Companhia adota GPS para que denúncias feitas por moradores sejam recebidas e solucionadas com mais rapidez e eficiência
Agora ficou mais fácil e mais rápido comunicar vazamento de água e esgoto à Companhia de Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Basta usar o WhatsApp de atendimento da Empresa, que agora conta com GPS (Sistema de Posicionamento Global), serviço de navegação que localiza, em tempo real e com elevada precisão, qualquer endereço. Assim, havendo vazamento, o morador pode tirar foto do local, marcar o endereço e enviar os dados via WhatsApp para a Caesb. O serviço de manutenção da Companhia receberá as informaçõs e em pouco tempo enviará uma equipe para solucionar o vazamento.
O WhatsApp da Caesb é o (61) 3029-8428, que funciona 24 horas todos os dias. Foi adotado pela Companhia em abril, quando a Empresa completou 55 anos. A ferramenta ampliou o leque de opções que a Caesb disponibiliza para interagir com seus clientes, como a Central de Atendimento 115 e o próprio site da Companhia (www.caesb.df.gov.br). A Caesb disponibiliza ainda um aplicativo de autoatendimento, desenvolvido para os sistemas Android e IOS, que também possui tecnologia GPS. Por meio desse conjunto de ferramentas, os clientes podem solicitar reparos, comunizar vazamentos, dar sugestões, fazer reclamações, consultar débitos ou obter informações sobre a conta de água.
Atualmente, as redes de água e esgoto da Caesb somam mais de 17 mil quilômetros de extensão. São 9.854 quilômetros de redes de água e 7.712 quilômetros de redes coletoras de esgoto. Com a adoção do GPS, o WhatsApp da Caesb passou a ser mais eficiente para que a Empresa possa acompanhar, com a ajuda dos moradores, qualquer problema que venha a ocorrer em qualquer ponto dessa extensa rede.
Para o Luís Antônio Reis, presidente da Caesb, o aprimoramento do serviço é bom tanto para os moradores quanto para a Companhia. “A comunidade ganha ao informar com mais rapidez e precisão o local do vazamento e a proporção do dano, ajudando na solução rápida e eficiente do reparo”, ressalta Reis. “Já a Companhia ganha ao receber a informação logo que o problema surge. Assim, pode agir com rapidez para corrigir problema, economizando tempo e evitando desperdício de água”.
SERVIÇO
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)