O cenário avaliado para a Barragem do Torto considera uma ruptura total da barragem, para uma chuva extraordinária com TR (tempo de retorno) de 10.000 anos e vazão de pico (Qp) de 228,9 m³/s + defluência de Santa Maria.
Esse cenário produzirá uma mancha de inundação para a Barragem do Torto com influência sobre a Vila Operária, Condomínio Mini Granja do Torto e Elevatório de Água Bruta - Torto e Santa Maria (Caesb), St. de Habitações Individuais Norte, Varjão, Núcleo Rural do Córrego do Torto Trecho 2.
A “mancha de inundação” representa visualmente a área que será alagada nas condições do cenário proposto.
A mancha se divide em 2 (duas) zonas:
► ZAS (Zona de Autossalvamento) - Área onde os Órgãos de Proteção e Defesa Civil não conseguirá atuar a tempo para o alerta à comunidade.
• (ZAS) foi considerada como critério o cobrimento da mancha em um tempo de chegada de 30 minutos após a ruptura – correspondente à aproximadamente 8 quilômetros, considerando a sinuosidade e 6 km em linha reta. A ZAS possui uma área equivalente a 1,63 km².
► ZSS (Zona de Salvamento Secundário) - Área que terá tempo suficiente para ser alertada pelos Órgãos de Proteção e Defesa Civil e removida antecipadamente.