Acessibilidade


13/04/22 - Caesb participa da encenação da Paixão de Cristo no Morro da Capelinha

Expectativa de público chega a 100 mil participantes

Um importante momento na história de Brasília está se aproximando. Após dois anos sem a presença de fiéis, a Via Sacra ao Vivo de Planaltina, com a Encenação da Paixão de Cristo, volta a ser apresentada no Morro da Capelinha, em Planaltina. Na sexta-feira (15), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) fará parte da estrutura montada pelo Governo do Distrito Federal para garantir a segurança e o conforto das 100 mil pessoas esperadas para a cerimônia realizada há 49 anos.  

A Caesb irá disponibilizar 25 mil litros de água para a hidratação de todos que participarão do evento – atores, público em geral e equipes em serviço. Colaboradores da Companhia distribuirão a água instalada em seis unidades móveis, sendo quatro equipadas com caixas d'água de 500 litros cada e dois caminhões com caixas d'água de 5 mil litros cada. 

Também estarão disponíveis duas unidades fixas para os atores e duas destinadas ao pessoal de atendimento da área da saúde. Para o reabastecimento das caixas instaladas, será designado um caminhão-pipa de 10 mil litros de água. Serão distribuídos, ainda, 7.200 copos de 200 ml para as equipes que trabalharão no evento. 

Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública - SSP/DF, todas as forças de segurança – polícias Militar (PMDF) e Civil do DF (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF) –, atuarão na organização do evento. A edição deste ano conta, ainda, com a participação da Secretaria de Saúde (SES), de Mobilidade (Semob) e DF Legal, SAMU, Cruz Vermelha, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF), SLU, Neoenergia e Conselho Tutelar. 

A cerimônia está prevista para iniciar às 15h e finalizar às 21h. Em razão das temperaturas elevadas e da baixa umidade, recomenda-se utilizar roupas leves e claras, levar alimentos de consumo fácil, usar protetor solar e, principalmente, se hidratar. A Caesb sugere que cada um leve sua própria garrafa de água reciclável para reduzir o lixo produzido e manter o espaço livre de copos e garrafas plásticas descartáveis. 

 

Funcionamento 

Durante o Ponto Facultativo (14) e o feriado de Sexta-Feira Santa (15), os Escritórios de Atendimento e os Postos Na Hora da Caesb não funcionarão. Equipes de plantão estarão disponíveis para atendimento emergencial. 

Caso o cliente necessite de algum serviço, poderá utilizar o site da Caesb, os aplicativos disponíveis para sistemas IOS e Android, Agência Virtual e pela Central de Atendimento, telefone 115. 

Por meio do aplicativo e do site, é possível consultar segunda via de conta, histórico de consumo, simulação de tarifa e situação de débitos. Também são oferecidos serviços como revisão de contas, alteração de titularidade e de vencimento e autoleitura de hidrômetro. 

O app permite também informar vazamento de hidrômetro, solicitar desobstrução de esgoto e acompanhar os atendimentos. Avisos de falta d’água, dados da qualidade da água no Lago Paranoá e a possibilidade de informar vazamento de água ou esgoto na rua são outras opções disponíveis. 

 

18/04/22 - Caesb: combate ao descarte irregular de resíduos hidrossanitários

Medida contribui para a preservação do meio ambiente 

Para garantir o adequado descarte dos resíduos provenientes de limpeza de fossas sépticas ou de caixas de gordura, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em parceria com o Ibram, DEMA e DF Legal, realiza, periodicamente, fiscalização com objetivo de evitar o descarte incorreto desses resíduos em pontos não autorizados.  

Há mais de 11 anos a Caesb disponibiliza pontos distribuídos em regiões do Distrito Federal e Águas Lindas de Goiás/GO, os quais estão aptos para receber e tratar corretamente esses resíduos. Em 2021, 77 empresas e autônomos, cadastrados junto a Caesb, utilizaram os serviços prestados pela Companhia e descartaram esses resíduos nas unidades de tratamento de esgotos da Empresa.   

O trabalho da Caesb visa preservar seus sistemas coletores de esgotos, reduzindo assim, os riscos de obstruções nas tubulações. Segundo o gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Flávio Gonçalves, “a ocorrência de extravasamentos, muitas vezes ocasionada por obstruções e uso incorreto do sistema coletor de esgotos, pode causar grandes transtornos à população e ao meio ambiente, uma vez que o esgotamento sanitário adequado contribui na promoção da saúde pública e na proteção do solo, da água e do ar”.  

