Comprovantes de 2021 podem ser descartados
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está enviando até o dia 30 de abril a fatura com a declaração de quitação anual de débitos, referente ao ano de 2021. Os clientes adimplentes, ou seja, que não possuem dívidas com a Empresa, irão receber o documento.
Receberam ou irão receber a declaração de quitação anual os consumidores que pagaram seus débitos até o dia 31/03. Caso o consumidor não tenha utilizado os serviços durante todos os meses do ano anterior, ele vai receber a declaração de quitação dos meses em que houve faturamento dos débitos.
Cerca de 380 mil adimplentes devem receber o documento com o nada-consta este ano. Com isso, os clientes podem se desfazer dos comprovantes de pagamento de 2021, reduzindo o volume de documentos a serem guardados. Os clientes que estiverem inadimplentes com a Caesb podem parcelar suas dívidas. Para realizar o parcelamento, o cliente deve acessar a área de autoatendimento no site da Caesb (https://www.caesb.df.gov.br/portal-servicos/) e clicar na opção Parcelamento de Débitos. O serviço também pode ser feito presencialmente, nos Escritórios de Atendimento e nos postos do Na Hora.
Essa é a décima terceira vez que a Caesb encaminha a quitação para os consumidores. O envio da declaração é uma exigência da Lei nº 12.007/2009, que obriga todas as empresas públicas a deixarem claro na fatura que o usuário está em dia com as contas. As emissões anuais de quitação de débitos têm de ser feitas, no máximo, até o mês de maio.
Crédito da foto: Assessoria de Comunicação da Caesb
Lazer
Em alusão ao Dia do Trabalhador, em 1/5, moradores participam de ação social, no Recanto das Emas; de rua de lazer, em Sobradinho; e de atividades para as mães, no Parque de Águas Claras.
Esporte
No sábado, acontece ação pelo Dia Mundial do Tai Chi Chuan, na Asa Norte; show esportivo e cultural de capoeira, no Riacho Fundo; e abertura dos Jogos Escolares, em São Sebastião.
Social
Samambaia recebe oferta de serviços públicos nos Programas “SEJUS mais perto do cidadão” e " Sua Vida Vale Muito Itinerante", em 30/4, e Santa Maria, benefícios do “Sistema Feicomércio Perto de você”.
Recreação
No Parque da Cidade, sábado, com aulão de educação física e encontro de violeiros.
Saúde
Caesb é parceira em ações de reforço ao atendimento de pacientes com dengue ampliando opções de hidratação na UBS 01 de Vicente Pires e na UBS 01 do Guará.
Obras
Semana com inauguração de quadras esportivas, no Cruzeiro; entrega de revitalização de campo sintético, em Samambaia e em Sobradinho II; e descerramento da placa da futura Sede da Defensoria Pública do DF, na Asa Norte.
SLU
Mobilização para conscientização de descarte irregular de lixo e exposição de serviços prestados pelo SLU, em 29/4.
Treinamento
Participantes da Conferência Regional de Saúde Mental em Planaltina e Taguatinga receberam apoio da Caesb, nos dias 26 e 27/4.
Prevenção
Hospital de Base e unidades hospitalares de Santa Maria promoveram ações de prevenção de acidentes de trabalho.
CRAS
Inauguração do Posto de Atendimento do Centro de Referência de Assistência Social, no Engenho das Lages, em 27/4.
Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE
Assessoria de Comunicação – PRC
Neste mês de maio, os clientes da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) receberão um formulário para responder à pesquisa realizada semestralmente sobre a satisfação com os serviços prestados pela Empresa. A novidade na edição deste ano é o envio do endereço com o questionário por mensagem de texto aos clientes cadastrados no banco de dados.
Na pesquisa, será questionada a satisfação dos clientes em relação a serviços prestados como, por exemplo, o prazo de atendimento nos canais de contato com a população, qualidade da água distribuída e continuidade do abastecimento. A meta é atingir o número de clientes necessários para a validade da pesquisa.
Para participar da pesquisa, os usuários dos serviços da Caesb podem clicar no endereço https://forms.office.com/r/EinAXnmSDr. Não é necessário enviar os dados pessoais como CPF, RG ou endereço. “Pensamos neste novo formato para garantir a comodidade ao usuário de forma que ele responda à pesquisa no horário ou local em que lhe for mais conveniente”, explica o Ouvidor da Caesb, Eduardo Romualdo Soares. O questionário estará disponível até o dia 31 de maio de 2022.
Atualmente, a Caesb soma 712.973 clientes, que podem ser atendidos nos 13 Escritórios Regionais, além de seis postos Na Hora, incluindo o Portal de Serviços, a Agência Virtual e a Central de Atendimento 115.
Hoje, a Caesb atende 99% da população do Distrito Federal, com a distribuição de água – produzida por 12 Estações de Tratamento de Água (ETAs), sendo uma a ETA Corumbá, em Valparaíso (GO) – chegando a 3.079.591 habitantes. Em relação à coleta de esgoto, o serviço atende a 91,77% da população, beneficiando 2.854.688 habitantes, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado em 15 Estações de Tratamento de Esgoto no DF e na ETE Águas Lindas, em Goiás.
