Seminário Gestão de Perdas 2024 - Caesb compartilhará soluções e estratégias para combate às perdas de água
A Gerência de Gestão de Perdas (PGOG) celebra com grande entusiasmo o Seminário Gestão de Perdas, marcando os mais de quinze anos da gestão de perdas na Caesb e o quarto de atuação da PGOG e da Comissão Permanente para Controle das Perdas de Água. O evento, que será realizado nos dias 18 e 19 de setembro de 2024, e tem como objetivo além do crescimento profissional e pessoal dos colaboradores da Caesb, promover a trocar experiencias e disseminar as boas práticas no combate às perdas de água.
Com o tema “Conhecimento, Ação e Sustentabilidade”, o Seminário Gestão de Perdas de Água 2024 – Caesb será realizado no Teatro da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em Brasília (DF). Este evento de destaque reunirá autoridades, especialistas e colaboradores envolvidos na gestão de perdas de água, e contará com a presença de público externos, como estudantes e profissionais do setor.
Sobre o Seminário
O Seminário Gestão de Perdas é uma celebração do progresso feito nos últimos três anos desde a criação da Gerência de Gestão de Perdas e da Comissão Permanente para Controle das Perdas de Água. O tema “Conhecimento, Ação e Sustentabilidade” será explorado em profundidade, com foco especial nas perdas reais e aparentes de água.
O seminário apresentará abordagens avançadas para o gerenciamento de perdas, promovendo a troca de experiências e o debate construtivo referendado por estudos de caso com resultados positivos na redução das perdas. Serão discutidas estratégias eficazes para melhorar a eficiência na gestão, na automatização e integração de dados do monitoramento das redes, dos volumes macro e micromedidos e na eficiência na retirada de vazamentos, colocando luz sob as melhores práticas. Este evento é uma oportunidade para reforçar o compromisso com a inovação e a excelência no setor de saneamento.
Além das discussões, haverá exposição de equipamentos e componentes utilizados nos sistemas distribuidores de água, proporcionando uma visão prática e tecnológica do dia a dia das equipes de campo, além de soluções disponíveis para a gestão eficiente das pressões e das vazões nos sistemas distribuidores contribuindo com o gerenciamento das perdas.
Convidados confirmados no evento:
Temas a serem debatidos no evento:
► Perda aparente:
► Perda real:
Este seminário representa um marco importante na trajetória da Caesb, com destaque para a importância da colaboração e do conhecimento contínuo no enfrentamento dos desafios da gestão de perdas de água e da promoção da sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.
Seminário Gestão de Perdas 2024
DATA: 18 e 19 de setembro de 2024
LOCAL: Teatro da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb
PROGRAMAÇÃO: CLIQUE AQUI
INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI
Participação da ABES e AESBE no Seminário Gestão de Perdas 2024
É com grande satisfação que destacamos o papel fundamental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE) como apoiadores do Seminário Gestão de Perdas de Água 2024.
A presença ativa da AESBE e da ABES neste seminário sublinha a relevância do trabalho colaborativo entre as entidades do setor de saneamento, promovendo uma plataforma para discutir e disseminar conhecimentos avançados sobre o gerenciamento de perdas de água. Ambos os órgãos têm história reconhecida no fomento a boas práticas e na busca por soluções sustentáveis que visam não apenas a eficiência operacional, mas também a proteção dos recursos hídricos. O seminário será uma oportunidade singular para especialistas, gestores, pesquisadores e profissionais do setor trocarem experiências e debaterem estratégias inovadoras que já se mostraram eficazes na redução das perdas de água.
Através de estudos de caso com resultados tangíveis, os participantes poderão se aprofundar nas técnicas mais avançadas, refletindo sobre as ações que estão moldando um futuro sustentável para a gestão dos recursos hídricos. A colaboração entre a AESBE e a ABES é crucial para garantir que o seminário não apenas fomente a troca de experiências, mas também fortaleça a construção de um setor mais preparado e consciente diante dos desafios atuais.
Assim, convidamos todos os interessados a participar deste evento que, sem dúvida, será um marco na trajetória rumo à excelência na gestão das perdas de água na Caesb e no Brasil.
Conduta e Integridade
Conduta e Integridade éticas é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
A Integridade agrega à conduta a qualidade de íntegro, honesto, avesso à corrupção, probo, ilibado. No tocante ao serviço público, o tema está diretamente relacionado ao comportamento dos indivíduos que atuam em qualquer atividade da administração pública direta ou indireta, por via de eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de vínculo direto ou indireto, inclusive àqueles que fornecem bens e serviços às instituições e órgãos públicos.
O indivíduo que possui uma conduta íntegra, é ético, respeita o próximo: um colega de trabalho, um cliente, um fornecedor ou qualquer cidadão. Ter conduta íntegra significa também respeitar a sociedade.
A Caesb prima por conduta, integridade e princípios éticos que estão diretamente relacionados à sua identidade organizacional.
A Comissão
A Comissão de Ética e Conduta da Caesb - CECC, vinculada ao Presidente da Caesb, tem a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética de seus administradores, agentes públicos, colaboradores, empregados e terceiros. Sua criação está prevista no Decreto 37.297/2016 e o seu Regimento Interno segue o constante da Resolução nº 05, de 27 de junho de 2023 aprovada pela Comissão Geral de Ética Pública do Distrito Federal.
A Comissão de Ética é integrada por 3 membros titulares e 3 suplentes, colaboradores de reconhecida idoneidade moral, reputação ilibada e experiência na administração pública. Os integrantes são designados pelo Presidente da Caesb, para mandatos de 2 anos, permitida uma recondução.
A participação na Comissão de Ética é considerada de serviço público relevante e têm prioridade sobre as atribuições próprias dos cargos dos seus membros, quando estes não atuarem com exclusividade na Comissão.
Código de Conduta e Integridade da Caesb (clique aqui para acessar o Código)
O Código de Conduta e Integridade da Caesb, além de respeitar outras normas constitucionais e legais, tem como objetivos:
Denuncias
Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe pode solicitar a atuação da Comissão de Ética, visando à apuração de infrações éticas imputadas a agentes públicos ou setores específicos da Caesb.
A denúncia deve incluir:
Após o recebimento da denúncia, a Comissão de Ética deliberará sobre sua admissibilidade. A decisão preliminar pode resultar em arquivamento, conversão em Processo de Apuração Ética ou encaminhamento para apuração de ilícitos penais, civis ou administrativos.
► E-mail para denúncia: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Decisões da Comissão
Detalhamento dos Processos CECC
O Conselho de Consumidores da Caesb divulga os seguintes relatórios: