Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em parceria com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa); a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); a Caesb Esportiva e Social (Caeso) e associações de ciclistas, promoverá um passeio ciclístico em uma das paisagens mais importantes do Distrito Federal, a Floresta Nacional de Brasília (Flona). O evento será realizado no sábado, dia 19, às 9h.
A Caesb também promoverá no local o plantio de 150 mudas de árvores típicas do Cerrado. Cada ciclista ganhará uma placa indicativa da espécie da muda plantada e seu nome registrado. Desta maneira, se tornará responsável pela plantinha durante seu crescimento, regando a muda e acompanhando a manutenção do local de plantio, sempre que for pedalar. A ação tem como objetivo despertar as pessoas para a necessidade de preservação da vegetação que margeia os rios que abastecem os brasilienses, de forma que a população continue recebendo em casa a melhor água do país.
A escolha do local se deveu ao fato de a Floresta Nacional de Brasília, criada em 1999, proteger uma área de cerrado de nove mil hectares e ser uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam o maior reservatório da região, o do Descoberto, que abastece quase 60% da água consumida no Distrito Federal. A Flona fica em Taguatinga Norte, com acesso pela BR 070.
Os ciclistas poderão percorrer uma das trilhas mais conhecidas dos frequentadores do parque, a Trilha Pequi. O trajeto de 9 km – saindo do Teatro, em direção ao Mirante – é destinado aos iniciantes e permitirá um maior número de participantes no passeio. O percurso tem duas horas de duração e o público estimado é de 200 pessoas.
Gincana da Água
Dentro das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Caesb entrou como apoiadora da Gincana da Água, organizada pela Adasa e que conta com a participação de 30 escolas das redes pública e privada do Distrito Federal. Voltada para o público estudantil, das séries finais do nível Fundamental, a ação tem como objetivo formar as novas gerações dentro de uma consciência ambiental que enxergue a água como um elemento vital para todos os organismos.
A gincana, que é forma virtual, acontecerá durante todo o mês de março e conta com cinco atividades pedagógicas socioambientais, que sensibilizam a população para o uso racional e consciente da água, com foco na corresponsabilidade diante da preservação dos ecossistemas. O resultado será divulgado no dia 28 de março.
Serviço: