Confira a entrevista do Presidente Pedro Cardoso à Agência Brasília
Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger
No Distrito Federal, 99% das residências são atendidas com água tratada e 91,77% são ligadas às redes de esgoto. Esses índices foram alcançados ainda em 2021, com 12 anos de antecedência às metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. O resultado foi possível graças aos investimentos realizados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entre 2019 e 2022. Foi quase R$ 1 bilhão aplicado na melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgoto, segundo o presidente da Companhia, Pedro Cardoso. Para o próximo mandato do governador Ibaneis Rocha, a Caesb planeja triplicar os investimentos, chegando a mais de R$ 2,8 bilhões. É mais qualidade de vida para toda a população do Distrito Federal.
AGÊNCIA BRASÍLIA – Quanto a Caesb investiu nos últimos quatro anos?
PEDRO CARDOSO – Entre 2019 e junho de 2022, a Caesb investiu exatos R$ 983.450.384,00, sendo R$ 350,3 milhões no Sistema de Abastecimento de Água e R$ 276,6 milhões no Sistema de Esgotamento Sanitário. Outros R$ 356 milhões foram investidos em operações de melhoria, expansão da infraestrutura, no aumento da eficiência e na manutenção dos sistemas de tratamento de água e de esgoto. Houve ainda aportes financeiros para a ampliação da infraestrutura civil, elétrica, mecânica e de automação e tecnologia de comunicação por telemetria, entre outros empreendimentos, além de investimentos em programas de redução de perdas, aquisições e instalação de equipamentos.
AGÊNCIA BRASÍLIA – Quanto a Caesb pretende investir no próximo Governo Ibaneis Rocha?
PEDRO CARDOSO – A Caesb planeja investir R$ 2,83 bilhões na execução de projetos de expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, tais como: a ampliação do sistema Brazlândia; a implantação de adutora e elevatória do Sistema Corumbá para o Sistema Paranoá Sul; e a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Melchior, Sul e Planaltina.
AGÊNCIA BRASÍLIA – Quais foram as principais obras de esgotos realizadas entre 2019 e 2022?
PEDRO CARDOSO – Em 2019, começamos a executar obras de esgotamento sanitário em diversos locais, como no condomínio Entre Lagos, no Setor de Mansões Sobradinho e no Sol Nascente. Em 2020, podemos destacar a implantação de redes e estações elevatórias em Sobradinho, as melhorias no sistema de vazão da Estações de Tratamento de Esgoto Melchior e ampliação do sistema de esgoto do Setor de Clubes Esportivos Sul. Em 2021, destacamos a implantação do sistema sanitário da Região dos Lagos no Itapoã e Paranoá, no Trecho II do Sol Nascente, no Pôr do Sol e na Colônia Agrícola Sucupira no Riacho Fundo. Em 2022, foram concluídos os sistemas do Setor de Mansões Park Way (Quadras 1 a 5), Colônia Agrícola Águas Claras, Vila IAPI e Colônia Agrícola Bernardo Sayão. Foram implantados 131 mil metros de redes e duas elevatórias, que conduzirão o esgoto coletado até a ETE Melchior. Outra importante realização: a implantação do sistema de esgotamento sanitário no Sol Nascente (Bacia E), beneficiando cerca de 19 mil habitantes, com investimento de R$ 12 milhões.
AGÊNCIA BRASÍLIA – A Caesb tem trabalho para atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico?
PEDRO CARDOSO – O novo Marco Legal prevê que até 31 de dezembro de 2033 os índices de universalização dos serviços alcancem 99% de atendimento de água e 90% de atendimento de esgoto. Ainda em 2021, com larga antecedência, a Caesb atingiu as metas de universalização exigidas pelo novo Marco Legal. Atualmente, chegamos a 99% de atendimento de água e 91,77% de atendimento de esgoto.
AGÊNCIA BRASÍLIA – Como foi possível atingir esses resultados?
PEDRO CARDOSO – Desde 2019, estamos fazendo investimentos constantes para atender ao crescimento populacional do Distrito Federal. Conseguimos ampliar em 1,3 mil quilômetros as redes de água e esgoto. Aumentamos o atendimento em 38.992 ligações de água e 60.818 ligações de esgotamento sanitário. Além disso, ampliamos a população beneficiada com a tarifa social para 26.737 ligações ativas de água cadastradas.
AGÊNCIA BRASÍLIA – A Caesb planeja ampliar o alcance do Sistema Produtor Corumbá?
PEDRO CARDOSO – Sim. Em 2022, depois de superarmos alguns problemas que por anos atrasaram a obra, conseguimos entregar esse sistema, que hoje abastece com água tratada 1,3 milhão de pessoas em quatro cidades da região sul do DF (Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II) e em quatro municípios goianos (Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama). Agora trabalhamos para consolidar o abastecimento em outras áreas, como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles. Indiretamente, toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás também serão beneficiadas com a geração de excedentes no Sistema Descoberto.
AGÊNCIA BRASÍLIA – O que a Caesb tem feito para garantir que o meio ambiente seja respeitado?
PEDRO CARDOSO – Temos diversos projetos, como o Expresso Ambiental. É um ônibus que transporta uma maquete de seis metros sobre O ciclo do saneamento, mostrando desde a captação de água até a devolução do produto tratado. Também recebemos estudantes e empresas que desejam conhecer o processo de tratamento de água e esgoto. Além disso, realizamos palestras de educação ambiental com foco no ciclo do saneamento e no uso consciente da água. Atuamos também junto a empresas para estimular o descarte ambientalmente correto de materiais. Em 2022, foram coletados 10.150,65 kg de resíduos laboratoriais, 18.720 kg de tubos e peças contaminados por esgoto, 3.860 unidades de lâmpadas inteiras, 19,85 kg de cacos de lâmpadas quebradas, além de 21 kg de pilhas.
AGÊNCIA BRASÍLIA – Quais foram as ações da Companhia para melhorar o atendimento ao cliente?
PEDRO CARDOSO – A Caesb possui mais de 700 mil clientes e para atendê-los disponibiliza 13 Escritórios Regionais, seis postos Na Hora e diversos canais de atendimento virtual. Com a suspensão do atendimento ao público nos escritórios regionais devido à pandemia, a Companhia investiu ainda mais na modernização de seus canais de atendimento virtual. O Aplicativo da Empresa, por exemplo, que está disponível aos usuários desde 2015, foi completamente redesenhado e recebeu uma nova identidade visual, tornando mais fácil a navegação e o acesso aos serviços. A reformulação completa do aplicativo fez parte do plano de transformação digital e inovação da Caesb com o objetivo de prestar um melhor atendimento ao cidadão, reduzir a burocracia, simplificar o acesso e diminuir o tempo de espera para obtenção dos serviços. Atualmente, a Caesb disponibiliza cinco canais remotos: WhatsApp (disponível apenas para as cidades de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina), Agência Virtual, App, Site e a Central 115. O atendimento ao cliente pela Central de Atendimento 115 também foi reformulado, e o serviço de URA – Unidade de Resposta Audível automatizado. Além disso, a Ouvidoria da Caesb lançou um novo sistema que otimiza o atendimento, o registro e os tratamentos das demandas recebidas pela área.