Serviços vão durar 60 dias e não geram custo para os clientes
Na próxima segunda-feira, dia 17, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) inicia a quarta etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo da ação é diminuir os vazamentos nas tubulações de água e, consequentemente, o índice de perdas da Companhia, o que resultará em maior confiabilidade do sistema de fornecimento.
Uma das metas do Plano é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF. Ao todo, serão substituídos 588 ramais, nesta quarta fase, com duração aproximada de 60 dias. Em Samambaia, serão substituídos 301 ramais, sendo 114 na QR 413 e 187 na QR 415. Já na QNP 09 de Ceilândia, serão substituídos 267 ramais.
O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb, Mauro Laerte, esclarece a escolha pelas regiões de Ceilândia e Samambaia. “As duas cidades foram escolhidas por apresentarem infraestrutura mais antiga, que demanda maior manutenção pelo elevado índice de vazamentos da tubulação”, explica.
O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva e não gera custo para os clientes. Durante a execução dos serviços, os técnicos da Companhia farão a manutenção de redes de água, substituições de ramais prediais, assim como inspeções, levantamento dos dados e pesquisa de vazamentos. No caso de serviços externos, está prevista a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente nas residências, a Companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.
Para a execução dos serviços, eventualmente será necessário acessar a residência dos moradores. Os empregados da Caesb estarão uniformizados portando crachá de identificação e irão adotar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções.
A ação de substituição de ramais começou em novembro do ano passado. “As equipes da Caesb estão totalmente comprometidas com a execução do serviço. Mesmo diante da pandemia, os trabalhos não pararam. O que já podemos identificar é que houve uma diminuição significativa nos consertos de ramais substituídos nessas localidades atendidas. Estamos no caminho certo”, afirma Mauro Laerte.
Plano de Manutenção Preventiva
O Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais teve início em novembro de 2020. O projeto prevê a substituição de 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022. O contrato permite que esse número chegue a aproximadamente 30 mil. Já foram contempladas as regiões do Gama, Jardim Botânico, Ceilândia e Samambaia.
Uma das afirmações do PDSB é a de que os vazamentos em ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações, onde os ramais estão incluídos. Eles devem ser padronizados e executados com material de mais qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.
Conheça o Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB):
https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/plano-distrital-saneamento-basico.pdf
Saiba mais:
Terceira etapa da substituição de ramais de água começa nesta quarta (14)
Segunda fase de substituição de ramais contemplará Ceilândia e Samambaia
Primeira etapa dos trabalhos acontecerá no Gama, em Ceilândia e no Jardim Botânico
Crédito das fotos: Cristiano Carvalho (Caesb)