Caesb obteve 2ª premiação por índices elevados de atendimento à população
Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) se destaca ao apresentar elevados indicadores de atendimento com água potável de qualidade, ao beneficiar 3.069.993 habitantes, o equivalente a 99% da população, e 2.840.311 habitantes (90,91% do DF) com atendimento de esgoto, sendo que 100% desse esgoto coletado é tratado. A Companhia foi premiada novamente no ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), de Universalização do Saneamento.
Esses índices resumem a eficiência da Caesb no atendimento total da meta – ainda em 2021 – estabelecida pela Lei nº 14.026/2020, que determina que, até o fim de 2033, o acesso da população brasileira à água potável seja de 99% e de 90% em esgoto coletado e tratado.
Com um faturamento expressivo de R$ 1,470 bilhão (no acumulado de janeiro a setembro de 2021), a malha de tubulações de água da Caesb chega a impressionantes 9.635 quilômetros de rede, assim como a extensão da rede coletora de esgotos com 7.564 quilômetros. Atualmente, são atendidos mais de três milhões de habitantes, de um total de 711.146 ligações de água em todo o Distrito Federal. As ligações ativas de esgoto somaram 620.784, até setembro.
Para captar, produzir e distribuir água de qualidade, a estrutura da Caesb conta com 11 Estações de Tratamento de Água (ETAs), onde foram produzidos 21.239.000 metros cúbicos/mês (média mensal em 2021). Ao longo dos primeiros nove meses deste ano, o volume total produzido de água foi de 191.148.000 m3. Após a coleta dos resíduos gerados nos imóveis, o esgoto foi tratado em 15 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no DF e na ETE Águas Lindas, em Goiás.
Obras
Para garantir o atendimento à comunidade, a Caesb investiu R$ 105,4 milhões até setembro de 2021, com a entrega de importantes obras de melhorias e modernização dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e disponibilidade hídrica. A previsão de investimentos do Plano de Negócios para o quinquênio 2021-2025 é de R$ 1,8 bilhão.
A população da região norte – Planaltina, Sobradinho, Setor Habitacional Taquari e Lago Norte – foi beneficiada com a ampliação da rede distribuidora e da implantação da adutora de água tratada em Sobradinho. O investimento de R$ 4,9 milhões garantiu melhorias nas tubulações existentes, como a instalação de ventosas e a construção e o reforço de blocos de ancoragem das tubulações. A obra incluiu ainda a ampliação da estação elevatória de água tratada do Lago Norte, possibilitando o aumento da capacidade de bombeamento de água dessa estação em cerca de 30%.
O Sistema de Esgotamento Sanitário do Setor Habitacional Pôr do Sol, na região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol, recebeu a conclusão dos trechos remanescentes das Bacias F, F1 e G no Setor Habitacional Sol Nascente. Investimentos na casa de R$ 66 milhões levarão qualidade de vida à uma das maiores regiões do DF hoje.
Importantes obras levaram novas redes de distribuição de água aos moradores de Taguatinga, Sobradinho I, Sobradinho II, Itapoã e no Paranoá. Foi realizada a substituição e a setorização das redes, o que garante, em caso de necessidade de suspensão do fornecimento de água, que apenas a região a sofrer reparos seja afetada. Com a troca da tubulação por uma mais moderna, haverá a redução dos serviços de manutenções emergenciais na rede. Em Taguatinga, também foi remanejado e implantado um novo trecho do interceptor, da QI 24 até as margens do Córrego Taguatinga.
Na região de São Sebastião, a Caesb implantou o Sistema de Abastecimento de Água do Complexo Penitenciário da Papuda, incluindo poços, adutoras e uma Unidade de Tratamento Simplificado. Jardim Botânico e São Bartolomeu foram beneficiados com a 1ª Etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário, além da conclusão de trechos remanescentes nesta área.
Na parte sul do DF, estão em fase final de implantação as redes do Sistema de Esgotamento Sanitário nas regiões do Setor de Mansões Park Way, contemplando as Quadras 01 a 05, Colônia Agrícola Águas Claras, Vila IAPI e Colônia Agrícola Bernardo Sayão. A Companhia também iniciou a implantação do Subsistema Gama, com obras de melhoria nas captações dos Córregos Crispim 1 e 2, Olhos D'Água, Ponte de Terra 2 e 3 e Alagado.
Os investimentos contemplaram ainda a recuperação e a revitalização dos Reservatórios Apoiados de Brasília, Brazlândia, Gama, Santa Maria, e o Reservatório de Equalização do Gama. Com as melhorias, os equipamentos foram revitalizados, garantindo uma vida útil de mais 30 anos a cada um deles. Para essas obras, foram investidos R$ 16.505.836,37, com recursos do BID.
Este ano, a Caesb deu andamento à implantação das redes de Esgotamento Sanitário na Colônia Agrícola Sucupira, no Riacho Fundo. O investimento de mais de R$ 6 milhões beneficiará cinco mil moradores e desativará todas as fossas sépticas da região, prevenindo a contaminação do solo e do lençol freático.