No entanto, mesmo com a disponibilidade desse serviço, observa-se que muitas empresas atuam clandestinamente no DF e descartam os resíduos em locais proibidos, contribuindo para obstruções de rede e contaminação de cursos d’água.  

A Caesb recebeu, em 2021, mais de 22 mil descartes de resíduos de fossa séptica, o que gera aproximadamente 270 mil m³ de resíduos. A Companhia recebeu, também, cerca de 900 descartes de resíduos de caixa de gordura, retirando do processo de tratamento e do meio ambiente mais de 9 mil m³ de resíduos com gordura. A gordura retirada do sistema é transportada até o Aterro Sanitário de Brasília – ASB, uma vez que é resíduo sólido, sendo extremamente prejudicial ao processo de tratamento de esgotos.  

O responsável por despejos irregulares fica sujeito às penalidades previstas em lei (Decreto 26.590/2006, que regulamenta a Lei nº 442/1993 e Lei 41/1989, Política Ambiental do Distrito Federal) com previsão de multas e demais sanções.   

Caso seja identificado descarte incorreto de caminhões limpa fossa em locais não autorizados (ver no quadro abaixo os locais permitidos), é importante que a infração seja registrada com imagens e/ou vídeos, acrescida de registro de denúncia na Ouvidoria do GDF a fim de que a demanda seja apurada pelo Ibram, DF Legal e Caesb.  

Para mais informações de “Como adquirir a Autorização para Descarte de Fossa e Gordura na Caesb” basta consultar o endereço https://www.caesb.df.gov.br/esgoto/descarte-de-lodo-fossa-e-gordura-teste/cadastro-e-informacoes.html ou entrar em contato pelos telefones (61) 3213-7399/ 3403-7738 / 99618-2656. 

 

ETE 

Autorizado descarte de resíduo  

Endereço 

ETE Brasília Sul 

Fossa Séptica e Gordura 

SCES s/n - ETE Brasília Sul - Av. das Nações Sul (L4 Sul) 

ETE Brasília Norte 

Fossa Séptica e Gordura 

SCEN trecho 03 s/n ETE Brasília Norte - Av. das Nações Norte (L4 Norte) 

ETE Samambaia/ 

Melchior 

Fossa Séptica 

DF 180 Km 42 BR 060 - próximo só frango - Samambaia 

ETE Águas Lindas 

Fossa Séptica 

Estrada para Padre Lúcio, Km 2, Condomínio Embaixador, Águas Lindas. 

ETE Sobradinho 

Fossa Séptica  

Setor de Industria, Quadra 01, Área Especial CAESB, Sobradinho.  

ETE São Sebastião 

Fossa Séptica  

Rua 02, Quadra 08, área especial CAESB, S/N, Residencial do Bosque, São Sebastião. 

ETE Gama 

Fossa Séptica  

DF 290 Km 20 - Ponte Alta 

 
 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho

25/04/22 - Clientes da Caesb recebem fatura com quitação anual de débitos

Comprovantes de 2021 podem ser descartados 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está enviando até o dia 30 de abril a fatura com a declaração de quitação anual de débitos, referente ao ano de 2021. Os clientes adimplentes, ou seja, que não possuem dívidas com a Empresa, irão receber o documento.  

Receberam ou irão receber a declaração de quitação anual os consumidores que pagaram seus débitos até o dia 31/03. Caso o consumidor não tenha utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, ele vai receber a declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos. 

Cerca de 380 mil adimplentes devem receber o documento com o nada-consta este ano. Com isso, os clientes podem se desfazer dos comprovantes de pagamento de 2021, reduzindo o volume de documentos a serem guardados. Os clientes que estiverem inadimplentes com a Caesb podem parcelar suas dívidas. Para realizar o parcelamento, o cliente deve acessar a área de autoatendimento no site da Caesb (https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/) e clicar na opção Parcelamento de Débitos. O serviço também pode ser feito presencialmente, nos Escritórios de Atendimento e nos postos do Na Hora. 

Essa é a décima terceira vez que a Caesb encaminha a quitação para os consumidores. O envio da declaração é uma exigência da Lei nº 12.007/2009, que obriga todas as empresas públicas a deixarem claro na fatura que o usuário está em dia com as contas. As emissões anuais de quitação de débitos têm de ser feitas, no máximo, até o mês de maio.  

