Medida é necessária para instalar novos equipamentos que vão modernizar Reservatório de Taguatinga Sul
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irá suspender o fornecimento de água em quatro regiões administrativas entre às 5 horas do dia 11 (quinta-feira) e a 1 hora do dia 12 (sexta-feira) de julho. Motivo: a companhia vai instalar dois grandes equipamentos de 14 toneladas para modernizar o Reservatório de Taguatinga Sul.
Ficarão sem água Arniqueira, Águas Claras (incluindo Areal), Taguatinga Sul e Riacho Fundo I. A Caesb recomenda que já nesta quarta-feira (10) os consumidores encham as caixas d´água de seus imóveis. E na quinta-feira (11), evitem desperdiçar água em atividades caseiras, como lavar carro ou garagem. O abastecimento volta ao normal no início da madrugada de sexta-feira.
O Reservatório de Taguatinga Sul abastece nove regiões administrativas: Águas Claras, Arniqueira, Gama, Park Way, Recanto da Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga. Nessas cidades, são atendidos 745 mil moradores. Destes, 534 mil não ficarão sem água durante a operação da Caesb, que afetará outros 211 mil moradores em quatro das nove regiões administrativas abastecidas pelo reservatório.
A redução do número de pessoas que serão impactadas foi possível porque a Caesb vem ampliando a rede e interligando os sistemas de abastecimento da companhia, conforme explica Reis. É o caso do Sistema de Corumbá, inaugurado em abril de 2022.
Corumbá está sendo interligado ao Sistema Torto-Santa Maria, reforçando o Reservatório de Taguatinga Sul, que já é abastecido pelo rio Descoberto. Os novos equipamentos do reservatório vão melhorar o controle do fluxo da água do Descoberto e possibilitar o uso mais racional da água proveniente de Corumbá.
Megaoperação no reservatório
Para instalar os novos equipamentos, a Caesb precisar fazer uma megaoperação. São duas gigantescas válvulas de controle do fluxo de água para aumentar a segurança do sistema de distribuição do reservatório. Fabricadas com ferro fundido, cada peça pesa sete toneladas. Elas substituirão as defasadas “válvulas-borboletas”. Com tecnologia automatizada, os novos equipamentos dispensam a presença humana para operá-los.
As peças foram projetadas sob medida para que pudessem ser instaladas no Reservatório de Taguatinga, onde foram feitas obras de adaptação para recebê-las. As obras incluíram alterações no teto do reservatório, que ganhou duas claraboias por onde as válvulas vão passar para chegar ao piso.
Um guindaste fará o trabalho de içar cada peça, retirá-la do pátio, passar pelas claraboias e pousá-la dentro do reservatório. Operação que será realizada e acompanhada por uma equipe composta por diversos técnicos e engenheiros da Caesb. E tudo isso será feito dentro do prazo de 21 horas.
O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explicou que esses equipamentos dão maior segurança às operações de transferência de água de um reservatório para outro, reduzindo substancialmente riscos de rompimento das tubulações de adutoras. Isso porque, a função dessas válvulas é controlar a vazão, deixando fluir apenas o volume de água necessário para encher ou esvaziar o reservatório.
SERVIÇO
Confira os endereços que terão o fornecimento de água suspenso das 5h do dia 11 de julho a 1h do dia 12 de julho:
Taguatinga Sul
Arniqueira
Águas Claras
Riacho Fundo I
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)