E na ETE Melchior, em Samambaia, foi instalado um novo sistema de bombeamento simplificado de esgoto bruto da Unidade de Gerenciamento de Lodo.
O abastecimento de água na região rural do Distrito Federal passou a ser monitorado à distância. Ao todo, 34 sistemas, totalizando 77% das unidades, estão sendo monitorados pelo Centro de Controle Operacional da Caesb (CECOP), que funciona na Sede da Companhia, em Águas Claras, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano. Para a automação dessas unidades foi investido R$ 1,2 milhão, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A automação do sistema rural possibilita uma melhoria na qualidade dos serviços prestados e contribui na redução do custo operacional e de manutenção dos sistemas.
Para encerrar 2021, há a previsão de conclusão de três grandes obras de impacto: instrumentação e desobstrução de drenos da galeria de drenagem da Barragem do Descoberto, Ceilândia/Águas Lindas de Goiás; além do início do funcionamento do Reservatório de água do Balão do Periquito e do Reservatório de Equalização do Gama.
Meio Ambiente
Em agosto, a Caesb finalizou desassoreamento do canal de aproximação do vertedouro da Barragem do Torto. A ação melhorou a capacidade de vazão do sistema que permite o extravasamento em caso de cheias, ampliando a segurança operacional da barragem. Foram retirados 2.606 m3 de sedimentos e de vegetação sobre o espelho d’água, no canal de aproximação do vertedouro. A segurança das barragens operadas pela Caesb é continuamente monitorada por meio de inspeções periódicas nestas estruturas, em atendimento à legislação referente ao tema, como a Lei nº 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens.
Usuários
Os clientes ganharam mais um ponto de atendimento, com a abertura do Escritório Regional de Brasília, na estação 114 Sul do Metrô, em novembro. Por ser um local de fácil acesso e de grande circulação de pessoas, será possível atender com mais conforto os clientes das Asas Sul e Norte, Lago Sul, Lago Norte, Granja do Torto, Sudoeste, Octogonal, Noroeste, Vila Planalto e Cruzeiro. Hoje, os usuários da Caesb podem utilizar os serviços de 14 Escritórios Regionais, além de cinco postos "Na Hora". Para melhor comodidade, a Companhia oferece digitalmente todos os serviços dos postos de atendimento, no site, no aplicativo ou na Agência Virtual.
Na área de tecnologia da informação, foram entregues um novo portal de serviços e um aplicativo (disponível para Android e IOS), com interface intuitiva para os usuários dos serviços online. O desenvolvimento do portal foi feito pensado para melhorar a experiência do usuário e permitir a reutilização dos serviços disponibilizados nesse canal em outras plataformas como URA, voicebot, chatbot e aplicativo.
De forma a melhorar a comunicação com os usuários, a Caesb investiu em uma tecnologia de alta eficiência e baixo custo, o envio de SMS. A solução utiliza inteligência espacial para identificar especificamente os clientes impactados por eventual manobra ou manutenção na rede, que causem falta d’água. Também podem ser enviadas mensagens sobre campanhas de cunho educativo. Para receber as mensagens, basta o cliente estar com o seu cadastro atualizado.
Responsabilidade social
Crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Golfinho retomaram as atividades presenciais no mês de outubro, quando foram recebidos nos dois núcleos, completamente revitalizados, em Ceilândia e no Itapoã. Os dois locais passaram por melhorias que incluíram pintura e troca de revestimentos e forro, além de substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias. As piscinas ganharam placas solares para aquecimento da água. O projeto manteve o atendimento aos 240 jovens em situação de vulnerabilidade social mesmo durante a suspensão das aulas, devido à pandemia de covid. Em ambos os núcleos são oferecidos, no contraturno da escola, duas vezes por semana, esportes e exercícios pedagógicos, com ênfase em Educação Ambiental. Os participantes ainda recebem lanche, uniforme e transporte.
Premiação
Em 2021, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela pandemia, Brasília manteve o 2º lugar entre as capitais brasileiras no ranking ABES da Universalização do Saneamento, que avalia cinco indicadores: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto – serviços prestados pela Caesb. A Capital Federal teve os melhores indicadores entre 1.857 cidades avaliadas em todo o Brasil.
Covid Esgotos
Por iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Rede Monitoramento de Covid Esgotos tem estudado a presença dos resíduos virais do coronavírus nas redes de esgoto de seis capitais do país. Hoje, em Brasília, a Rede contempla oito ETEs, o que equivale a cerca de 80% das Regiões Administrativas. As equipes da ANA e da Universidade de Brasília (UnB) contam com a parceria essencial da Caesb para a realização desse trabalho. O material é coletado semanalmente nas ETEs, assim como são fornecidos dados sobre a vazão de esgoto tratados, informações essenciais para a realização do monitoramento e a geração de resultados e indicadores.
Crédito das fotos: Marco Peixoto (Caesb)