A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) começa amanhã as obras de substituição de parte de um emissário de esgotos em Taguatinga. O emissário tem a função de receber as cargas de esgoto doméstico dos imóveis e enviá-las às Estações de Tratamento de Esgoto. Os trabalhos serão feitos na Avenida C 08, no Setor Hoteleiro da cidade, das 8h às 18h e, ocasionalmente, à noite.
Um trecho de 320 metros do emissário atual de concreto, que apresenta um desgaste, será substituído por tubos de PEAD. Esse material possui alta resistência química, maior vida útil, sendo imune à corrosão. O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-sul, Mauro Laerte Dantas, explica que a obra trará um ganho ambiental, uma vez que haverá a redução da possibilidade de extravasamento de esgoto e até mesmo a diminuição da emissão de gases. “A capacidade de bombeamento de esgoto será elevada de 1.500 m³ por hora para 3.500 m³ por hora, o que irá melhorar todo o sistema de esgoto de Vicente Pires e Águas Claras”, esclarece o superintendente.
Durante a execução dos serviços serão utilizados equipamentos pesados, com escavações mecânicas, sendo necessário o controle do tráfego viário durante os trabalhos. A interdição da avenida será parcial, uma vez que o serviço será feito por trechos.
A obra tem um custo aproximado de 400 mil reais e a previsão de duração dos serviços é de 50 dias.
Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)