Histórico
Na pesquisa realizada em 2018, a satisfação dos clientes atingiu 87%. Em 2019, o índice manteve-se estável. No ano seguinte, 89,11% dos respondentes declararam-se satisfeitos com os serviços realizados pela Caesb. O resultado para o ano de 2021 ficou em 88,09%.
Os resultados positivos percebidos pelos clientes podem ser creditados aos altos investimentos realizados pela Companhia nos últimos anos, com destaque para as melhorias em distribuição de água e na expansão do sistema de esgotamento sanitário no valor de R$ 667,22 milhões.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho
Homenagem às mães
Eventos em comemoração ao Dia das Mães contam com apoio da Caesb em Ceilândia, Park Way, Candangolândia, Estrutural, Asa Sul e Asa Norte, neste fim de semana.
Segurança
O Projeto Cidade da Segurança Pública oferece serviços públicos aos moradores de Sobradinho, de 4 a 7/5.
Internet gratuita
Frequentadores do Parque da Cidade passam a contar, a partir de sábado, de conexão gratuita à internet banda larga, por meio de sinal Wi-Fi.
Aniversário
Sábado, a Imprensa Nacional promove evento pelos 214 anos da instituição e alusivo ao Bicentenário da Independência do Brasil.
Guará 53 anos
Eventos com benefícios à comunidade marcam as comemorações pelo 53º aniversário da Região Administrativa do Guará, em 7/5.
Cidade Limpa
O SLU inaugurou o 13º papa-entulho do DF, no Recanto das Emas, em 5/5, para o recolhimento de pequenos volumes de entulho, a fim de manter a limpeza pública e combater o descarte irregular no DF.
Dia do Trabalhador
Eventos em alusão ao Dia do Trabalhador, na Novacap, em 2/5; e no Hospital Universitário de Brasília, com a Copa HUB 50 Anos, em 6/5.
Obras
Semana de inauguração de estruturas de lazer e Centro Educacional, em Planaltina, e da via de ligação do bairro Taquari à DF-005, no Lago Norte.
Gerência de Mobilização e Eventos – PRCE
Assessoria de Comunicação – PRC
Público-alvo da ação foram os empregados da Companhia
Preocupada com as boas práticas de governança de TI e segurança da informação, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) desenvolveu uma ação educativa voltada para seus empregados com o objetivo de conscientizar e fortalecer a cultura de prevenção a fraudes e vazamento de dados na Companhia.
A equipe de Segurança de TI enviou aos empregados um e-mail phishing, um tipo de ataque de engenharia social, que falava sobre assuntos de interesse dos empregados. O e-mail possuía vários pontos que indicavam se tratar de uma mensagem falsa e que, portanto, deveriam ser observados pelos usuários como endereço do remetente incorreto, nome da área de RH que não existia, erros de português, entre outros.
Os 152 usuários que clicaram no link fornecido no corpo do e-mail, permitindo o acesso às suas credenciais, foram redirecionados para um treinamento que destaca os pontos de atenção que se deve ter ao receber e-mails suspeitos, além de reforçar os cuidados com a segurança da informação.
Antes de disparar o e-mail phishing, a Assessoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (PRT) promoveu a Semana de Conscientização de Segurança da Informação. Durante este período, foram enviados diariamente alertas e orientações de prevenção de riscos de segurança da informação com intuito de conscientizar os empregados, colaboradores e estagiários da Caesb.
Além do e-mail phishing, como ação preventiva, foi executada uma simulação de ataque no Microsoft Defender que permite realizar simulações de ataques cibernéticos benignos na organização. Essas simulações testam as políticas e práticas de segurança, além de treinar seus empregados para aumentar sua conscientização e diminuir sua suscetibilidade a ataques.
O gerente de Infraestrutura de Tecnologia e Telecomunicações da Caesb, Luiz Marcelo Serique, explica que essas ações de segurança seguem orientações de boas práticas de governança de TI e diretrizes da Política de Segurança da Informação da Caesb. Elas ocorrerão periodicamente, sem prévio aviso, seguindo um plano de ação da equipe de Segurança de TI, permitindo acompanhar a evolução da conscientização dos empregados quanto a este tema. “A ação foi para alertar os empregados que apesar da Caesb ter diversas ferramentas para coibir ações de hackers, o usuário faz parte da engrenagem de segurança”, destaca Serique.
POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Em 2013, a Caesb começou a elaboração de uma Política de Segurança da Informação e criou um comitê para analisar normas, boas práticas e identificar padrões de referência sobre o tema. O gerente de Produtos e Serviços de TI da Caesb, Uanderson de Oliveira, esclarece que, graças a essa Política, a Companhia implementou diversas melhorias em seus processos e na infraestrutura de TI, como por exemplo, a construção de dois centros de dados e o desenvolvimento de sistemas de segurança para controlar o acesso aos sistemas corporativos.
“A segurança da informação é obtida através da implementação de controles, de processos e de políticas que fortaleçam o negócio, por meio da minimização dos riscos e, consequentemente, da promoção da segurança da Empresa. Dentre as metodologias que avaliamos, resolvemos adotar como referência as publicações do National Institute of Standards and Technology – NIST 800-37 e 800-53, metodologias americanas reconhecidas por serem abrangentes e flexíveis para o gerenciamento de riscos cibernéticos”, explica Uanderson de Oliveira.
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