 

Crédito da foto:  Assessoria de Comunicação da Caesb

29/04/22 - Parceria da Caesb em eventos no período de 25/04 a 01/05/2022

Lazer

Em alusão ao Dia do Trabalhador, em 1/5, moradores participam de ação social, no Recanto das Emas; de rua de lazer, em Sobradinho; e de atividades para as mães, no Parque de Águas Claras.

Esporte

No sábado, acontece ação pelo Dia Mundial do Tai Chi Chuan, na Asa Norte; show esportivo e cultural de capoeira, no Riacho Fundo; e abertura dos Jogos Escolares, em São Sebastião.

Social

Samambaia recebe oferta de serviços públicos nos Programas “SEJUS mais perto do cidadão” e " Sua Vida Vale Muito Itinerante", em 30/4, e Santa Maria, benefícios do “Sistema Feicomércio Perto de você”.

Recreação

No Parque da Cidade, sábado, com aulão de educação física e encontro de violeiros.

Saúde

Caesb é parceira em ações de reforço ao atendimento de pacientes com dengue ampliando opções de hidratação na UBS 01 de Vicente Pires e na UBS 01 do Guará.

Obras

Semana com inauguração de quadras esportivas, no Cruzeiro; entrega de revitalização de campo sintético, em Samambaia e em Sobradinho II; e descerramento da placa da futura Sede da Defensoria Pública do DF, na Asa Norte.

SLU

Mobilização para conscientização de descarte irregular de lixo e exposição de serviços prestados pelo SLU, em 29/4.

Treinamento

Participantes da Conferência Regional de Saúde Mental em Planaltina e Taguatinga receberam apoio da Caesb, nos dias 26 e 27/4.

Prevenção

Hospital de Base e unidades hospitalares de Santa Maria promoveram ações de prevenção de acidentes de trabalho.

CRAS

Inauguração do Posto de Atendimento do Centro de Referência de Assistência Social, no Engenho das Lages, em 27/4.

 

Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE

Assessoria de Comunicação – PRC

02/05/22 - Caesb realiza pesquisa semestral de satisfação e de imagem

Neste mês de maio, os clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) receberão um formulário para responder à pesquisa realizada semestralmente sobre a satisfação com os serviços prestados pela Empresa. A novidade na edição deste ano é o envio do endereço com o questionário por mensagem de texto aos clientes cadastrados no banco de dados.  

Na pesquisa, será questionada a satisfação dos clientes em relação a serviços prestados como, por exemplo, o prazo de atendimento nos canais de contato com a população, qualidade da água distribuída e continuidade do abastecimento. A meta é atingir o número de clientes necessários para a validade da pesquisa.  

Para participar da pesquisa, os usuários dos serviços da Caesb podem clicar no endereço https://forms.office.com/r/EinAXnmSDr. Não é necessário enviar os dados pessoais como CPF, RG ou endereço. “Pensamos neste novo formato para garantir a comodidade ao usuário de forma que ele responda à pesquisa no horário ou local em que lhe for mais conveniente”, explica o Ouvidor da Caesb, Eduardo Romualdo Soares. O questionário estará disponível até o dia 31 de maio de 2022.  

Atualmente, a Caesb soma 712.973 clientes, que podem ser atendidos nos 13 Escritórios Regionais, além de seis postos Na Hora, incluindo o Portal de Serviços, a Agência Virtual e a Central de Atendimento 115.  

Hoje, a Caesb atende 99% da população do Distrito Federal, com a distribuição de água – produzida por 12 Estações de Tratamento de Água (ETAs), sendo uma a ETA Corumbá, em Valparaíso (GO) – chegando a 3.079.591 habitantes. Em relação à coleta de esgoto, o serviço atende a 91,77% da população, beneficiando 2.854.688 habitantes, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado em 15 Estações de Tratamento de Esgoto no DF e na ETE Águas Lindas, em Goiás. 

 

Histórico  

Na pesquisa realizada em 2018, a satisfação dos clientes atingiu 87%. Em 2019, o índice manteve-se estável. No ano seguinte, 89,11% dos respondentes declararam-se satisfeitos com os serviços realizados pela Caesb. O resultado para o ano de 2021 ficou em 88,09%.  

Os resultados positivos percebidos pelos clientes podem ser creditados aos altos investimentos realizados pela Companhia nos últimos anos, com destaque para as melhorias em distribuição de água e na expansão do sistema de esgotamento sanitário no valor de R$ 667,22 milhões. 

 

Crédito da foto: Cristiano Carvalho 

 

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Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb
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