportunidades de crescimento profissional aos seus colaboradores. Essa classificação é mais uma prova do nível de qualificação da Caesb, o que a torna uma das melhores dentre as empresas de saneamento do Brasil “, comemora.

 Leia mais:

https://www.linkedin.com/pulse/top-companies-2024-15-melhores-empresas-com-menos-de-aw6se/?trackingId=42rliNehQwWSC51J9HUHow%3D%3D

17/04/24 - Caesb, Adasa, SEMA/DF e Brasília Ambiental discutem ações de segurança hídrica para o DF

Encontro aconteceu na Sede da Caesb


Dirigentes e técnicos da Caesb, Adasa, Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF e Instituto Brasília Ambiental estiveram reunidos hoje (17), na sede da Caesb, em Águas Claras, para discutir ações integradas relativas à segurança hídrica do Distrito Federal. O encontro faz parte da preocupação constante do GDF em garantir a segurança do abastecimento de água da capital federal.

Para o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, esse encontro representa a importância da atuação conjunta dos órgãos do GDF para a promoção do desenvolvimento sustentável. “A Caesb recebeu hoje em sua Sede a Adasa, o Instituto Brasília Ambiental e a SEMA com o objetivo de manter a integração entre os órgãos responsáveis pelos recursos hídricos do DF, atendendo a determinação do governador Ibaneis Rocha de garantir a segurança hídrica e aumentar a disponibilidade de água para a população da capital”.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, “a reunião foi extremamente estratégica entre os órgãos do Governo do Distrito Federal que compõem o sistema de Recursos Hídricos. A transversalidade e o planejamento das ações garantem que o GDF possa enfrentar a emergência climática, resguardando nossos recursos hídricos”.

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, também esteve presente no encontro. "A participação da SEMA, Caesb, Adasa e do Brasília Ambiental evidencia um entrosamento perfeito e a harmonia necessária entre os diversos órgãos públicos, preservando a independência de cada um. Essa cooperação é primordial para alcançar o objetivo comum de servir aos cidadãos".

Segundo a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Brasília Ambiental, Marcela Versiani, é primordial o alinhamento do tema no Governo. “Considerando os múltiplos usos da água e a sua relevância em todo o meio ambiente, a apresentação do planejamento do uso deste recurso melhora a integração de todo o sistema na política distrital dos recursos hídricos”.

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)

Pagina 75 de 89